Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 27 de outubro de 2025, às 14:11h.

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento estiveram em Florianópolis para avaliar a implementação de novos processos e da tecnologia pelo Governo do Estado

 

O Governo do Estado recebeu missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para avaliação das ações implementadas nos últimos dois anos pelo Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina (Profisco II). Durante as reuniões entre os técnicos do BID e da administração estadual, houve a divulgação de dados que mostram como os recursos - cerca de US$ 50 milhões - estão sendo investidos pelo Governo do Estado na melhoria de processos e em tecnologia. 

A abertura da missão ocorreu na última quarta-feira (22) e contou com a participação de técnicos das secretarias de Estado da Fazenda (SEF/SC); Administração; Planejamento; além da Procuradoria-Geral do Estado e da Controladoria-Geral do Estado. 

Ao recepcionar os técnicos do BID, o secretário Cleverson Siewert ressaltou que Santa Catarina é destaque nacional em indicadores sociais e econômicos e que o impulso fiscal garantido pelo Profisco II tem sido extremamente relevante para garantir avanços para o Estado. O objetivo, complementou Siewert, é preparar Santa Catarina para novos saltos de desenvolvimento.

“Com equilíbrio fiscal, que é uma prioridade para o Governo do Estado e para o governador Jorginho Mello, podemos fazer mais e melhor por Santa Catarina. Com as ações do Profisco II, estamos dando passos importantes para a modernização da gestão fiscal e da administração tributária catarinense, promovendo um ambiente ainda mais sustentável às finanças públicas, com maior facilidade e menos custos, trazendo benefícios diretos ao cidadão”, analisou o secretário. 

“Trabalho conjunto fortalece a transparência e a inovação na gestão estadual”

Chefe de equipe do projeto junto ao BID, André Martínez destacou a alta qualidade dos projetos e dos servidores envolvidos no Profisco II SC. Ele reiterou que os técnicos do BID estão à disposição para acelerar os projetos e buscar os melhores resultados físicos e financeiros. 

"A missão foi fundamental para acompanhar os avanços do Profisco II SC e reforçar o alinhamento estratégico entre os projetos financiados. O comprometimento e a capacidade técnica dos servidores envolvidos foram amplamente reconhecidos, evidenciando o esforço coletivo para entregar mais e melhores bens e serviços públicos aos catarinenses. Esse trabalho conjunto fortalece a eficiência, a transparência e a inovação na gestão estadual, promovendo impactos duradouros para a sociedade", reconheceu André Martinez.



Avanços tecnológicos 

Coordenador geral do Profisco II, o auditor fiscal Omar R. Afif Alemsan apresentou os resultados já alcançados com o programa e ressaltou o salto tecnológico que possibilitou dobrar a capacidade de processamento do Sistema de Administração Tributária (SAT). Em 2024, a SEF/SC contratou a nova nuvem híbrida e o Big Data, além dos novos desenvolvedores de TI para as equipes responsáveis pelas aplicações da administração tributária.

Como exemplo da importância do Profisco II, a SEF/SC compartilhou com o BID informações sobre o uso do Big Data na fiscalização e arrecadação de tributos - a alta velocidade e performance garante o processamento de grandes volumes de dados em tempo recorde. A iniciativa resultou no prêmio Cloudera Data Impact Awards, na categoria Open Data Lake.

Os recursos do BID garantiram ainda a contratação de desenvolvedores para o SAT, o que abriu caminho para inovações importantes e o aprimoramento de programas como o Malhas Fiscais. As diversas soluções de IA usadas na auditoria também têm sido importantes em projetos como o chatbot para o atendimento de contribuintes. 

Entre outras informações, a coordenadora administrativa e financeira do Profisco II, Michele Espíndola, também apresentou a evolução atual do Programa (principais produtos), desafios enfrentados e avanços alcançados em 2024 e 2025.

Profisco II - Os projetos e ações do Profisco II envolvem Fazenda, Administração, Planejamento, PGE e CGE. O objetivo dos projetos é contribuir para a sustentabilidade fiscal de Santa Catarina. Os recursos estão sendo investidos em uma série de iniciativas e produtos da gestão fiscal e da qualificação do gasto público, como em melhorias do parque tecnológico (novos equipamentos, atualização de softwares) e no emprego de inteligência artificial.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br