NFF - Nota Fiscal Fácil - Transportador Autônomo de Carga


Nota Fiscal Fácil (NFF) é um aplicativo de celular, disponível para Android e IOS (Iphone), que possibilita ao Transportador Autônomo de Carga - TAC a emissão de forma simplificada de documentos fiscais eletrônicos: Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). 

O APP possibilita de forma prática, fácil e rápida a emissão dos documentos fiscais do TAC direto para os clientes, sem a necessidade de intermediários.

Os Transportadores Autônomos de Cargas - TAC, regularmente habilitados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), poderão utilizar a NFF por meio de aceite do “Termos de Uso” no aplicativo, acessando-o a partir do login único com sua conta Gov.br, sendo exigido pelo menos um nível de elevação de perfil (prata ou ouro) no Gov.br.

Saiba mais sobre a conta Gov.br clicando aqui ou veja as Perguntas Frequentes aqui.

 

Download disponível no Google Play para Android e Apple Store para IOS. Baixe o APP pelos links abaixo ou pesquise na loja de aplicativos por “nota fiscal facil” ou “nff” e instale o aplicativo fornecido pela PROCERGS:

                                               

 

Ao final dessa página disponibilizamos um Manual de Utilização para auxiliar o caminhoneiro a utilizar o módulo de TAC do aplicativo da NFF.

Para os documentos fiscais emitidos na NFF poderá ser utilizada cópia do documento digital ou impressa. 

Fica dispensada a impressão dos documentos auxiliares dos documentos fiscais eletrônicos emitidos nos termos da NFF, conforme o Art 145, § 2º do ANEXO 11 do RICMS-SC/01.

 

A NFF foi instituída em Santa Catarina por meio do Art. 138 e seguintes do TÍTULO X, ANEXO 11 do RICMS-SC/01.

Mais informações também podem ser encontradas no portal nacional da Nota Fiscal Fácil.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para a Central de Atendimento Fazendária – CAF.