Modelos de Referência


A Lei Federal nº 13.303, de 30 de junho de 2016, dispôs sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Possibilitou que os Poderes Executivos editassem atos para estabelecer regras de governança destinadas às empresas públicas e sociedades de economia mista que obtiveram, em conjunto com suas respectivas subsidiárias, no exercício social anterior, receita operacional bruta inferior a R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais). O Estado de Santa Catarina editou então o Decreto nº 1.007, de 20 de dezembro de 2016.

A Lei Federal nº 13.303 estabeleceu ainda o prazo de 24 (vinte e quatro) meses para que as empresas públicas e as sociedades de economia mista constituídas anteriormente à sua vigência promovessem as adaptações necessárias à adequação aos seus dispositivos.

Para fins de operacionalização dessas adaptações, o Decreto nº 1.025, de 18 de janeiro de 2017, instituiu Grupos de Trabalho (GTs) compostos por servidores ou empregados da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, com notórios conhecimentos.

O Decreto nº 1.484, de 7 de fevereiro de 2018, fixou as diretrizes para a promoção dessas adaptações, estabelecendo modelos de referência, que foram disponibilizados por meio da Instrução Normativa Conjunta (INC) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e da Secretaria de Estado da Casa Civil nº 05, de 28 de maio de 2018.



Modelos de Referência para adequação das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado à Lei Federal nº 13.303/2016 e ao Decreto nº 1.007/2016

GGG - Grupo Gestor de Governo

Email: grupogestor@sef.sc.gov.br


Telefone: (48) 3664-5527


Horário de atendimento: 12h às 19h

Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback