Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 24 de novembro de 2025, às 17:21h.

Secretário Cleverson Siewert foi um dos palestrantes do seminário que ocorre nesta segunda e terça-feira (24 e 25) no auditório da ACATE

Fotos: divulgação SEF/SC 


A integração entre os servidores, o alinhamento de estratégias e a consolidação das boas práticas que fazem de Santa Catarina um modelo nacional em gestão fiscal marcaram a abertura do Seminário Anual da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). 

O encontro também reúne servidores da Diretoria do Tesouro (DITE) e da Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR) e tem como objetivo central o fortalecimento das práticas de gestão fiscal, financeira, orçamentária e contábil no Governo de Santa Catarina. A programação é voltada para a carreira de Auditor Estadual de Finanças Públicas e ocorre nesta segunda e terça-feira (24 e 25), no auditório da Acate, em Florianópolis, com o apoio do SINDAF-SC.

Um dos palestrantes do primeiro dia do encontro, o secretário Cleverson Siewert destacou o papel estratégico das equipes da SEF/SC na consolidação do equilíbrio das contas públicas e ressaltou a qualificação da gestão fiscal catarinense.

“Sou testemunha do compromisso, da seriedade e do espírito público dos servidores da Secretaria da Fazenda. O governador Jorginho Mello conta e confia no trabalho de cada um de vocês. Os auditores de finanças têm papel fundamental nesse processo, garantindo que a gestão pública tenha como marcas a responsabilidade fiscal e a transparência”, disse o secretário. “Com as contas em dia, o Governo do Estado tem hoje todas as condições de planejar o futuro, incentivar o desenvolvimento e pensar em Santa Catarina para os próximos 20 anos”, ressaltou o secretário. 

Trabalho integrado fortalece a gestão fiscal de SC

Diretora da DCIF, a auditora de finanças Vera Lúcia Hawerroth Santana destacou a trajetória de cooperação técnica entre as diretorias da SEF/SC, o que é fundamental para a qualidade das informações contábeis, garante responsabilidade fiscal e sustenta a credibilidade de Santa Catarina no cenário nacional.

Seguindo o mesmo raciocínio, o presidente do SINDAF-SC, auditor de finanças Sandro Medeiros Alves, ressaltou a maturidade institucional da carreira de Auditor Estadual de Finanças Públicas e sua relevância para a boa governança fiscal. Já o diretor de Relações Institucionais do SINDAF-SC, auditor de finanças Rafael Pinheiro, enfatizou a importância do encontro para fortalecer o sentimento de pertencimento e a cooperação entre as equipes da SEF/SC.

Investimentos históricos e sem aumentar impostos

Com o tema “Santa Catarina, um Estado de oportunidades”, a palestra do secretário Cleverson Siewert mostrou que a responsabilidade fiscal é um dos pilares da gestão do governador Jorginho Mello. Ao expor estatísticas e indicadores, o secretário ressaltou a importância da geração de emprego e renda, o que passa pelos incentivos ao setor produtivo e desenvolvimento de Santa Catarina. 

Com exemplos concretos, Cleverson Siewert mostrou o significativo volume de investimentos em projetos estruturantes realizados pela atual gestão. Os servidores observaram que, em valores atualizados para os dias de hoje, o governador Jorginho Mello investiu o dobro da média dos demais governadores nos dois primeiros anos de cada governo em mais de 200 anos de história do Estado: R$ 7,3 bilhões entre 2023 e 2024. 

O secretário destacou ainda que todos os resultados foram obtidos sem aumento da carga tributária, uma vez que o Estado é um dos únicos do País que não aumentou impostos nos últimos três anos. 

Nota máxima do Tesouro Nacional 

Conquistas importantes da gestão fiscal catarinense também ganharam destaque na fala do secretário aos servidores. Citou, entre os exemplos, a nota máxima obtida por Santa Catarina junto à Secretaria do Tesouro Nacional, a CAPAG A+, e a avaliação da S&P Global Ratings que elevou a perspectiva do Estado em 2024, garantindo o melhor rating de crédito desde 2017 na escala global e mantendo a nota “brAAA” na escala nacional. 

“As notas máximas comprovam que o nosso Estado é um bom pagador, honra seus compromissos, investe, tem todas as condições de crescer, incentiva os negócios e oferece segurança jurídica aos investidores”, disse. 

SIGEF é modelo para o Brasil

O secretário lembrou ainda do SIGEF, sistema contábil e financeiro criado pela DCIF e que é modelo nacional, cedido ao Governo de São Paulo e também ao Comitê Gestor do IBS da Reforma Tributária, responsável pela implementação do novo sistema tributário brasileiro.

Ao encerrar sua participação, Cleverson Siewert destacou que a integração técnica, o uso estratégico da tecnologia e a inovação serão determinantes para preparar Santa Catarina para os desafios impostos pela Reforma Tributária e para a continuidade dos avanços na gestão fiscal catarinense. 

"O uso do SIGEF pelo Comitê Gestor do IBS reafirma o protagonismo de Santa Catarina como referência em modernização e governança fiscal”, disse. “Esse reconhecimento evidencia o comprometimento do governador Jorginho Mello e de toda a gestão estadual com a responsabilidade fiscal e a eficiência na administração pública", complementou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do SINDAF-SC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br