AUPD - Autorização de Uso de Processamento de Dados


AUPD é a sigla utilizada para identificar a Autorização para Uso de Sistema de Processamento de Dados.

A AUPD faz parte do Módulo CEI (Controle de Empresas Informatizadas) do SAT - Sistema de Administração Tributária, que controla as autorizações para o uso de sistema eletrônico de processamento de dados para a emissão de documentos fiscais ou escrituração de livros fiscais (RICMS/SC, Anexo 7, art. 2º).

Para emitir os documentos fiscais Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6, Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21 e Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22, em via única, o contribuinte deverá utilizar software credenciado pela Secretaria de Estado da Fazenda, solicitando a AUPD e providenciando a sua homologação.

Reitera-se: não basta solicitar a AUPD. A empresa deverá providenciar a sua homologação, para que a autorização seja considerada válida.

Veja na aba “Documentos” mais instruções para a solicitação da AUPD e sobre como providenciar a sua homologação (Documento: AUPD - INSTRUÇÕES PARA A SOLICITAÇÃO).

Caso o software não esteja credenciado, o DESENVOLVEDOR deverá solicitar o seu credenciamento. Veja na aba “Documentos” como obter instruções para o credenciamento do software (Documento: AUPD -DESENVOLVEDOR - INSTRUÇÕES PARA CREDENCIAMENTO).

ETAPAS:

1 - Desenvolvedor

     - Credenciar o software (consulte as orientações e formulários necessários na aba "documentos").

2 - Empresa usuária (emitente do doc. Fiscal - modelos 21 ou 22):

     a - Solicitar a AUPD; e

     b - Providenciar a homologação da AUPD. 

3 - Empresa usuária (demais documentos e livros fiscais)

     - No SAT (Sistema de Administração Tributária), usar a seguinte aplicação:
CEI - Gerenciamento de Autorização para Utilização de Processamento de Dados (AUPD).

 
 
 
 



Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback