23/06/2022

Governo do Estado realiza audiência pública do Programa de Concessão de Parques


 

Foto: Ascom/IMA

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou na noite desta quarta-feira, 22, a audiência pública referente à concessão de serviços turísticos no Parque Estadual da Serra Furada (PAESF). Esta é a segunda audiência realizada pelo Programa de Concessão dos Parques Estaduais de Santa Catarina.

"Avançamos mais uma importante etapa para garantir o desenvolvimento econômico sustentável das unidades de conservação do Estado, e ajudar a consolidar o Programa do governo de Carlos Moisés que abrange cinco Parques Estaduais em Santa Catarina, administrados pelo IMA”, destacou o presidente Daniel Vinicius Netto.

Na abertura da audiência, o diretor de Biodiversidade e Florestas do IMA, Rogério Rodrigues, enalteceu que todos trabalham para que os Parques sejam cada vez mais espaços abertos para visitação, lazer e ecoturismo. “Continuaremos preservando e conservando, mas também queremos muito que o cidadão vá ao Parque”, afirmou.

O evento ocorreu de forma presencial no Centro de Convivência de Idosos, em Grão-Pará, Sul do estado. O público em geral também pôde acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Governo do Estado na plataforma YouTube. Estas audiências são realizadas para complementar a consulta pública, que antecede a publicação do edital de licitação, e são essenciais para apresentar as propostas às autoridades locais e comunidade.

 

Fotos: Aurélio Aguiar/IMA

Parceria

O Programa de Concessões de Parques Estaduais de Santa Catarina é executado pelo IMA em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI/SC), e o Instituto Semeia.

"Na semana passada realizamos a audiência pública do parque do Rio Canoas e, hoje, estamos em Grão-Pará para a concessão do parque da Serra Furada. São ações que fazem parte do programa de parcerias e investimentos do Governo do Estado, cujo objetivo é fomentar o ecoturismo, sempre primando pela sustentabilidade", destacou a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio. Segundo ela, a parceria com o BNDES está sendo fundamental para o bom desempenho dos trabalhos.

O projeto referente ao Parque Estadual da Serra Furada prevê, através de parcerias público-privadas, a construção e a implementação de centro de visitantes, restaurante, melhorias nas trilhas existentes, mirantes, orquidário, arvorismo, tirolesa, entre outros. O valor do contrato, para um período de 30 anos, é de R$ 123 milhões e inclui os investimentos obrigatórios do concessionário em estruturas e os custos na operação dos serviços turísticos durante todo o período.

A unidade de conservação ambiental abrange os territórios municipais de Grão-Pará e Orleans, protegendo paisagens exuberantes das encostas da Serra Catarinense. A relevância ecológica do Parque está relacionada à conservação da Mata Atlântica e à proteção de significativo número de espécies florestais raras e animais ameaçados de extinção, além de abrigar diversas espécies de aves, de anfíbios e répteis.

A audiência pública contou também com a participação do prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, do vice-prefeito de Orleans, Mário Coan, do presidente da Câmara de Vereadores de Grão-Pará, Rafael Morgan Dacoreggio, de secretários municipais e do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bruno Zanotto, além do público em geral.Além do Parque Estadual da Serra Furada, o Programa abrange também os parques da Serra do Tabuleiro, Rio Canoas, Acaraí e Fritz Plaumann.

Informações adicionais à imprensa:
Márcia Callegaro 
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 
Site: www.ima.sc.gov.br  




Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback