A inscrição no cadastro de contribuintes é obrigatória para as pessoas físicas ou jurídicas que promoverem operações relativas à circulação de mercadorias ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicação ou que, de outro modo, estiverem legalmente obrigadas ao recolhimento do respectivo imposto.

A FAC Eletrônica (Programa Gerador de Ficha de Atualização Cadastral), do Módulo Cadastro Eletrônico do Sistema de Administração Tributária - SAT, tem o objetivo de auxiliar o interessado no procedimento de inscrição, facilitando a prestação das informações e assegurando sua consistência.

A FAC Eletrônica será utilizada apenas para o Cadastramento de empresas novas. Para o funcionamento adequado, é necessário que o sistema operacional e o browser de navegação estejam de acordo as orientações especificadas na seção Instruções de Instalação, a seguir, nesta página.

As alterações cadastrais serão feitas on-line, utilizando apenas o navegador de Internet.

 

Empresas estabelecidas em outras UF que solicitarem inscrição em Santa Catarina devem remeter os documentos para:

Secretaria de Estado da Fazenda
Gerência Regional de Florianópolis
Setor de Cadastro Tributário
Endereço: Vila Tenente Sapucaia, 126 - Centro – Florianópolis
CEP 88015-280

 

Acesso dos Contabilistas ao sistema SAT. Clique aqui

 

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
Para utilizar o sistema, os contabilistas necessitam ter instalado em seu computador a última versão do navegador Internet Explorer.
ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

A instalação da FAC Eletrônica deve ser efetuada de acordo com o sistema operacional utilizado pelo usuário. Com exceção dos sistemas operacionais Windows XP, Windows Vista e Windows 7 que não necessitam atualização, os demais sistemas operacionais devem ser previamente atualizados. Para os usuários dos sistemas Windows Vista e Windows 7, a FAC Eletrônica deve ser executada no modo "Administrador", ainda que o usuário seja o Administrador de  seu computador.

Instruções:

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da FAC e escolha a opção: "Executar como Administrador".
Este procedimento é necessário para que o programa crie a pasta "Arquivos Gerados", pasta esta onde ficam gravados os dados da FAC a serem transmitidos  ao SAT.

 





O Cadastro Eletrônico é um módulo do Sistema de Administração Tributária que permite o cadastramento, alterações e baixa de empresas via internet, sendo o Cadastramento feito através da FAC Eletrônica.

Módulos do sistema