ITCMD – Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos


O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) é um tributo estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos de forma não onerosa.

As formas mais comuns de transmissões ou cessões não onerosas de bens ou direitos são a doação e a sucessão patrimonial causa mortis. É importante saber que a doação pode ocorrer de diversas formas. Por exemplo: diferença de partilha em uma separação; renúncia de herança em favor de terceiro; distribuição desproporcional não justificável de lucros de pessoa jurídica; assunção de dívidas de terceiros; etc.

Segundo a legislação catarinense, o ITCMD será calculado e recolhido pelo próprio sujeito passivo sem qualquer exame prévio da autoridade administrativa, por intermédio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - DIEF-ITCMD, gerada por aplicativo específico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda, via Internet.  

Embora não exija manifestação prévia, o lançamento feito pelo contribuinte fica sujeito à revisão posterior que tem o objetivo de apurar se as informações prestadas pelo sujeito passivo e utilizadas no cálculo do imposto estão corretas. Somente na hipótese de todas as informações estarem corretas é que o lançamento poderá ser homologado.

 

OBSERVAÇÕES:

 

  1. O preenchimento, a retificação, o cancelamento e as consultas a DIEF-ITCMD poderão ser realizados por meio dos links disponibilizados no quadro “Serviços Relacionados” no lado direito da tela.
  2. As consultas sobre a situação de DIEF-ITCMD, feitas por Cartórios e Registros, também poderão ser realizadas por meio de link disponibilizado no quadro “Links Externos” no lado direito da tela.
  3. As consultas à legislação poderão ser feitas por meio dos links disponibilizados no quadro “Links Externos” no lado direito da tela.
  4. Dúvidas sobre o ITCMD poderão ser esclarecidas por meio dos canais disponibilizados no quadro “Atendimento”, ao lado.



Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback