Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 19 de novembro de 2025, às 16:06h.

Premiação reconhece as melhores práticas de administração tributária do País

Sistema desenvolvido na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) recebeu o 1º lugar no Prêmio Tributare 2025. A premiação, que reconhece as melhores práticas de administração tributária do País, foi concedida ao auditor fiscal Tiago Strapazzon Severo, da Gerência Regional da Fazenda em Chapecó, no Oeste do Estado. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira (18), em Brasília, e integra o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, organizado pela Febrafite.

A premiação reconheceu o “Sistema de Detecção de Grupos Econômicos Irregulares: Inteligência Artificial para Combate à Elisão Fiscal no Simples Nacional” como uma das iniciativas mais inovadoras entre as 31 avaliadas nesta edição. O projeto utiliza Big Data e Inteligência Artificial para identificar estruturas irregulares que burlam as regras do regime simplificado, reforçando a capacidade investigativa dos fiscos e ampliando a justiça fiscal.

Para o secretário Cleverson Siewert, o resultado coloca Santa Catarina novamente em lugar de destaque no País e é um importante reconhecimento ao trabalho de modernização da administração tributária que vem sendo implementado pela SEF. “O uso da tecnologia e da inteligência artificial é cada vez mais estratégico e vem mudando o Fisco de Santa Catarina. Projetos desta natureza fortalecem a nossa relação com o contribuinte, nos aproximam do cidadão e são fundamentais no combate à sonegação”, disse o secretário.  

Estudante de Ciência de Dados,  Tiago Severo usa sua experiência em ferramentas como Big Data para desenvolver soluções que combinam conhecimento tributário e tecnologia de ponta. Para o auditor fiscal da SEF/SC, inteligência fiscal é hoje elemento central do trabalho fazendário. “Não basta transformar dados em informação. É necessária a inteligência fiscal para as melhores tomadas de decisão”, destaca o auditor.

“A iniciativa premiada reflete o esforço continuado da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina em fortalecer ferramentas de fiscalização e combate à sonegação, especialmente diante das transformações exigidas pela Reforma Tributária. O prêmio também reafirma o protagonismo técnico dos profissionais catarinenses em agendas de inovação e eficiência”, avalia o presidente do Sindifisco/SC, auditor fiscal Cristiano Colpani.


*Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindifisco