Comércio de Temporada e Eventos - Autorização TTD


A inscrição no cadastro de contribuintes é obrigatória, para as pessoas físicas ou jurídicas que promoverem operações relativas à circulação de mercadorias ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicação ou que estiverem legalmente obrigadas ao recolhimento do imposto.

A legislação do ICMS em Santa Catarina prevê, no entanto, a possibilidade de os estabelecimentos varejistas de caráter temporário que exerçam suas atividades em praias, pólos turísticos, festas temáticas nacionais, estaduais, regionais e municipais, ou nas exposições e feiras de todos os gêneros possam atuar sob um TTD – Tratamento Tributário Diferenciado, nas formas previstas no RICMS/SC, em seu Anexo 6.

Tratando-se de estabelecimento varejista de caráter temporário cuja atividade não seja organizada em Feira ou Evento, o responsável legal pelo estabelecimento deverá solicitar previamente, à Gerência Regional da Fazenda Estadual da região onde irá exercer suas atividades, Autorização de Funcionamento de Estabelecimento Temporário.

Nos eventos organizados e promovidos por entidade, empresa ou pessoa física, o promotor do evento será solidariamente responsável com os participantes, pelo pagamento do imposto devido e acréscimos legais decorrentes das operações e prestações realizadas durante tais eventos, e a ele cabe requerer à Gerência Regional da Fazenda Estadual da região onde se realizará o evento, com antecedência mínima de 3 (três) dias, Autorização de Funcionamento de Feiras, Exposições e Congêneres.

O imposto devido, cujo valor e prazo serão definidos pela Gerência Regional concedente da Autorização,  será calculado e recolhido por estimativa, assegurado ao sujeito passivo o direito de impugnação e avaliação contraditória.

Os contribuintes inscritos no Cadastro de contribuintes do ICMS deverão indicar na Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico - DIME  o montante das operações realizadas e o município onde foram exercidas as atividades a que se refere o TTD.

INSTRUÇÕES PARA PEDIDO DO TTD – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO para  Autorização de Estabelecimento Temporário e Eventos

O responsável legal pelo estabelecimento deverá solicitar o pedido de Autorização de Estabelecimento Temporário e Eventos via internet, nesta seção,  nos "Subserviços" ao lado.

Preencha todos os passos de 1 a 4. O pedido poderá ser interrompido a qualquer momento e, posteriormente, para continuar o preenchimento, basta clicar em "Retomar Pedido Inacabado", indicando os dados do requerente.

No preenchimento da Unidade de Destino do Pedido - passo 1 deverá ser selecionada a Unidade da SEF - USEFI onde será realizada a atividade objeto do pedido da requerente. No caso de contribuinte inscrito, a indicação da USEFI será no passo 4.

A escolha do benefício Autorização de Estabelecimento Temporário - passo 3 está inserido no Grupo: "Apuração do Imposto. Procedimentos Especiais" - código 307.

No passo 4, descreva comentários ou esclarecimentos adicionais.

Na tela "Confirmação de Dados do Pedido", verifique se o pedido está correto e imprima obrigatoriamente o Documento de Arrecadação Estadual - DARE da taxa deste pedido e depois clique na opção "Imprimir Protocolo/Remeter à SEF" para consultas posteriores e comprovante do pedido.

Para REIMPRESSÃO DO PROTOCOLO e do DARE, clique em "Consultar Pedido TTD" e preencha as informações solicitadas.

ATENÇÃO

Após o pagamento da taxa e antes do início da atividade, o contribuinte deverá comparecer à USEFI para apresentação dos documentos obrigatórios que constam no Protocolo de Pedido de TTD. Somente com o recolhimento da taxa é que a SEF considera concluída a intenção do Contribuinte em efetuar o pedido de TTD e encaminhará para análise e manifestação da Autoridade Fiscal.

O requerente deverá acessar esta seção do site da SEF para impressão do DARE do ICMS antecipado. 

 

 

 

 

 

 

 



Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback