Garantia Antecipada


Com a edição do Decreto Estadual Nº 868/2020, tornou-se possível o oferecimento de garantia antecipada pelo contribuinte que tem débitos junto ao Estado de Santa Catarina.  Desta forma, fica autorizado o recebimento de garantias dos créditos do Estado antes do ajuizamento das respectivas ações de execução fiscal.

 

O decreto regulamenta o disposto no artigo 23, parágrafo 1º, da Lei Complementar 541/2011, que permite o fornecimento de Certidão Positiva com Efeito de Negativa (CPEN) ao contribuinte que apresentar garantia ao Estado.


Conforme o artigo 6º do decreto, a aceitação da garantia antecipada não resulta na suspensão da exigibilidade do crédito, mas permite a emissão de certidão positiva com efeitos de negativa, na hipótese dos bens ou direitos serem suficientes para garantia integral do débito acrescida dos encargos previstos na legislação.


O procedimento administrativo de oferecimento de garantia antecipada foi disciplinado pela Portaria PGE/GAB nº 25 de 22 de abril de 2021.


O contribuinte ou seu procurador poderá efetuar o registro da garantia antecipada através de aplicação disponibilizada no Sistema de Administração Tributária (SAT).


A oferta da garantia antecipada será analisada pela Procuradoria Geral do Estado que verificará o preenchimento das condições e dos requisitos da oferta apresentada, podendo indeferir o pedido caso não sejam cumpridas as condições ou quando seja possível o ajuizamento imediato da execução fiscal.


Havendo necessidade de informações e/ou documentos complementares, o contribuinte será intimado para apresentá-los no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de indeferimento.


Aceita a oferta de garantia antecipada pela Procuradoria-Geral do Estado, esta informará à Secretaria de Estado da Fazenda para que promova a inscrição do débito em dívida ativa no prazo de 30 (trinta) dias.
Recebido, por meio eletrônico, o termo de inscrição em dívida ativa, a Procuradoria Geral do Estado ajuizará a respectiva execução fiscal em até 30 (trinta) dias.



Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback