PORTARIA SEF N° 263, de 14 de dezembro de 2005 DOE de 03.01.06 Aprova o aplicativo destinado à apresentação da DIEF-ITCMD-eletrônica, o Manual de Preenchimento e respectivos documentos. Revogada pela Portaria SEF 060/09 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Complementar nº 284, de 28 de fevereiro de 2005, art. 7º, I, e considerando o disposto no Regulamento do ITCMD, aprovado pelo Decreto nº 2.884, de 30 de dezembro de 2004, art. 12, § 1º, R E S O L V E : Art. 1º Ficam aprovados, nos termos do Regulamento do ITCMD, aprovado pelo Decreto nº 2.884, de 30 de dezembro de 2004, art. 12, § 1º, o seguinte: I - o aplicativo destinado ao envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - DIEF-ITCMD-eletrônica; II - o Manual de Preenchimento da DIEF-ITCMD- eletrônica, constante do Anexo I. III - o Recibo de Entrega da DIEF-ITCMD, gerado a partir do aplicativo, constante do Anexo II; IV - a DIEF-ITCMD, gerada a partir do aplicativo, constante do Anexo III. Art. 2º Fica revogada a Portaria SEF nº 339, de 2 setembro de 2003. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação. Secretaria de Estado da Fazenda, Florianópolis, 14 de dezembro de 2005. MAX ROBERTO BORNHOLDT Secretário de Estado da Fazenda ANEXO I MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DESTINADO À DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FISCAIS DO IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO “CAUSA MORTIS” E DOAÇÃO DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS - DIEF-ITCMD- ELETRÔNICA 1. DAS INSTRUÇÕES INICIAIS 1.1. A DIEF-ITCMD-eletrônica será utilizada para prestação das informações relativas ao Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD. 1.1.1. As informações relacionadas ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos - ITBI também serão prestadas na DIEF-ITCMD-eletrônica. 1.2. Com base nas informações prestadas na DIEF-ITCMD-eletrônica, a autoridade homologadora apurará o valor do ITCMD devido. 1.3. A DIEF-ITCMD-eletrônica será enviada via "internet" através de aplicativo específico disponibilizado na página oficial da Secretaria de Estado da Fazenda. 1.4. Na hipótese de recurso para impugnar a base de cálculo aplicada pelo Fisco, obrigatoriamente será enviada uma nova DIEF-ITCMD-eletrônica, mesmo quando improcedente o recurso. 2. INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO 2.1. Tela Dados Iniciais da Declaração 2.1. Selecione a Opção - escolher dentre as opções apresentadas: 2.1.1. Preencher Nova Declaração - para iniciar uma nova declaração. Destina-se a identificar o fato gerador do imposto e a identificação do declarante: 2.1.1.1. Campo Fato Gerador da Declaração - selecionar uma única opção, conforme tabela; 2.1.1.2. Campo CPF/CNPJ do Declarante - informar o número de inscrição no CNPJ ou no CPF do declarante. O declarante deve ser o inventariante ou doador; a) se o declarante constar da base de dados, o sistema preencherá automaticamente os itens 2.1.1.3 e 2.1.1.4, sempre que este for o doador ou o inventariante; 2.1.1.3. Campo Nome - informar o nome ou razão social do declarante; 2.1.1.4. Campo Nome Correio Eletrônico - informar o correio eletrônico do declarante. O preenchimento deste item é obrigatório; 2.1.1.5. Campo Senha - informar uma senha, contendo no mínimo 6 (seis) dígitos; 2.1.1.6. Campo Repetir a Senha - repetir a senha informada no item 2.1.1.5; 2.1.1.7. Botão Criar Identificação - ao clicar neste botão, o sistema grava as informações, e abre a tela confirmando a recepção eletrônica da declaração, item 2.2, gerando o Protocolo de Acompanhamento. 2.1.2. Abrir Declaração e Continuar o Preenchimento - para acesso a declaração já iniciada, não importando o estágio em que se encontre, devendo ser informado o seguinte: 2.1.2.1. Campo Número do Protocolo - informar o número do Protocolo de Acompanhamento gerado, item 2.2.1; 2.1.2.2. Campo Senha - informar a senha indicada no item 2.1.1.5; 2.1.2.3. Botão Continuar - ao clicar no botão, o sistema mostrará a tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.2. Tela Cadastro da Identificação do Declarante - confirma o cadastramento do declarante e disponibiliza: 2.2.1. Número do Protocolo de Acompanhamento - indica o número do protocolo gerado pelo sistema; 2.2.2. Senha do Protocolo - indica a senha informada conforme o item 2.1.1.5; 2.2.3. Fato Gerador da Declaração - indica o fato gerador selecionado conforme o item 2.1.1.1; 2.2.4. Campo CPF/CNPJ do Declarante - indica o CPF/CNPJ informado conforme item 2.1.1.2; 2.2.5. Campo Nome - indica o nome informado conforme item 2.1.1.3; 2.2.6. Campo Nome Correio Eletrônico - indica o correio eletrônico informado conforme item 2.1.1.4; 2.2.7. Botão Imprimir - ao clicar no botão, o sistema mostrará a tela (padrão Windows, para indicação da quantidade de cópias e outras especificações); 2.2.8. Botão Continuar - ao clicar no botão, o sistema mostrará a tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.3. Tela Declaração ITCMD - destina-se a informar os dados do inventariado, do processo de inventário e a identificação do inventariante quando se tratar de “causa mortis” ou a identificação do doador, nos demais casos: 2.3.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento e a descrição do fato gerador: 2.3.1.1. Número do Protocolo de Acompanhamento - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento, previsto no item 2.2.1; 2.3.1.2. Descrição do Fato Gerador - preenche com a Descrição do Fato Gerador, informado no item 2.1.1.1; 2.3.2. quando o fato gerador for o “causa mortis”, informar os dados do inventariado, do processo de inventário e a identificação do inventariante: 2.3.2.1. Dados do Inventariado - destina-se a informar o número do CPF, o nome e o estado civil do inventariado: a) Campo Número do CPF - informar o número de inscrição no CPF. b) Botão Buscar - ao clicar neste botão será apresentado o seguinte resultado: b.1) encontrando-se registrado na base de dados, seu nome será mostrado, item 2.3.2.1, “c”; c) Campo Nome - será aposto pelo sistema como resultado da pesquisa, depois de clicado o Botão Buscar, item 2.3.2.1, “b”. Se não constar da base de dados, preencher com o nome do inventariado; d) Campo Estado Civil - selecionar uma única opção, conforme tabela. Quando o estado civil selecionado for “casado”, deverá ser informado o regime de comunhão, item 2.3.1.1, “d.1”; d.1) Campo Regime - selecionar uma única opção, conforme tabela; 2.3.2.2 Dados do “Causa Mortis” - destina-se a informar o número do processo do inventário, a Vara ou Comarca onde tramita o processo, a data do óbito e do ajuizamento: a) Campo Número do Processo do Inventário - informar o número do processo do inventário; b) Campo Vara/Comarca - informar a Vara ou Comarca onde tramita o processo de inventário; d) Campo Data do Óbito - selecionar a data do óbito do inventariado; e) Campo Data do Ajuizamento - selecionar a data do ajuizamento do processo de inventário; 2.3.2.3. Dados do Inventariante - destina-se a informar o número do CPF, o nome e o endereço do inventariante. a) Campo Número do CPF - informar o número de inscrição no CPF; b) Botão Buscar - ao clicar neste botão será apresentado o seguinte resultado: b.1) encontrando-se registrado na base de dados, seu nome e endereço serão mostrados, itens 2.3.2.3, “d” e 2.3.2.3, “e”; c) Quesito “É Favorecido” - assinalar caso o inventariante seja favorecido na declaração. Assinalado como favorecido este automaticamente constará da Lista de Contribuintes Cadastrados, item 2.4.2; d) Campo Nome - será aposto pelo sistema como resultado da pesquisa, depois de clicar no Botão Buscar, item 2.3.2.3 “b.1”. Se não constar da base de dados, preencher com o nome do inventariante; e) Endereço - será aposto pelo sistema como resultado da pesquisa, depois de clicar no Botão Buscar, conforme item 2.3.2.3, “b”. Se não constar da base de dados, preencher com o endereço do inventariante, conforme item 2.3.2.3, “f”; f) CEP - Código de Endereçamento Postal - Terá 8 (oito) dígitos numéricos, sem ponto ou traço, se conhecido. Se encontrado, serão automaticamente preenchidos o tipo e o nome do logradouro, bem como o bairro, o município e a UF. Se não conhecido, clicar em “...” para disponibilizar a janela “Consulta de endereço”, e escolher: f.1) a UF - Unidade da Federação - já está disponibilizada por “deffalt” Santa Catarina; f.2) o Município - só serão mostrados os da UF escolhida; f.3) o Bairro - só serão mostrados os do Município escolhido; f.4) o Tipo de Logradouro - só serão mostrados os do Bairro escolhido; f.5) o Logradouro - só serão mostrados os do Bairro/Tipo escolhidos; f.6) o CEP - atribuído automaticamente, se para o logradouro só existir um CEP. Existindo mais de um, todos serão mostrados, para escolha; f.7) clicando em “Endereço Encontrado” preencherá os campos da ficha de endereço; f.8) se a pesquisa não conseguir encontrar um CEP, clique em “Endereço não Encontrado”. Este procedimento permitirá que se prossiga o preenchimento das demais informações independentemente do preenchimento dos respectivos campos na ficha. O funcionário da repartição solucionará o caso ao fazer a conferência documental. (Caso adote este procedimento) f.9) Número - campo de preenchimento obrigatório, se não houver, indicar “SN”. Terá até 8 (oito) dígitos alfanuméricos. f.10) Quadra ou lote - informar a quadra ou lote, se existir. f.11) Complemento - informe os complementos ao endereço, se existir, tais como andar, loja, etc. f.12) Referência Endereço - indicativo da localização. f.13) Telefone - informe o telefone no formato DDD e número, se existir. f.14) Fax - informe o fax no formato DDD e número, se existir. f.15) Correio Eletrônico - informe o correio eletrônico, se existir. 2.3.2.4. Botão Salvar - ver item 2.3.9.1; 2.3.3. quando o fato gerador for um dos demais casos elencados, item 2.1.1.1, informar os seguintes dados do doador: 2.3.3.1. Dados do Doador - destina-se a informar o número do CPF, o nome e o endereço do doador, para preenchimento observar o disposto no item 2.3.2.3; 2.3.3.2. Data do Evento - selecionar a data em que ocorreu a doação. 2.3.3.3. Botão Salvar - ver item 2.3.9.1; 2.3.4. Botão Favorecidos - disponibiliza a “Tela Cadastro de Favorecidos na Declaração de ITCMD”, item 2.4; 2.3.5. Botão Bens - disponibiliza a “Tela Bens”, item 2.5; 2.3.6. Botão Participação - disponibiliza a “Tela Participação”, item 2.6; 2.3.7. Botão Pendências - disponibiliza a “Tela Pendências”, item 2.7; 2.3.8. Botão Salvar: 2.3.8.1. preenchida a “Tela Declaração ITCMD”, item 2.3.1, se as informações estiverem corretas, ao clicar no botão Salvar, será apresentada mensagem confirmando a operação, caso contrário serão relacionadas às inconsistências nesta tela; 2.3.8.2. preenchida as telas da DIEF-ITCMD, se as informações estiverem corretas, ao clicar no botão Salvar, será apresentada mensagem confirmando a operação, caso contrário, abrirá a Tela de Verificar Pendências, item 2.7, relacionando as inconsistências da declaração; 2.3.9. Botão Enviar Declaração - disponibiliza a “Enviar Declaração”, item 2.8; 2.3.10. Botão Voltar - Volta para a “Tela Confirmação da Identificação do Declarante”, item 2.2. 2.4. Tela Cadastro de Favorecidos na Declaração de ITCMD - destina-se a informar os dados dos herdeiros, legatário, donatário ou beneficiário dos bens ou alterar dados de favorecidos já cadastrados: 2.4.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento, a descrição do fato gerador e o nome e CPF do inventariado ou doador, conforme o caso; 2.4.2. Lista Contribuintes Cadastrados - relaciona o CPF e o nome dos herdeiros, legatário, donatário ou beneficiário dos bens, cadastrados conforme o item 2.4.3. 2.4.2.1. Botão Novo Favorecido - para incluir um novo favorecido na relação dos Contribuintes Cadastrados, item 2.4.2; 2.4.2.2. Botão Excluir Favorecido - para incluir favorecido constante da relação dos Contribuintes Cadastrados, item 2.4.2. Para excluir deve-se selecionar o favorecido a ser excluído. 2.4.2.3. quando o inventariante indicar que é favorecido, item 2.3.2.3, “c”, será automaticamente relacionado na lista. 2.4.3. Quadro Dados dos Contribuintes - destina-se a informar o número do CPF, o nome e o endereço: 2.4.3.1. Campos Número do CPF, Nome e Endereço - preenchido conforme item 2.3.2.3; 2.4.3.2. Quesito “É parente colateral ou não tem relação de parentesco direto com o transmitente” - assinalar com Sim caso o favorecido se enquadre no quesito. 2.4.3.3. Botão Salvar - acrescenta o favorecido na relação dos Contribuintes Cadastrados, item 2.4.2, apresentando mensagem confirmando a operação, caso contrário serão relacionadas às inconsistências nesta tela; 2.4.4. Botão Continuar - ao clicar, retorna para a Tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.5. Tela Cadastro de Bens na Declaração do ITCMD - destina-se a informar os dados dos bens declarados: 2.5.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento, a descrição do fato gerador e o nome e CPF do inventariado ou doador, conforme o caso; 2.5.2. Lista de Bens Cadastrados - relaciona os bens, cadastrados conforme o item 2.5.3. 2.5.2.1. Coluna Categoria - identifica a categoria do bem, cadastrado conforme item 2.5.3.1; 2.5.2.2. Coluna Subcategoria - identifica a subcategoria do bem, cadastrado conforme item 2.5.3.2; 2.5.2.3. Coluna Valor Declarado - indica o valor declarado do bem, conforme item 2.5.3.9; 2.5.2.4. Coluna Valor Homologado - indica o valor do bem homologado pela autoridade fazendária. Preenchido após a homologação da DIEF-ITCMD pela autoridade competente; 2.5.2.5. Coluna Avaliação Judicial - indica se o bem informado sofreu avaliação judicial, conforme informado no item 2.5.3.7; 2.5.2.6. Coluna Meação - indica se o valor do bem informado se encontra em meação, conforme informado no item 2.5.3.6; 2.5.3. Dados dos Itens Declarados - destina-se a informar os seguintes dados dos bens declarados: 2.5.3.1. Campo Grupo - selecionar conforme tabela, o grupo do bem declarado; 2.5.3.2. Campo Tipo de Bem - selecionar conforme tabela, o tipo de bem declarado; 2.5.3.3. Campo Descrição do Bem - campo livre para descrever o bem declarado; 2.5.3.4. Quesito “O bem se encontra com dívidas por aquisição com financiamento ou em consórcio” - assinalar com Sim caso o bem se enquadre no quesito; 2.5.3.5. Quesito “O bem conta com seguro total” - assinalar com Sim caso o bem se enquadre no quesito; 2.5.3.6. Quesito “O bem se encontra em meação” - assinalar com Sim caso o bem se enquadre no quesito; 2.5.3.7. Quesito “O bem sofreu avaliação judicial” - assinalar com Sim caso o bem se enquadre no quesito; 2.5.3.8. Quesito “Os herdeiros participam com quinhões iguais na herança” - assinalar com Sim caso o bem se enquadre no quesito. Somente disponível quando o fato gerador for a “causa mortis”; a) se assinalado com “Sim”, o sistema automaticamente informará o item 2.6.4.3; 2.5.3.9. Campo Valor Declarado/Avaliado - informar o valor do bem declarado 2.5.4. Campo Informações Adicionais - conforme o tipo de bem declarado, itens 2.5.3.1 e 2.5.3.2, é disponibilizado o quadro Informações Adicionais relativas ao bem declarado. 2.5.4.1. quando se tratar de imóvel urbano, informar: a) Campo Matrícula no Registro de Imóvel - informar o número de matrícula no registro de imóvel; b) Campo Município - selecionar o município onde localizado o imóvel; c) Campo Inscrição Imobiliária - informar o número da inscrição imobiliária do imóvel; d) Campo Informações Complementares - campo livre para prestar outras informações relativas ao imóvel; 2.5.4.2. quando se tratar de imóvel rural, informar: a) Campo Matrícula no Registro de Imóvel - informar o número de matrícula no registro de imóvel; b) Campo Município - selecionar o município onde localizado o imóvel; c) Campo Localização da Sede - selecionar a localização da sede da propriedade; d) Campo Tipo de Acesso - selecionar o tipo de acesso à propriedade; e) Campo Área Total do Imóvel em Percentual - informar a área do imóvel em percentual, de acordo com a sua destinação de uso; f) Campo INCRA - informar o número de registro no INCRA do imóvel; g) Campo Informações Complementares - campo livre para prestar outras informações relativas ao imóvel; 2.5.4.3. quando se tratar de automóvel, informar o número RENAVAM; 2.5.5. Botão Salvar - acrescenta o bem na lista dos Bens Cadastrados, item 2.5.2, apresentando mensagem confirmando a operação, caso contrário serão relacionadas às inconsistências nesta tela; 2.5.6. Botão Continuar - ao clicar, retorna para a Tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.6. Tela Participação no Bem - destina-se a informar a participação dos herdeiros, legatário, donatário ou beneficiário nos bens declarados: 2.6.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento,a descrição do fato gerador e o nome e CPF do inventariado ou doador, conforme o caso; 2.6.2. Lista dos Bens Declarados - ao abrir a Tela, automaticamente, é apresentada a lista dos bens declarados, conforme item 2.5.2, e o botão Favorecido, item 2.6.3; 2.6.3. Botão Favorecido - a partir da seleção de um dos bens declarados, ao clicar no Botão Favorecido será disponibilizado o quadro dos Favorecidos Participantes já Cadastrados, conforme item 2.6.4 e o quadro Dados do Contribuinte, conforme item 2.6.5; 2.6.4. Quadro Favorecidos Participantes já Cadastrados conterá as seguintes informações: 2.6.4.1. Coluna CPF/CNPJ - relaciona o CPF ou o CNPJ dos participantes já cadastrados; 2.6.4.2. Coluna Nome - relaciona o nome dos participantes já cadastrados; 2.6.4.3. Coluna Participação dos Contribuintes - indica a participação dos contribuintes no respectivo bem; 2.6.4.4. Coluna Participação dos Dependentes - indica a participação dos dependentes no respectivo bem; 2.6.4.5. Botão Novo - para inserir um novo participante cadastrado na lista dos favorecidos; 2.6.4.6. Botão Remover - para excluir o participante da lista dos favorecidos; 2.6.5. Quadro Dados do Contribuinte contendo o seguinte: 2.6.5.1. Campo CPF/CNPJ - preenchido pelo sistema, a partir da seleção do participante, na lista do quadro Favorecidos Participantes já Cadastrados, item 2.6.4; 2.6.5.2. Campo Participação - informar a participação do favorecido do respectivo CPF ou CNPJ; a) quando for assinalado que os herdeiros tem quinhão igual, item 2.5.3.8, não será permita a modificação dos percentuais de participação; 2.6.6. Botão Salvar - acrescenta a participação do favorecido constante do Quadro Favorecidos Participantes já Cadastrados, item 2.6.4, apresentando mensagem confirmando a operação, caso contrário serão relacionadas às inconsistências nesta tela; 2.6.7. Botão Continuar - ao clicar, retorna para a Tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.7. Tela de Verificar Pendências - permite verificar a existência de “Erros” ou “Avisos” na DIEF-ITCMD. 2.7.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento, a descrição do fato gerador e o nome e CPF do inventariado ou doador, conforme o caso; 2.7.2. apresenta as pendências para a Declaração. 2.7.3. Botão Voltar - ao clicar, retorna para a Tela Declaração ITCMD, item 2.3. 2.8. Tela Enviar Declaração ITCMD - permite transmitir arquivo da DIEF-ITCMD sem pendências, com relação a erro. O computador deve estar conectado na Internet. 2.8.1. Dados da Declaração de ITCMD - preenche com o número do Protocolo de Acompanhamento, a descrição do fato gerador e o nome e o CPF do inventariado ou doador, conforme o caso; 2.8.2. Campo Escolha da USEFI que se Deseja Enviar a Declaração - selecionar a USEFI para onde será enviada a declaração e onde deverão ser apresentados os documentos exigidos. 2.8.3. Botão Enviar Declaração - ao clicar a declaração será enviada, gerando a mensagem confirmando o envio para a USEFI selecionada, listando os documentos que serão apresentados na USEFI selecionada e disponibilizando o “link” para imprimir o Recibo, item 2.8.4; 2.8.4. “Link” Imprimir Recibo - ao clicar no “link”, o sistema mostrará a tela (padrão Windows, para indicação da quantidade de cópias e outras especificações), que permitirá imprimir o Recibo de Entrega da Declaração ITCMD. 2.8.5. Botão Voltar - ao clicar, retorna para a Tela Declaração ITCMD, item 2.3. ANEXO II ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA RECIBO DE ENTREGA DA DIEF ITCMD DADOS DA DECLARAÇÃO NÚMERO DO PROTOCOLO: FATO GERADOR: UNIDADE REGIONAL: DATA DO ENVIO: DADOS DO INVENTARIADO CPF: NOME: ESTADO CIVIL: ENDEREÇO: PROCESSO/INVENTÁRIO: COMARCA/VARA: ÓBITO: AJUIZAMENTO: DADOS DO INVENTARIANTE OU DO DOADOR CNPJ/CPF: NOME: É FAVORECIDO: ENDEREÇO: TELEFONE/FAX: E-MAIL: DATA DA DOAÇÃO DADO(S) DO(S) CONTRIBUINTE(S) CONTRIBUINTE CPF: NOME RESPONSÁVEL: PARENTE COLATERAL: ENDEREÇO: TELEFONE/FAX: E-MAIL: BENS DECLARADOS 1.1. DESCRIÇÃO DO ITEM Grupo Tipo Descrição Valor Declarado(R$) Avaliação Judicial? O bem se encontra com dívidas por aquisição com financiamento ou em consórcio? O bem conta com seguro total? Meação? 1.2. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1.3. DIVISÃO DOS BENS ENTRE OS CONTRIBUINTES RELACIONADOS FAVORECIDO PERCENTUAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Lista de Documentos que serão apresentados na USEFI selecionada: 1. Recibo de envio da DIEF ITCMD em 02 (duas) vias 2. ... 3. ... 4. Qualquer outro documento que a autoridade administrativa julgar necessário para proceder a correta identificação e avaliação do bem; TERMO DE DECLARAÇÃO Declaro, para os devidos fins e sob as penas da lei, que as informações aqui prestadas são a expressão da verdade. Local e data: Nome: Nº do Documento de Identidade: Assinatura: RESERVADO PARA A ADMINISTRAÇÃO Confirmamos a entrega da documentação nesta data. Local e Data: Nome do Servidor Fazendário: Matrícula: Rubrica: ANEXO III ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DIEF ITCMD DADOS DA DECLARAÇÃO NÚMERO DO PROTOCOLO: FATO GERADOR: UNIDADE REGIONAL: DATA DO ENVIO: SITUAÇÃO: DATA ENTREGA DOCUMENTAÇÃO: DADOS DO INVENTARIADO CPF: NOME: ESTADO CIVIL: ENDEREÇO: PROCESSO/INVENTÁRIO: COMARCA/VARA: ÓBITO: AJUIZAMENTO: DADOS DO INVENTARIANTE OU DO DOADOR CNPJ/CPF: NOME: É FAVORECIDO: ENDEREÇO: TELEFONE/FAX: E-MAIL: DATA DA DOAÇÃO: DADO(S) DO(S) CONTRIBUINTE(S) CONTRIBUINTE CPF: NOME: RESPONSÁVEL: PARENTE COLATERAL: ENDEREÇO: TELEFONE/FAX: E-MAIL: BENS DECLARADOS 1.1. DESCRIÇÃO DO ITEM Grupo Tipo Descrição Valor Declarado(R$) Valor homologado(R$) Avaliação Judicial? O bem se encontra com dívidas por aquisição com financiamento ou em consórcio? O bem conta com seguro total? Meação? 1.2. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1.3. DIVISÃO DOS BENS ENTRE OS CONTRIBUINTES RELACIONADOS FAVORECIDO PERCENTUAL DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DO IMPOSTO CPF/CNPJ NOME BASE CÁLCULO IMPOSTO MULTA TOTAL CONFERIDO POR DATA: MATRÍCULA: MANIFESTAÇÃO: CIENTE DO SUJEITO PASSIVO O imposto deverá ser pago em até 15 (quinze) dias, a contar da data do ciente (Artigo 14 do RITCMD-SC/04). Observação: Para a DIEF ITCMD entregue fora do prazo regulamentar, o prazo contar-se-á da data em que a mesma deveria ter sido entregue (Artigo 14, parágrafo único do RITCMD-SC/04). Modo de ciência: Data do Ciente: Número do Edital: Data Edital:
PORTARIA SEF N° 260, de 13.12.05 (Altera a Portaria SEF nº 164, de 14 de julho de 2004) Este texto não substitui o publicado no D.O.E.de 03.01.06 Altera a Portaria SEF nº 164, de 14 de julho de 2004, que aprovou a Tabela de Códigos de Receita para fins de preenchimento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais - DARE-SC. V.Portaria 164/04 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Complementar nº 284, de 28 de fevereiro de 2005, art. 7º, I, e considerando o disposto na Portaria SEF nº 164, de 14 de julho de 2004, R E S O L V E : Art. 1º O Anexo I da Portaria SEF nº 164, de 14 de julho de 2004, fica acrescido dos códigos de receita 1228, 1775 e 5673, com a seguinte redação: 1228 - ITCMD - PARCELAMENTO DE IMPOSTO DECLARADO - Classifica-se neste código o pagamento de prestação referente a parcelamento do ITCMD declarado pelo contribuinte. 1775 - ICMS - IMPORTAÇÃO - NOTA FISCAL SIMPLIFICADA - NTS - Classifica-se neste código o pagamento do ICMS devido na importação efetuada mediante emissão de Nota Fiscal Simplificada - NTS da Secretaria da Receita Federal. 5673 - DÍVIDA ATIVA DO ITCMD - PARCELADA - Classifica-se neste código o pagamento de prestação referente ao parcelamento de crédito tributário relativo ao ITCMD, inscrito em dívida ativa. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Secretaria de Estado da Fazenda, Florianópolis, 13 de dezembro de 2005. MAX ROBERTO BORNHOLDT Secretário de Estado da Fazenda
PORTARIA SEF N° 261, de 13.12.05 DOE de 03.01.06 Aprova os modelos de certidões negativas relativas aos créditos de natureza tributária e não tributária. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Complementar nº 284, de 28 de fevereiro de 2005, art. 7º, I, e considerando o disposto no art. 154 da Lei nº 3.938, de 26 de dezembro de 1966, R E S O L V E : Art. 1º Ficam aprovados os seguintes formulários, conforme modelos anexos: I - Certidão Negativa de Débitos Estaduais, Anexo I; II - Certidão Negativa de Débitos Estaduais, emitida para solicitante não inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS - CCICMS, Anexo II; III - Certidão Positiva com efeitos de Certidão Negativa, Anexo III; IV - Certidão Positiva com efeitos de Certidão Negativa, emitida para solicitante não inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS - CCICMS, Anexo IV; Art. 2º Ficam revogadas a Portaria SEF nº 537, de 25 de outubro de 1995, e a Portaria SEF nº 643, de 14 de dezembro de 1995. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos desde 5 de maio de 2005. Secretaria de Estado da Fazenda, Florianópolis, 13 de dezembro de 2005. MAX ROBERTO BORNHOLDT Secretário de Estado da Fazenda Anexo I ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS ESTADUAIS Nome (razão social): CNPJ/CPF: Ressalvando o direito da Fazenda Estadual de inscrever e cobrar as dívidas que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam, na presente data, pendências em nome do contribuinte acima identificado, relativas aos tributos e demais débitos administrados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Dispositivo Legal: Número da certidão: Data Emissão: dd/mm/aaaa Validade: dd/mm/aaaa A autenticidade desta certidão deverá ser confirmada na página da Secretaria de Estado da Fazenda na Internet, no endereço: http://www.sef.sc.gov.br ANEXO II ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS ESTADUAIS Nome (razão social): CNPJ/CPF: (Solicitante sem inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS/SC) Esta certidão é válida para o número do CPF ou CNPJ informado pelo solicitante, que não consta da base de dados da Secretaria de Estado da Fazenda. O nome e o CPF ou CNPJ informados pelo solicitante devem ser conferidos com a documentação pessoal do portador. Ressalvando o direito da Fazenda Estadual de inscrever e cobrar as dívidas que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam, na presente data, pendências em nome do contribuinte acima identificado, relativas aos tributos e demais débitos administrados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Dispositivo Legal: Número da certidão: Data Emissão: dd/mm/aaaa Validade: dd/mm/aaaa A autenticidade desta certidão deverá ser confirmada na página da Secretaria de Estado da Fazenda na Internet, no endereço: http://www.sef.sc.gov.br ANEXO III ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS ESTADUAIS COM EFEITOS DE NEGATIVA Nome (razão social): CNPJ/CPF: Ressalvando o direito da Fazenda Estadual de inscrever e cobrar as dívidas que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam, na presente data, pendências em nome do contribuinte acima identificado, relativas aos tributos e demais débitos administrados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Dispositivo Legal: Número da certidão: Data Emissão: dd/mm/aaaa Validade: dd/mm/aaaa A autenticidade desta certidão deverá ser confirmada na página da Secretaria de Estado da Fazenda na Internet, no endereço: http://www.sef.sc.gov.br ANEXO IV ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS ESTADUAIS COM EFEITOS DE NEGATIVA Nome (razão social): CNPJ/CPF: (Solicitante sem inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS/SC) Esta certidão é válida para o número do CPF ou CNPJ informado pelo solicitante, que não consta da base de dados da Secretaria de Estado da Fazenda. O nome e o CPF ou CNPJ informados pelo solicitante devem ser conferidos com a documentação pessoal do portador. Ressalvando o direito da Fazenda Estadual de inscrever e cobrar as dívidas que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam, na presente data, pendências em nome do contribuinte acima identificado, relativas aos tributos e demais débitos administrados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Dispositivo Legal: Número da certidão: Data Emissão: dd/mm/aaaa Validade: dd/mm/aaaa A autenticidade desta certidão deverá ser confirmada na página da Secretaria de Estado da Fazenda na Internet, no endereço: http://www.sef.sc.gov.br
ATO DIAT N° 84, de 30.12.05. (Trans.Crédito) Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 30.12.05 Vide Ato DIAT 02/06 Autoriza as transferências de créditos de ICMS acumulados e retifica ou cancela autorizações de transferências de créditos publicadas em Atos anteriores. O DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, em exercício, no uso de sua competência e considerando o disposto no Regulamento do ICMS aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, art. 50, § 6º, RESOLVE: Art. 1º Autorizar as transferências de créditos de ICMS acumulados, conforme relação constante no Anexo Único deste Ato, no valor total de R$ 37.074.898,58. § 1º A autorização de transferência dos créditos de ICMS não implica o reconhecimento da legitimidade do saldo credor acumulado nem a homologação dos lançamentos efetuados pelo contribuinte. Art. 2º Em relação ao Ato DIAT nº 36, de 29/04/05: a) corrigir a inscrição estadual da empresa Comercial Automotiva Ltda, destinatária dos créditos concedidos pela empresa Cabos Madeira Sombrio Ltda, IE nº 254.132.065, de 253.835.615 para 252.129.504, ref. notas fiscais nºs 768, 770, 773 e 775; b) corrigir a inscrição estadual da empresa Industrial Rex Ltda, destinatária dos créditos concedidos pela empresa Incema Ind. e Com. de Móveis Ltda, IE nº 251.099.814, de 252.577.965 para 250.264.927, ref. nota fiscal nº 7.306. Art. 3º Em relação ao Ato DIAT nº 44, de 31/05/05: corrigir a inscrição estadual da empresa Industrial Rex Ltda, destinatária dos créditos concedidos pela empresa Industrial Pagé Ltda, de 250.264.928 para 250.264.927, ref. nota fiscal nº 26.445. Art. 4º Em relação ao Ato DIAT nº 48, de 30/06/05: no que tange à nota fiscal nº 16.596, corrigir a inscrição estadual da empresa Pandolfo Madeiras Ltda, cedente dos créditos destinados à empresa Comercial Automotiva Ltda, de 253.325.358 para 250.617.420; corrigir o nº do processo de 788 para GR10 69096/04-0; e incluir o nº da inscrição estadual do destinatário dos créditos: 250.967.375. Art. 5º Em relação ao Ato DIAT nº 56, de 29/08/05: corrigir a data de emissão do Ato de 29/08/05 para 29/07/05. Art. 6º Em relação ao Ato DIAT nº 76, de 30/11/05: a) corrigir a data de emissão do Ato nº 56, de 29/08/05 para 29/07/05; b) retificar o nº do Ato DIAT que autoriza a transferência de crédito da empresa Mar Indústria Têxtil e Tinturaria, IE nº 253.687.780, para a empresa Beckhauser Ind. e Comércio de Malhas Ltda, IE nº 253.888.131, ref. nota fiscal nº 8142, de Ato DIAT nº 56 para Ato DIAT nº 76, de 30/11/05; c) retificar o nº do Ato DIAT que autoriza a transferência de crédito da empresa Procopiak Compensados e Embalagens S/A, IE 250.298.538, para a empresa Ferramentas Gerais Comércio e Importação S/A, IE nº 253.894.433, ref. nota fiscal nº 1886, para a empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A, IE nº 250.166.321, ref. notas fiscais nºs 3178, 3179 e 3180, de Ato DIAT nº 56, para Ato DIAT nº 76, de 30/11/05. Art. 7º Em relação ao Ato Diat nº 12/2003, de 30.06.03: a) considerar autorizada transferência de crédito ref. nota fiscal nº 655.130, processo nº GR08 49013/033, em favor da empresa Adami S/A Madeiras, IE nº 250.400.421; b) considerar autorizada a transferência de crédito ref. nota fiscal nº 660.075, processo nº GR0849171/038, em favor da empresa Canguru Embalagens Ltda, IE nº 251.279.146. Art. 8º O presente Ato deverá ser divulgado pela Internet, no site da Secretaria de Estado da Fazenda – http://www.sef.sc.gov.br. Art. 9º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação. Secretaria de Estado da Fazenda, em Florianópolis, 30 de dezembro de 2005. PEDRO MENDES DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, em exercício
DECRETO Nº 3.876, de 28 de dezembro de 2005 DOE de 28.12.05 Revoga o § 1º do art. 1º, do Decreto 3.748, de 24 de novembro de 2005 e estabelece outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa que lhe confere a Constituição do Estado, art. 71, I e III, D E C R E T A: Art. 1º Fica revogado o § 1º do art. 1º, do Decreto 3.748, de 24 de novembro de 2005. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, 28 de dezembro de 2005 LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA Governador do Estado
LEI Nº 13.667, de 28 de dezembro de 2005 DOE de 28.12.05 Cria a taxa de vigilância sanitária animal e adota outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º – ALTERADO – Lei nº 16538/14, art. 1º – Efeitos a partir de 01.04.15: Art. 1º Fica criada a taxa de vigilância sanitária animal, tendo como fato gerador a prestação de serviços pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), efetuada diretamente ou mediante delegação, relativamente à vigilância sanitária animal, ao controle, à fiscalização e à certificação em saúde animal: I – em exposições, feiras, rodeios, leilões e quaisquer outras aglomerações de animais; II – no trânsito de animais, produtos e subprodutos; e III – em qualquer propriedade ou estabelecimento de criação de animais. Art. 1º – Redação original, vigente de 28.12.05 a 31.03.15: Art. 1º Fica criada a taxa de vigilância sanitária animal, tendo como fato gerador a prestação de serviços pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, efetuada diretamente ou mediante delegação, relativamente à: I - vigilância sanitária animal, controle, fiscalização e certificação em saúde animal: a) em exposições, feiras, rodeios, leilões e quaisquer outras aglomerações de animais; b) no trânsito de animais, produtos e subprodutos; e c) em qualquer propriedade ou estabelecimento de criação de animais. Art. 2º O produto da arrecadação da taxa visa constituir as receitas do Fundo Estadual de Sanidade Animal - FUNDESA -, previstas na Lei Complementar nº 204, de 08 de janeiro de 2001. Art. 3º O sujeito passivo da taxa é a pessoa física ou jurídica a quem o serviço seja prestado ou posto à disposição, cada vez que este seja efetivamente exercido. Art. 4º – ALTERADO – Lei nº 16538/14, art. 2º – Efeitos a partir de 01.04.15: Art. 4º O Fundo Sanitário de Suinocultura e o Fundo Sanitário de Avicultura recolherão ao FUNDESA 30% (trinta por cento) do total arrecadado mensalmente, em substituição ao recolhimento das taxas previstas nesta Lei. Art. 4º – Redação original, vigente de 28.12.05 a 31.03.15: Art. 4º O Fundo para o Desenvolvimento da Suinocultura e o Fundo de Reserva para Indenização de Avicultores recolherão ao FUNDESA trinta por cento do total arrecadado mensalmente, em substituição ao recolhimento das taxas previstas na presente Lei. Art. 5º A taxa de vigilância sanitária animal é devida em função da natureza do serviço e em conformidade com os valores constantes na Tabela I do Anexo Único desta Lei. Art. 6º A taxa será paga pelo contribuinte em qualquer estabelecimento bancário da rede arrecadadora de receitas estaduais através de documento próprio. Art. 7º O não-recolhimento da taxa de vigilância sanitária animal impossibilitará o interessado de receber os serviços previstos no art. 1º da presente Lei. Art. 8º – ALTERADO – Lei nº 16538/14, art. 3º – Efeitos a partir de 01.04.15: Art. 8º O Poder Executivo, por intermédio da SAR, expedirá, quando necessário, instruções normativas complementares ao cumprimento do disposto nesta Lei. Art. 8º O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, expedirá, quando necessário, instruções normativas complementares ao cumprimento do disposto nesta Lei. Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 10. Fica revogada a Lei nº 12.499, de 12 de dezembro de 2002, quando da vigência efetiva da presente Lei, em consonância com o disposto no art. 150 e incisos da Constituição Federal. ANEXO ÚNICO – ALTERADO – Lei nº 16538/14, art. 4º – Efeitos a partir de 01.04.15: ANEXO ÚNICO TABELA I TAXA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANIMAL 1 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO TRÂNSITO DE ANIMAIS (EMISSÃO DE GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL - GTA) (1) e (7) TAXA MÍNIMA PARA A EMISSÃO DE GTA: R$ 2,00 BOVINOS E BUBALINOS ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 2,00 (1) R$ 2,00 (1) Unidade Esporte R$ 1,00 (1) e (6) R$ 1,00 (1) Unidade Exportação R$ 2,00 (1) R$ 2,00 (1) Unidade Outras finalidades Isento R$ 2,00 (1) Unidade EQUÍDEOS ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 1,00 (1) R$ 1,00 (1) Unidade Esporte R$ 1,00 (1) e (6) R$ 1,00 (1) Unidade Outras finalidades Isento R$ 1,00 (1) Unidade SUÍDEOS ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 0,20 (1) e (3) R$ 0,20 (1) e (3) Unidade Outras finalidades Isento R$ 0,20 (1) e (3) Unidade OVINOS E CAPRINOS ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 0,20 (1) R$ 0,20 (1) Unidade Outras finalidades Isento R$ 0,20 (1) Unidade AVES DE PRODUÇÃO E OVOS FÉRTEIS (AVESTRUZ E EMA) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 1,50 (1) R$ 1,50 (1) Unidade Incubação - ovos férteis Isento R$ 0,15 (1) Dúzia Industrialização - ovos férteis Isento R$ 0,10 (1) Dúzia Outras finalidades - aves Isento R$ 1,50 (1) Unidade AVES DE PRODUÇÃO E OVOS FÉRTEIS (GALINHA, GALINHA D’ANGOLA, PERU, PERDIZ-CHUCAR, PATO, MARRECO E FAISÃO) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 3,00 (1) e (3) R$ 3,00 (1) e (3) Milheiro ou fração Engorda Isento R$ 0,30 (1) e (3) Milheiro ou fração Reprodução Isento R$ 0,30 (1) e (3) Milheiro ou fração Incubação - ovos férteis Isento R$ 0,25 (1) e (3) Milheiro ou fração Industrialização - ovos férteis Isento R$ 0,10 (1) e (3) Milheiro ou fração Outras finalidades - aves Isento R$ 0,30 (1) e (3) Milheiro ou fração AVES DE PRODUÇÃO E OVOS FÉRTEIS (CODORNA) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 1,50 (1) R$ 1,50 (1) Milheiro ou fração Engorda Isento R$ 0,30 (1) Milheiro ou fração Reprodução Isento R$ 0,30 (1) Milheiro ou fração Incubação - ovos férteis Isento R$ 0,25 (1) Milheiro ou fração Industrialização - ovos férteis Isento R$ 0,10 (1) Milheiro ou fração Outras finalidades - aves Isento R$ 0,30 (1) Milheiro ou fração ANIMAIS SILVESTRES (COELHO E CHINCHILA) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 1,00 (1) R$ 1,00 (1) Centena ou fração Outras finalidades Isento R$ 1,00 (1) Centena ou fração ANIMAIS AQUÁTICOS (CRUSTÁCEOS) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Qualquer finalidade Isento R$ 0,01 (1) Milheiro ou fração ANIMAIS AQUÁTICOS (PEIXES) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 2,00 (1) R$ 2,00 (1) Milheiro ou fração Esporte R$ 0,50 (1) R$ 0,50 (1) Milheiro ou fração Outras finalidades Isento R$ 0,50 (1) Milheiro ou fração ANIMAIS AQUÁTICOS (MOLUSCOS) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 0,02 (1) R$ 0,02 (1) Dúzia Outras finalidades Isento R$ 0,02 (1) Dúzia ANIMAIS AQUÁTICOS (RÃS) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Abate R$ 0,20 (1) R$ 0,20 (1) Centena ou fração Outras finalidades Isento R$ 0,20 (1) Centena ou fração ANIMAIS SILVESTRES (TODOS, EXCETO COELHO E CHINCHILA) ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Ornamentação R$ 1,00 (1) e (6) R$ 1,00 (1) Unidade Competição R$ 1,00 (1) e (6) R$ 1,00 (1) Unidade Canora (canto) R$ 1,00 (1) e (6) R$ 1,00 (1) Unidade Outras finalidades Isento R$ 1,00 (1) Unidade ABELHAS ESTADUAL INTERESTADUAL UNIDADE PARA COBRANÇA Qualquer finalidade Isento R$ 1,00 (1) Colmeia ou rainha 2 - FISCALIZAÇÃO ZOOSSANITÁRIA DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS (EXPOSIÇÕES, FEIRAS, LEILÕES, RODEIOS E OUTROS EVENTOS COM AGLOMERAÇÃO DE ANIMAIS) R$ 50,00 por evento (2) 3 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO MEL E DOS DERIVADOS APÍCOLAS NOS ENTREPOSTOS COMERCIAIS R$ 4,00 por tonelada ou fração (4) 4 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO LEITE IN NATURA DE TODAS AS ESPÉCIES, ENTREGUE NAS AGROINDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS (COMÉRCIO ESTADUAL) E NOS POSTOS DE RESFRIAMENTO (COMÉRCIO INTERESTADUAL) R$ 0,25 por mil litros ou fração (5) 5 - EMISSÃO DE CERTIFICADO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA (CIS) PARA TRÂNSITO DE PELES, COUROS, OSSOS, PELOS, PENAS, SEBO E DEMAIS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NÃO COMESTÍVEIS R$ 15,00 por certificado (1) DATA E FORMA DO RECOLHIMENTO: por meio do pagamento de DARE até 15 (quinze) dias após a emissão da GTA; pelo menos 7 (sete) dias antes do início do evento; exceto as agroindústrias filiadas ao Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), que recolherão ao Fundo Sanitário de Suinocultura e ao Fundo Sanitário de Avicultura, que por sua vez repassarão, até o décimo dia útil de cada mês subsequente, 30% (trinta por cento) do total arrecadado mensalmente ao FUNDESA, de acordo com o art. 4º desta Lei; recolhido mensalmente pelos entrepostos comerciais de mel e derivados apícolas, até o décimo dia útil de cada mês subsequente; recolhido mensalmente pelas agroindústrias de laticínios e pelos postos de resfriamento, até o décimo dia útil de cada mês subsequente; 6. o produtor que participar com equídeos, bovinos e animais silvestres em eventos esportivos ou competições estaduais e retornar com os mesmos para sua propriedade ou propriedade arrendada, devidamente cadastrada na CIDASC, fica isento do pagamento da GTA de retorno; 7. quando o cálculo para a emissão da GTA resultar em valor igual ou inferior a R$ 1,99, o valor mínimo para o recolhimento será de R$ 2,00. ANEXO ÚNICO – Redação da Lei nº 14.260/07 – vigente de 24.03.08 a 31.03.15: ANEXO ÚNICO TABELA I TAXA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANIMAL (Lei nº 13.667, de 28 de dezembro de 2005) 1 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO TRÂNSITO DE ANIMAIS E EMISSÃO DE GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL - GTA UNIDADE VALOR (R$) Bovídeos: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual 3 - Eventos esportivos (7) cabeça cabeça cabeça 1,50 (1) 1,50 (1) 0,50 (1) Eqüídeos: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual 3 - Eventos esportivos (7) cabeça cabeça cabeça 0,50 (1) 0,50 (1) 0,50 (1) Outras espécies de grandes animais cabeça 1,50 (1) Suídeos: 1 - Abate estadual (3) e interestadual 2 - Cria e recria interestadual cabeça cabeça 0,15 (1) 0,15 (1) Ovinos e Caprinos: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual cabeça cabeça 0,15 (1) 0,15 (1) Avestruz/Ema: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual cabeça cabeça 1,50 (1) 1,50 (1) Outras espécies de médios animais cabeça 1,50 (1) Aves: 1 - Perus e frangos: 1.1 Abate estadual (3) e interestadual 1.2 Cria e recria interestadual 2 - Codornas: 2.1 Abate estadual (3) e interestadual 2.2 Cria e recria interestadual 3 - Pintos de um dia (3) 4 - Ovos férteis (3) 5 - Patos e marrecos: 5.1 Abate estadual (3) e interestadual 5.2 Cria e recria interestadual milheiro ou fração milheiro ou fração centena ou fração centena ou fração milheiro ou fração milheiro ou fração milheiro ou fração milheiro ou fração 2,00 (1) 2,00 (1) 1,00 (1) 1,00 (1) 0,20 (1) 5,00 (1) 2,00 (1) 2,00 (1) Coelhos: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual Chinchila: 1 - Abate estadual e interestadual 2 - Cria e recria interestadual centena ou fração centena ou fração cabeça cabeça 1,00 (1) 1,00 (1) 0,50 (1) 0,50 (1) Cães e gatos - Atestado Sanitário cabeça 10,00 (1) Náuplios (4) e pós-larvas de camarão milheiro ou fração 0,03 (1) Alevinos milheiro ou fração 0,10 (1) Crustáceos e anfíbios Kg 0,02 (1) Peixes: Abate e pesca esportiva tonelada ou fração 3,00 (1) Outras espécies de pequenos animais: 1 - Aves ornamentais, canoras, silvestres e outros pequenos animais 2 - Animais de biotério dezena ou fração centena ou fração 1,00 (1) 5,00 (1) 2- FISCALIZAÇÃO ZOOSSANITÁRIA DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS E ESPORTIVOS ENVOLVENDO ANIMAIS evento 50,00 (2) 3 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DE PRODUTOS: FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO MEL E DERIVADOS APÍCOLAS NOS ENTREPOSTOS COMERCIAIS tonelada ou fração 3,00 (5) FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO LEITE IN NATURA DE TODAS AS ESPÉCIES E ENTREGUE NAS PLATAFORMAS DAS USINAS DE BENEFICIAMENTO mil litros ou fração 0,25 (6) 4 - EMISSÃO DE CERTIFICADO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA - CISA E, PARA TRÂNSITO DE PELES, COUROS, OSSOS, PÊLOS, PENAS, SEBO E DEMAIS PRODUTOS NÃO COMESTÍVEIS certificado 10,00 (1) DATA E FORMA DO RECOLHIMENTO: 1. Até 15 (quinze) dias da emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA; 2. Setenta e duas horas antes do início do evento; 3. Exceto as agroindústrias filiadas ao Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina - Sindicarne, que recolherão ao Fundo para o Desenvolvimento da Suinocultura e para o Fundo de Reserva para Indenização de Avicultores; 4. Exceto os laboratórios produtores de camarão na comercialização intraestadual; 5. Mensalmente pelos entrepostos comerciais de mel e derivados apícolas; 6. Leite: mensalmente pelas usinas de beneficiamento; 7. O produtor que participar com eqüídeos e bovídeos em eventos esportivos e retornar com os mesmos para sua propriedade ou arrendada, devidamente cadastrada na CIDASC, fica isento do pagamento da GTA de retorno. ANEXO ÚNICO – Redação original vigente de 28.03.06 a 23.03.08: ANEXO ÚNICO TABELA I TAXA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANIMAL 1 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO TRÂNSITO DE ANIMAIS, PRODUTOS ANIMAIS E EMISSÃO DE GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL – GTA UNIDADE VALOR (R$) Bovídeos: 1 - Abate 2 - Cria (4) cabeça cabeça 1,50 (1) 1,50 (1) Equídeos: 1 - Abate 2 - Cria e recria (4) cabeça cabeça 1,50 (1) 0,50 (1) Item - ALTERADO – Lei 13.842/06 – vigente de 19.09.06 a 23.03.08: Bovídeos e eqüídeos destinados a eventos agropecuários (exceto feiras) e esportivos (5) cabeça 0,50 (1) Item - Redação original, vigente de 28.03.06 a 18.09.06: Bovídeos e equídeos destinados a eventos agropecuários (exceto feiras) e esportivos (4) Cabeça 1,50 (1) Outras espécies de grandes animais cabeça 1,50 (1) Suídeos: 1 - Abate: no Estado (3) e fora do Estado 2 - Cria, recria, terminação e eventos agropecuários: no Estado (3 e 4) e fora do Estado cabeça cabeça 0,15 (1) 0,15 (1) Ovinos e Caprinos: 1 - Abate 2 - Cria, recria, terminação e eventos agropecuários (4) cabeça cabeça 0,15 (1) 0,15 (1) Avestruz/Ema 1 - Abate 2 - Cria, recria, terminação e eventos agropecuários (4) cabeça cabeça 1,50 (1) 1,50 (1) Outras espécies de médios animais cabeça 1,50 (1) Aves: 1 - Perus e frangos: abate no Estado e fora do Estado (3) 2 - Codornas 3 - Pintos de um dia (3) 4 - Ovos férteis (3) milheiro ou fração centena ou fração milheiro ou fração milheiro ou fração 2,00 (1) 1,00 (1) 0,20 (1) 5,00 (1) Coelhos Chinchila centena ou fração cabeça 1,00 (1) 1,50 (1) Cães e gatos cabeça 10,00 (1) Náuplios (5) e pós-larvas de camarão milheiro ou fração 0,03 (1) Alevinos milheiro ou fração 0,10 (1) Crustáceos e anfíbios Kg 0,02 (1) Peixes: Abate e pesca esportiva tonelada 3,00 (1) Outras espécies de pequenos animais: Aves ornamentais, canoras, silvestres, animais de biotério e outros pequenos animais cabeça 1,00 (1) 2 - FISCALIZAÇÃO ZOOSSANITÁRIA DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS (EXPOSIÇÕES, FEIRAS, LEILÕES, RODEIOS E OUTROS EVENTOS ENVOLVENDO ANIMAIS) evento 50,00 (2) 3 - FISCALIZAÇÃO DO MEL E DERIVADOS APÍCOLAS NOS ENTREPOSTOS COMERCIAIS mil kg ou fração 3,00 (6) 4 - EMISSÃO DE CERTIFICADO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA - CISA E, PARA TRÂNSITO DE PELES, COUROS, OSSOS, PÊLOS, PENAS, SEBO E DEMAIS PRODUTOS NÃO COMESTÍVEIS. certificado 10,00 (1) DATA E FORMA DO RECOLHIMENTO: 1. No ato da emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA; 2. Setenta e duas horas antes do início do evento; 3. Exceto às agroindústrias filiadas ao Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina - Sindicarne, que recolherão ao Fundo para o Desenvolvimento da Suinocultura e para o Fundo de Reserva para Indenização de Avicultores; 4. a) O produtor que transferir os seus animais para outro estabelecimento comprovadamente de sua propriedade fica isento do pagamento da Guia de Trânsito Animal - GTA; 4. b) O produtor que transferir animais para eventos agropecuários e retornar com animais não-comercializados para sua propriedade, fica isento do pagamento da Guia de Trânsito Animal - GTA de retorno; 5. Exceto os laboratórios produtores de camarão na comercialização intraestadual; e 6. Mensalmente pelos entrepostos comerciais de mel e derivados apícolas.
DECRETO N° 3.875, de 28.12.05 - (1 a 3) DOE de 28.12.05 Introduz as Alterações 1ª a 3ª ao RITCMD/04. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa que lhe confere a Constituição do Estado, art. 71, III, e as disposições da Lei nº 13.136, de 25 de novembro de 2004, D E C R E T A: Art. 1º Ficam introduzidas no Regulamento do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos do Estado de Santa Catarina - RITCMD-SC, aprovado pelo Decreto nº 2.884, de 30 de dezembro de 2004, as seguintes Alterações: ALTERAÇÃO 1ª - Fica revogado o inciso III do § 3º do art. 11. ALTERAÇÃO 2ª - Os §§ 1º, 3º, mantidos seus incisos e § 6º do art. 12 passam a vigorar com a seguinte redação: “§ 1º O sujeito passivo prestará as informações relativas ao imposto, via internet, através da Declaração de Informações Econômico-Fiscais do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - DIEF-ITCMD, gerada por aplicativo específico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda, observado o seguinte: I - o recibo de entrega da DIEF-ITCMD será gerado no momento do envio da declaração; II - atendido o disposto no § 2º, far-se-á a juntada do recibo de entrega da DIEF-ITCMD, devidamente assinada pelo declarante e conforme o caso: a) do processo de inventário ou de arrolamento, ou sua cópia; e b) dos documentos, atualizados, comprobatórios da propriedade dos bens relacionados na DIEF-ITCMD; c) de outros documentos, dados e informações que forem julgados imprescindíveis.” “§ 3º A DIEF-ITCMD deverá ser enviada até a data:” ... “§ 6º Na hipótese prevista no § 5º, se a decisão for desfavorável ao sujeito passivo, ainda que parcialmente, o imposto deverá ser recolhido no prazo estabelecido no “caput” do art. 14, contado da data do ciente do referido despacho, ressalvado o disposto no parágrafo único do referido artigo.” ALTERAÇÃO 3ª - O art. 12 fica acrescido do § 8º com a seguinte redação: “§ 8º O preenchimento e envio da DIEF-ITCMD por meio eletrônico, far-se-á conforme disciplinado em portaria do Secretário de Estado da Fazenda.” Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 13 de dezembro de 2005. Florianópolis, 28 de dezembro de 2005. LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA João Batista Matos Max Roberto Bornholdt
LEI Nº 13.665, de 28.12.05 D.O.E. de 28.12.05 Acrescenta § 7º ao art. 3º da Lei nº 11.481, de 2000, que institui o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal - REFIS/SC. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O art. 3º da Lei nº 11.481, de 17 de julho de 2000, passa a vigorar acrescido do seguinte dispositivo: “Art. 3º .................................................................................. § 7º O valor da parcela a que alude o inciso II poderá ser determinado com base na média aritmética da receita bruta dos últimos 3 (três) meses, nos casos em que for comprovada redução do faturamento médio mensal que produza dificuldades financeiras para o contribuinte, mediante autorização expressa do Secretário de Estado da Fazenda.” (NR) Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, de 28 de dezembro de 2005 LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA Governador do Estado
LEI Nº 13.662, de 28.12.05 D.O.E. de 22.12.05 Altera a Lei nº 7.541, de 1988, que dispõe sobre as taxas estaduais. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O parágrafo único do art. 4º da Lei nº 7.541, de 30 de dezembro de 1988, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 4º ......................................................................................... Parágrafo único. Os serviços e atividades sujeitas à Taxa de Serviços Gerais são os especificados nas Tabelas I a V-A, anexas a esta Lei.” (NR) Art. 2º O art. 7º da Lei nº 7.541, de 1988, fica acrescido do seguinte parágrafo: “Art. 7º ......................................................................................... Parágrafo único. Os valores arrecadados relativos às taxas previstas na Tabela V-A, serão repassados ao Departamento Estadual de Infra-Estrutura - DEINFRA.” (NR) Art. 3º A Lei nº 7.541, de 1988, fica acrescida da Tabela V-A constante do Anexo Único desta Lei. Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, 28 de dezembro de 2005 LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA Governador do Estado ANEXO ÚNICO TABELA V-A ATOS DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA Item Descrição R$ 1.0 Estadia de veículos nos pátios dos Postos da Polícia Rodoviária Estadual - por dia ou fração 5,00 2.0 Cópia de Boletim de Acidente de Trânsito - BOAT - duas cópias 29,00 3.0 Segunda via de Boletim de Acidente de Trânsito - BOAT - por cópia 9,00 4.0 Fornecimento de Autorização Especial de Trânsito para veículos de carga - AET - por autorização 4.1 Comprimento <_ 25,00 m Largura <_ 3,20 m Altura <_ 5,00 m PBT <_ 45 t 33,00 4.2 Comprimento > 25,00 m Largura > 3,20 m Altura > 5,00 m PBT > 45 t e < 80 t Combinações de Veículos de Carga - CVC 48,00 4.3 PBT > 80 t Combinações de Veículos de Carga - CVC 78,00 4.4 Fornecimento de segunda via, alteração e prorrogação 18,00 5.0 Escolta de veículos especiais de carga em rodovias estaduais - por quilômetro ou fração 5,00 6.0 Certidões e atestados diversos - por cópia 5,00 7.0 Fotocópias de processos administrativos em geral - por cópia 0,10 8.0 Fotocópias autenticadas de processos administrativos em geral - por cópia 1,00 9.0 Guinchada de veículos retidos e/ou removidos a qualquer título para os pátios do DEINFRA/PRE - por quilômetro 5,00 10.0 Taxa de Utilização da Via - TUV = FATOR 1 * (PBT - 45 t) FAIXA DE TARIFA Distância de Transporte - DT (km) FATOR 1(R$) 01 Até 19 24,24 02 20 a 39 26,66 03 40 a 59 29,09 04 60 a 79 31,51 05 80 a 99 33,94 06 100 a 139 36,36 07 140 a 179 38,78 08 180 a 219 41,21 09 220 a 259 43,63 10 260 a 319 46,06 11 320 a 379 48,48 12 380 a 439 50,90 13 440 a 499 53,33 14 500 a 559 55,75 15 560 a 639 58,18 16 640 a 719 60,60 17 720 a 799 63,02 18 800 a 879 65,45 19 880 a 959 67,87 20 960 a 1.039 70,30 21 1.040 a 1.119 72,72 22 1.120 a 1.199 75,14 23 1.200 a 1.279 77,57 24 1.280 a 1.359 79,99 25 1.360 a 1.439 82,42 26 1.440 a 1.519 84,84 27 1.520 a 1.599 87,26 28 1.600 a 1.679 89,69 29 1.680 a 1.759 92,11 30 1.760 a 1.839 94,54 31 1.840 a 1.919 96,96 32 1.920 a 1.999 99,38 33 2.000 a 2.079 101,81 34 2.080 a 2.159 104,23 35 2.160 a 2.239 106,66 36 2.240 a 2.319 109,08 37 2.320 a 2.399 111,50 38 2.400 a 2.479 113,93 39 2.480 a 2.559 116,35 40 2.560 a 2.639 118,78 41 2.640 a 2.719 121,20 42 2.720 a 2.799 123,62 43 2.800 a 2.879 126,05 44 2.880 a 2.959 128,47 45 2.960 a 3.039 130,90 46 3.040 a 3.119 133,32 47 3.120 a 3.199 135,74 48 3.200 a 3.279 138,17 49 3.280 a 3.359 140,59 50 3.360 a 3.439 143,02 51 3.440 a 3.519 145,44 52 3.520 a 3.599 147,86 53 3.600 a 3.679 150,29 54 3.680 a 3.759 152,71 55 3.760 a 3.839 155,14 56 3.840 a 3.919 157,56 57 3.920 a 3.999 159,98 11.0 Análise de projetos para ocupação ou travessia de faixas de domínio 11.1 Vistoria de campo para análise de projeto de acesso para estabelecimento comercial 386,60 11.2 Vistoria de campo para emissão de atestado de viabilidade 447,48 11.3 Vistoria de campo para análise de projeto de ocupação longitudinal por dutos (adutoras, redes de distribuição de água, fibra ótica, gasodutos, oleodutos, polidutos, etc.) 386,60 11.4 Vistoria de campo para análise de projeto de ocupação longitudinal de linhas aéreas 224,01 11.5 Vistoria de campo para análise de projeto de travessia de linhas aéreas 223,61 11.6 Vistoria de campo para análise de projeto de travessia de dutos 447,16
LEI COMPLEMENTAR Nº 313, de 22.12.05 DOE de 22.12.05 Institui o Código de Direitos e Deveres do Contribuinte do Estado de Santa Catarina e adota outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Esta Lei Complementar estabelece normas gerais aplicáveis à relação tributária do contribuinte com a Administração Tributária. § 1º São contribuintes, para os efeitos desta Lei Complementar, as pessoas físicas ou jurídicas em qualquer situação de sujeição passiva tributária, inclusive a responsabilidade, a substituição, a solidariedade e a sucessão tributárias, além do referido no art. 121, parágrafo único, inciso I da Lei federal nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. § 2º Estão sujeitos às disposições desta Lei Complementar os agentes da retenção dos tributos, os representantes legais ou voluntários e os legalmente obrigados a colaborar com o fisco. CAPÍTULO II DAS NORMAS FUNDAMENTAIS Art. 2º A instituição ou a majoração de tributo atenderá aos princípios da eficiência econômica, da simplicidade administrativa, da flexibilidade, da responsabilidade e da justiça. § 1º Considera-se economicamente eficiente o tributo que não interfere com a correta alocação de recursos produtivos da sociedade. § 2º A Administração Tributária deve ser de baixo custo, quer para o fisco, quer para o contribuinte. § 3º O tributo deve ser capaz de responder facilmente a mudanças no ambiente econômico. § 4º A incidência do tributo e a aplicação do produto de sua arrecadação devem ser transparentes, para que o contribuinte saiba o quanto paga e sua finalidade. § 5º O tributo deve ser e parecer justo, atendendo aos critérios da isonomia, da capacidade contributiva, da eqüitativa distribuição do seu ônus, da generalidade, da progressividade da não-confiscatoriedade. Art. 3º A legalidade da instituição do tributo pressupõe a estipulação expressa de todos os elementos indispensáveis à incidência, quais sejam, a descrição objetiva da materialidade do fato gerador, a indicação dos sujeitos do vínculo obrigacional, da base de cálculo e da alíquota, bem como os seus aspectos temporal e espacial. Art. 4º Somente a lei, observado o princípio da anterioridade pode estabelecer a alteração de condições que, de qualquer forma, onerem o contribuinte, bem como a estipulação de requisitos que modifiquem os meios ou modos operacionais de apuração do débito tributário. Art. 5º As leis instituidoras de taxa deverão identificar expressamente o serviço prestado ou posto à disposição do obrigado ou indicar expressamente o exercício do poder de polícia que justificar a medida. Parágrafo único. Em qualquer caso deverá ainda ser indicado o custo do serviço para o período de um exercício, com vistas a propiciar aos contribuintes e aos organismos encarregados de fiscalizar a aplicação das leis a verificação da proporcionalidade entre o valor cobrado e o custo dos serviços. Art. 6º O jornal oficial, ou o periódico que o substitua, deverá, no caso de instituição ou majoração de tributos submetidos ao princípio da anterioridade tributária, ter comprovadamente circulado e ficado acessível ao público até o dia 31 de dezembro do ano anterior ao da cobrança do tributo. Parágrafo único. É vedada a tiragem de edição especial ou extraordinária dos órgãos de divulgação mencionados no caput quando veiculem lei que institua ou aumente tributo ou qualquer matéria de natureza tributária. Art. 7º O exercício dos direitos de petição e de obtenção de certidão em órgãos públicos independe de prova de o contribuinte estar em dia com suas obrigações tributárias principais ou acessórias. Art. 8º As leis, regulamentos e demais normas jurídicas que modifiquem matéria tributária indicarão, expressamente, as que estejam sendo revogadas ou alteradas, identificando, com clareza, o assunto, a alteração e o objeto dessa e, preferencialmente, as suas disposições deverão substituir ou inserir-se nos artigos, parágrafos e incisos da própria norma que estiver sendo modificada. Parágrafo único. Pelo menos a cada dois anos o Poder Executivo Estadual expedirá, por decreto, a consolidação, em texto único, da legislação vigente relativa a cada tributo. Art. 9º A Administração Tributária assegurará aos contribuintes o pleno acesso às informações acerca das normas tributárias e à interpretação que oficialmente lhes atribua. Art. 10. Não será admitida a aplicação de multas ou encargos de índole sancionatória, em decorrência do acesso à via judicial ou administrativa, por iniciativa do contribuinte, com vistas ao exercício do seu direito de defesa. Art. 11. É vedada, para fins de cobrança extrajudicial de tributos, a adoção de meios coercitivos contra o contribuinte, tais como a interdição de estabelecimento, a proibição de transacionar com órgãos e entidades públicas e instituições oficiais de crédito, a imposição de sanções administrativas ou a instituição de barreiras fiscais. § 1º Os regimes especiais de fiscalização, aplicáveis a determinados contribuintes, somente poderão ser instituídos nos estritos termos da lei tributária. § 2º Em nenhuma hipótese, a proibição de transacionar com órgão e entidades públicas e instituições oficiais de crédito pode ser aplicada quando a origem do débito tributário decorrer de inadimplência da administração pública, direta ou indireta, suas fundações ou autarquias. Art. 12. Presumem-se legítimos, até que a administração fazendária comprove o contrário, os documentos e atos praticados pelos contribuintes dos quais decorram o nascimento de obrigações tributárias. Parágrafo único. O contribuinte somente será obrigado a atestar, testemunhar ou prestar informações e esclarecimentos previstos em lei. Art. 13. A Administração Tributária poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do cumprimento da lei, ficar comprovado abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. Parágrafo único. A desconsideração exige: I - prova inequívoca de que a sociedade foi utilizada para acobertamento dos sócios ou utilizada como instrumento de fraude; e II - indicação clara dos motivos e seus fundamentos e das pessoas responsáveis e sua vinculação aos fatos, realizada através de processo administrativo autônomo, resguardado o direito do contraditório. Art. 14. Além dos requisitos de prazo, forma e competência, é vedado à legislação tributária estabelecer qualquer outra condição que limite o direito à interposição de impugnações ou recursos na esfera administrativa. Parágrafo único. Nenhum depósito, fiança, caução, aval ou qualquer outro ônus poderá ser exigido do contribuinte, administrativamente, como condição para admissibilidade de defesa ou recurso no processo tributário-administrativo. Art. 15. É vedada à Administração Tributária a vinculação de débitos tributários de terceiros a pessoa não vinculada ao fato gerador da obrigação tributária, assim como proibir a prática ou abstenção de ato. CAPÍTULO III DOS DIREITOS DO CONTRIBUINTE Art. 16. São direitos do contribuinte: I - ser tratado com respeito e urbanidade pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações; II - poder exercer os seus direitos, ter acesso às informações de que necessite e dar cumprimento às suas obrigações; III - formular alegações e apresentar documentos antes das decisões administrativas, e tê-los considerados por escrito e fundamentadamente; IV - ter ciência formal da tramitação dos processos administrativo-tributários em que tenha a condição de interessado, deles ter vista e obter as cópias que requeira e conhecer formalmente as decisões neles proferidas; V - fazer-se assistir por advogado; VI - identificar o servidor de repartição tributária e conhecer-lhe a função e atribuições do cargo; VII - receber comprovante pormenorizado dos registros, documentos, livros e mercadorias entregues à fiscalização ou por ela apreendidos; VIII - prestar informações apenas por escrito às autoridades, em prazo não inferior a 5 (cinco) dias úteis; IX - ser informado dos prazos para pagamento das prestações a seu cargo, inclusive multas e acessórios, com orientação completa quanto ao procedimento a adotar e à existência de hipóteses de redução do montante exigido; X - obter certidão negativa de débito, ainda que o crédito tributário tenha sido extinto por causa diversa do pagamento, ou se tornado inexigível, sem prejuízo de nela constar a razão determinante da extinção ou da inexigibilidade; XI - receber, no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável justificadamente uma única vez e por igual período, resposta fundamentada a pleito formulado à Administração Tributária, inclusive pedido de certidão negativa, sob pena de responsabilização funcional do agente; XII - ter preservado, perante a Administração Tributária, o sigilo de seus negócios, documentos e operações, quando não envolvam os tributos objeto de fiscalização; XIII - não ser obrigado a exibir documento que já se encontre, comprovadamente, em poder da administração pública; e XIV - receber da Administração Tributária, no que se refere a pagamentos, reembolsos, juros e atualização monetária, o mesmo tratamento que esta dispensa ao contribuinte em idênticas situações. Art. 17. A Administração Tributária publicará, anualmente, a carga tributária incidente sobre mercadorias e serviços. § 1º Será especialmente informada a carga tributária incidente sobre as mercadorias que compõem a cesta básica. § 2º A não-edição de pautas que contenham os valores e informações a que alude este artigo configura infração funcional do responsável. Art. 18. O contribuinte será informado do valor cadastral dos bens imóveis e dos procedimentos de sua obtenção, para fins de ciência dos elementos utilizados na exigibilidade dos impostos que incidam sobre a sua transmissão ou dos direitos a ela relativos. Parágrafo único. Configura excesso de exação a avaliação administrativa do imóvel em valores manifestamente superiores aos de mercado, por ela respondendo solidariamente quem assinar laudo e seu superior imediato, sem prejuízo das sanções penais cabíveis. Art. 19. O contribuinte tem direito de, na forma da lei, ser notificado da cobrança de tributo ou multa. Parágrafo único. Além do disposto neste artigo e nos demais desta Lei Complementar, a notificação deverá indicar as impugnações cabíveis, o prazo para sua interposição, o órgão competente para julgamento, o valor cobrado e seu respectivo cálculo e, de maneira destacada, o não-condicionamento da defesa a qualquer desembolso prévio. Art. 20. O órgão no qual tramita o processo administrativo-tributário determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou do resultado de diligências para se pronunciar, se quiser. § 1º A intimação deverá conter: I - a identificação do intimado e o nome do órgão ou entidade administrativa; II - a finalidade da intimação; III - a data, hora e local de comparecimento; IV - informação sobre a necessidade de comparecimento pessoal ou possibilidade de se fazer representar; V - informação sobre a possibilidade de continuidade do processo independentemente de seu comparecimento; e VI - a indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes. § 2º A intimação observará a antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis quanto à data de comparecimento. § 3º A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou por outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado. § 4º Nos casos de recusa de assinatura da intimação, de interessados indeterminados, desconhecidos, com domicílio indefinido, ou não localizados, a intimação deve ser efetuada por meio de publicação oficial. § 5º As intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais. Art. 21. Serão objeto de intimação os atos do processo de que resultem, para o interessado, a imposição de deveres, ônus, sanções ou restrições ao exercício de direito e atividades, assim como os atos de outra natureza que produzam efeito na relação tributária. Art. 22 - REVOGADO - Art. 5º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: Art.22. REVOGADO. Art.22 Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: Art. 22. Sem prejuízo dos ônus da sucumbência, o contribuinte será reembolsado do custo das fianças e de outras garantias da instância judicial, para a suspensão do crédito tributário, quando esse for julgado improcedente. § 1º O reembolso será proporcional nos casos em que o reconhecimento da improcedência for meramente parcial. § 2º VETADO. Art. 23. A existência de processo administrativo ou judicial pendente, em matéria tributária, não impedirá o contribuinte de fruir de benefícios e incentivos fiscais ou financeiros, nem de ter acesso a linhas oficiais de crédito e de participar de licitações desde que legalmente suspensa a exigibilidade do crédito tributário ou, que na cobrança executiva, tenha sido efetivada penhora. § 1º - ALTERADO - Art. 1º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: § 1º Será fornecida certidão positiva com efeito de negativa ao contribuinte que, antes do ajuizamento da execução fiscal, apresentar garantia na forma prevista em regulamento. § 1º Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: § 1º Será concedida certidão positiva com efeito de negativa no período que medeia a inscrição do crédito tributário em dívida ativa e a intimação da ação judicial de cobrança. § 2º - REVOGADO - Art. 5º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: § 2º - REVOGADO. § 2º Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: § 2º Não caberá lançamento de multa de ofício na constituição do crédito tributário destinada a prevenir a decadência, relativo a tributos e contribuições de competência estadual, cuja exigibilidade houver sido suspensa na forma do inciso IV do art. 151 da Lei federal nº 5.172, de 1966. § 3º O disposto no parágrafo anterior aplica-se, exclusivamente, aos casos em que a suspensão da exigibilidade do débito tenha ocorrido antes do início de qualquer procedimento de ofício a ele relativo. § 4º A interposição da ação judicial favorecida com a medida liminar interrompe a incidência da multa de mora, desde a concessão da medida judicial até 30 (trinta) dias após a data da publicação da decisão judicial que considerar devido o tributo ou contribuição. Art. 24. São assegurados, nos processos administrativos fiscais, o contraditório, a ampla defesa e o duplo grau de deliberação. Parágrafo único. A segunda instância administrativa será organizada como colegiado, no qual terão assento, de forma paritária, representantes da Administração Tributária e dos contribuintes. Art. 25, "caput" - ALTERADO - Art. 1º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: Art. 25. A notificação do lançamento ao contribuinte deverá ser precedida de intimação para que o contribuinte apresente sua defesa prévia no prazo de 15 (quinze) dias. § 1º - Renumerado o parágrafo Único - art. 1º da LC n° 541/11 - Efeitos desde 26.07.11: § 1º A não-apresentação de defesa prévia não impede o prosseguimento do processo, mas não implica confissão quanto à matéria de fato. §§ 2º a 4º - ACRESCIDO - art. 1º da LC n° 541/11 - Efeitos desde 26.07.11: § 2º A intimação para apresentação de defesa prévia fica dispensada nos lançamentos relativos: I - ALTERADO – LC nº 667/15 art. 1º – Efeitos a partir de 31.12.15: I – às infrações por descumprimento de obrigação tributária acessória, com multa estabelecida em valor fixo; I - Redação ACRESCIDA - art. 1º da LC n° 541/11 - vigente desde 26.07.11 até 30.12.15: I - a imposto apurado pelo próprio sujeito passivo e não recolhido; II - ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA não recolhido; e III - às infrações constatadas no trânsito de mercadorias quando ficar caracterizado o flagrante e a lavratura do ato fiscal não depender de qualquer outra verificação ou diligência. § 3º O cumprimento da obrigação tributária após o ciente da intimação para defesa prévia não afasta a exigibilidade da multa cabível. § 4º Durante o transcurso do prazo previsto no caput fica suspensa a contagem do prazo para conclusão da fiscalização. Art. 25º Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: Art. 25. A notificação do contribuinte depende da análise de sua defesa prévia, apresentada em 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação. Art. 26. O crédito referente a imposto do contribuinte, decorrente de relação tributária, assim reconhecido em decisão administrativa definitiva ou sentença judicial transitada em julgado, poderá, por opção sua, ser compensado com débitos relativos à Fazenda Pública. Parágrafo único. Ao crédito tributário do contribuinte, objeto da compensação a que se refere o caput deste artigo, aplicam-se os mesmos índices de correção monetária incidentes sobre os débitos fiscais, contados desde o pagamento indevido, bem como juros contados da decisão definitiva que o reconheceu. Art. 27. Na hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito tributário pelo depósito do seu montante integral, o valor respectivo será aplicado, por ordem do Juízo, em conta remunerada, segundo, no mínimo, os índices de atualização e rentabilidade aplicáveis à caderneta de poupança. CAPÍTULO IV DOS DEVERES DO CONTRIBUINTE Art. 28. São obrigações do contribuinte: I - o tratamento, com respeito e urbanidade, aos funcionários da administração fazendária do Estado; II - a identificação do titular, sócio, diretor ou representante nas repartições administrativas e fazendárias e nas ações fiscais; III - o fornecimento de condições de segurança e local adequado em seu estabelecimento, para a execução dos procedimentos de fiscalização; IV - a apuração, declaração e recolhimento do imposto devido, na forma prevista na legislação; V - a apresentação em ordem, quando solicitados, no prazo estabelecido na legislação, de bens, mercadorias, informações, livros, documentos, impressos, papéis, programas de computador ou arquivos eletrônicos; VI - manutenção em ordem, pelo prazo previsto na legislação, de livros, documentos, impressos e registros eletrônicos relativos ao imposto; VII - a manutenção junto à repartição fiscal de informações cadastrais atualizadas relativas ao estabelecimento, titular, sócios ou diretores; VIII - prestar informações por escrito às autoridades fiscais, sempre que solicitadas; e IX - atender às intimações e requisições efetuadas pelas autoridades fiscais, relativas à apresentação de documentos, livros, mercadorias, informações, arquivos, papéis, ou comparecimento à repartição tributária. Parágrafo único. Relativamente ao inciso VII, tomando conhecimento de verdade diversa da consignada nos registros sobre o contribuinte, a autoridade fiscal pode efetuar de ofício a alteração da informação incorreta, incompleta, dúbia ou desatualizada. Art. 29. Os direitos, garantias e obrigações previstos neste Código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções, da legislação ordinária, de regulamentos ou outros atos normativos expedidos pelas autoridades competentes, bem como, os que derivem da analogia e dos princípios gerais do direito. Art. 30. O art. 191, da Lei nº 3.938, de 26 de dezembro de 1966, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo: “Art. 191. .............................................................. § 7º Mediante requerimento do sujeito passivo, devidamente fundamentado, o prazo previsto no § 1º deste artigo poderá ser prorrogado, por igual período, pela Gerência Regional, sempre que a duração do procedimento de fiscalização, a complexidade da exigência fiscal ou o número de notificações fiscais emitidas justificarem-no.” (NR) CAPÍTULO V DAS CONSULTAS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA Art. 31. Os contribuintes e as entidades que os representam poderão formular consultas à Administração Tributária acerca da vigência, da interpretação e da aplicação da legislação tributária, observado o seguinte: I - as consultas deverão ser respondidas por escrito no prazo máximo de 90 (noventa) dias, prorrogável uma única vez, por igual período, fundamentadamente, sob pena de responsabilização funcional; II - a pendência da resposta impede a autuação por fato que seja objeto da consulta; III - a ausência de resposta no prazo previsto no inciso I deste artigo, implicará aceitação, pela Administração Fazendária, da interpretação e do tratamento normativo dado pelo contribuinte à hipótese objeto da consulta; e IV - uma vez respondida a consulta, sendo contraditória ao entendimento do contribuinte, terá este o prazo de 30 (trinta) dias para recolher espontaneamente o valor do imposto, se for o caso, que deixou de pagar, com os acréscimos financeiros legais. Parágrafo único. A Administração Fazendária é administrativa e civilmente responsável por dano que a sua conduta, de acordo com a resposta à consulta, imponha ao contribuinte. Art. 32. Os contribuintes têm direito à igualdade entre as soluções a consultas relativas a uma mesma matéria, fundadas em idêntica norma jurídica. § 1º A diversidade de tratamento administrativo-normativo a hipóteses idênticas permite ao contribuinte a adoção do entendimento que lhe seja mais favorável. §2º - ALTERADO - Art. 1º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: § 2º As respostas às consultas serão publicadas na íntegra no jornal oficial, em periódico de grande circulação ou na página eletrônica da Secretaria de Estado da Fazenda. § 2º Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: § 2º As respostas às consultas serão publicadas na íntegra no jornal oficial ou periódico que o substitua. Art. 33. Os princípios que regem o procedimento previsto para a discussão do lançamento tributário são aplicáveis, no que couber, ao direito de consulta do contribuinte. CAPÍTULO VI DOS DEVERES DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Art. 34. A Administração Tributária, no desempenho de suas atribuições, pautará sua atuação de forma a gerar o menor ônus possível aos contribuintes, tanto no procedimento e no processo administrativo, como no processo judicial. Art. 35. A utilização de técnicas presuntivas e o arbitramento de bens, valores, operações e prestações serão precedidos de intimação ao sujeito passivo para, no prazo de 30 (trinta) dias, apresentar os esclarecimentos e provas que julgar necessários, os quais serão anexados ao processo administrativo, no caso de reclamação contra a Notificação Fiscal neles fulcrada. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica às presunções estabelecidas em lei. Art. 36. O parcelamento do débito tributário faz com que o contribuinte retorne ao pleno estado de adimplência, inclusive para fins de obtenção de certidões negativas, desde que observadas as condições nele estabelecidas. Parágrafo único. A Administração Tributária não poderá recusar a expedição de certidões negativas, nem condicionar sua expedição, à prestação de garantias, quando não exigidas na concessão do parcelamento, salvo na hipótese de inobservância do pagamento nos respectivos prazos. Art. 37. É vedado à Administração Tributária, sob pena de responsabilidade funcional de seu agente: I - recusar, em razão da existência de débitos tributários pendentes, autorização para o contribuinte imprimir documentos fiscais necessários ao desempenho de suas atividades; II - induzir, por qualquer meio, a auto-denúncia ou a confissão do contribuinte, por meio de artifícios ou prevalecimento da boa-fé, temor ou ignorância; III - bloquear, suspender ou cancelar inscrição do contribuinte, sem a observância dos princípios do contraditório e da prévia e ampla defesa, na forma prevista no processo administrativo aplicado à notificação, inclusive quanto à ciência do ato; IV - reter, além do tempo estritamente necessário à prática dos atos assecuratórios de seus interesses, documentos, livros e mercadorias apreendidos dos contribuintes, nos casos previstos em lei; V - fazer-se acompanhar de força policial nas diligências ao estabelecimento do contribuinte, salvo se justificado por justo receio de resistência ao ato fiscalizatório; e VI - divulgar, em órgão de comunicação social, o nome de contribuintes em débito, ressalvado o devedor por débito fiscal inscrito em dívida ativa para cobrança judicial. Art. 38. O agente da Administração Fazendária não poderá deixar de receber requerimentos ou comunicações apresentados para protocolo nas repartições, sob pena de responsabilidade funcional. Art. 39. A Administração Tributária obedecerá, dentre outros, aos princípios da justiça, legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Art. 40. Nos processos administrativos perante a Administração Tributária, serão observados, dentre outros critérios, os de: I - atuação conforme a lei e o direito; II - atendimento aos fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização de lei; III - objetividade no atendimento do interesse jurídico, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição Federal; VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público; VII - indicação dos pressupostos e fundamentos de fato e de direito que determinarem a decisão; VIII - observância das formalidades necessárias, essenciais à garantia dos direitos dos contribuintes; IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos contribuintes; X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações, à produção de provas e à interposição de recursos nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio; XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; e XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo-tributário, sem prejuízo da atuação dos interessados. Art. 41. É obrigatória a emissão de decisão fundamentada, pela Administração Tributária, nos processos, solicitações ou reclamações em matéria de sua competência, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, prorrogável, justificadamente, uma única vez e por igual período. Art. 42. Os atos administrativos, sob pena de nulidade, serão motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções; III - decidam recursos administrativo-tributários; IV - decorram de reexame de ofício; V - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais; ou VI - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo. § 1º A motivação há de ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas que, neste caso, serão parte integrante do ato. § 2º É permitida a utilização de meio mecânico para a reprodução de fundamentos da decisão, desde que haja identidade do tema e que não reste prejudicado direito ou garantia do interessado. § 3º A motivação das decisões de órgãos, colegiados e comissões ou de decisões orais constará da respectiva ata ou de termo escrito. Art. 43. A comunicação pela Administração Tributária ao Ministério Público, contra o contribuinte, pela eventual prática de crime contra a ordem tributária, só poderá ser apresentada após o encerramento do processo administrativo que confirme o crédito tributário. Art. 44. O processo de execução fiscal somente pode ser ajuizado ou prosseguir contra quem figure expressamente na certidão da dívida ativa como sujeito passivo tributário. Art. 45 – REVOGADO – Lei Complementar nº 710/17, art. 3º – Efeitos a partir de 29.12.17: Art. 45. REVOGADO. Art. 45 - Redação- Art. 1º da LC n° 541/11 – vigente de 26.07.11 a 28.12.17: Art. 45. O crédito tributário será inscrito em dívida ativa no prazo de até 90 (noventa) dias, contados de sua constituição definitiva, sob pena de responsabilidade funcional. Art. 45 Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: Art. 45. É obrigatória a inscrição do crédito tributário na dívida ativa no prazo de até 30 (trinta) dias, contados de sua constituição definitiva, sob pena de responsabilidade funcional pela omissão. Art. 46. Os termos de início e de conclusão da fiscalização deverão, obrigatoriamente, circunscrever precisamente seu objeto, vinculando-o à Administração Tributária. § 1º Do Termo de Início de Fiscalização deverá constar o prazo máximo para a conclusão das diligências, que não poderá exceder a 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável justificadamente uma única vez e por igual período. § 2º Não estão sujeitos ao disposto neste artigo os procedimentos fiscais que independam de diligência ao estabelecimento do contribuinte. CAPITULO VI-A – ACRESCIDO – LC nº 667/15 art. 2º – Efeitos a partir de 31.12.15: CAPÍTULO VI-A DO RECURSO ADMINISTRATIVO E DA REVISÃO Art. 46-A. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. § 1º O recurso administrativo é dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 10 (dez) dias, o encaminhará à autoridade superior. § 2º Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução. Art. 46-B. Salvo disposição legal específica, é de 10 (dez) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida. Art. 46-C. O recurso administrativo é interposto por meio de requerimento no qual o recorrente deve expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Art. 46-D. Salvo disposição legal em contrário, ao recurso administrativo não é atribuído efeito suspensivo. Art. 46-E. Os processos administrativos de que resultem sanções podem ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada. CAPÍTULO VII DO SISTEMA ESTADUAL DE ÉTICA TRIBUTÁRIA Art. 47. Fica instituído o Sistema Estadual de Ética Tributária, composto pela Câmara de Ética Tributária - CET. Art. 48. A CET é composta por representantes dos Poderes Públicos e das entidades empresariais e de classe, com atuação em defesa das relações tributárias. § 1º Os representantes, indicados por seus respectivos órgãos e entidades, serão nomeados, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação desta Lei Complementar, pelo Governador do Estado, para um mandato de dois anos, permitida a recondução. § 2º Os membros da CET não serão remunerados, e suas funções são consideradas serviço público relevante. Art. 49. Integram a CET 01 (um) representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades: I - REVOGADO - Art. 5º da LC n° 541/11 – Efeitos a partir de 26.07.11: I - REVOGADO. I Redação original, vigente de 21.01.06 a 25.07.11: I - Ministério Público; II - Secretaria de Estado da Fazenda; III - Departamento Estadual de Trânsito; IV - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas/SC; V - Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado/SC; VI - Organização das Cooperativas do Estado/SC; VII - Federação da Agricultura do Estado/SC; VIII - Federação das Indústrias do Estado/SC; IX - Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado/SC; X - Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado/SC; XI - Sindicato dos Fiscais do Estado/SC; XII - Associação dos Funcionários Fiscais do Estado/SC; XIII - Conselho Regional de Contabilidade/SC; XIV - Ordem dos Advogados do Brasil/SC; e XV - Federação do Comércio do Estado/SC. Parágrafo único. No prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data de publicação desta Lei Complementar, os representantes das entidades mencionadas neste artigo reunir-se-ão para escolher o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário da CET, bem como, para elaborar e aprovar o seu regimento. Art. 50. Compete à CET: I - planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política estadual de proteção ao contribuinte; II - receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, denúncias ou sugestões apresentadas por contribuintes ou entidades representativas dos contribuintes; III - prestar orientação permanente ao contribuinte sobre seus direitos e garantias; IV - sugerir à Administração Tributária procedimentos e ações tendentes a coibir práticas evasivas; e V - propor à Administração Tributária critérios de padronização da atuação fiscal. Art. 51. Esta Lei Complementar entra em vigor 30 (trinta) dias após a sua publicação.