quinta-feira, 4 de setembro de 2025, às 08:53h.
Plataforma passou a ser a principal base para identificação de contribuintes irregulares, além de suportar ações de combate à sonegação

A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) foi reconhecida ao conquistar um dos prêmios Cloudera Data Impact Awards, na categoria Open Datalake and Iceberg Innovation. Entregue na noite desta quarta-feira, 3, no evento EVOLVE 25, em São Paulo, o prêmio destaca iniciativas de excelência no uso de tecnologias de dados e consolida o papel da SEF/SC como referência em inovação no setor público.
Além da premiação, a Fazenda recebeu dois convites especiais da Cloudera neste ano: para o Cloudera Evolve, principal evento anual da empresa, e para o Customer Executive Forum (CEF), encontro restrito a clientes estratégicos.
O reconhecimento se deu pela indicação e vitória do projeto da SEF/SC como destaque. A solução, chamada de SAT-Datalake, utiliza a plataforma de Big Data da Cloudera como base tecnológica para processamento, armazenamento e análise de grandes volumes de dados, possibilitando avanços significativos em governança de dados, segurança, analytics e integração de ambientes híbridos.
Combate à sonegação
A plataforma também passou a ser a principal base para identificação de contribuintes irregulares (chamadas empresas "noteiras"), além de suportar ações de combate à sonegação, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a justiça fiscal e a concorrência leal no setor produtivo catarinense.
Participação em eventos
O Evolve é o evento onde a Cloudera apresenta inovações, novas funcionalidades e casos de uso aplicados em diferentes setores, oferecendo uma oportunidade única para que a SEF/SC acompanhe as tendências tecnológicas, antecipe mudanças e traga insights práticos para suas iniciativas.
Já o CEF é reservado a um grupo seleto de clientes estratégicos da Cloudera. Trata-se de um espaço de troca direta com a alta liderança da empresa, em que executivos compartilham desafios e prioridades que podem influenciar o direcionamento futuro dos produtos. A participação nesse fórum reforça o caráter estratégico da SEF/SC e amplia seu networking institucional com organizações de relevância global.
A conquista do prêmio e os convites recebidos representam não apenas reconhecimento, mas também a oportunidade de a Fazenda participar ativamente da construção do futuro da tecnologia de dados aplicada ao setor público.
Representaram o Fisco catarinense no evento os auditores fiscais Teodoro Correa da Cunha Junior e Gabriel Coch Silveira, do SAT - Sistema de Administração Tributária.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br