09/06/2022

Plano 1000: Secretaria da Fazenda discute projetos para Joinville

Foto: Divulgação / SEF

O secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, recebeu nesta quarta-feira, 8, o prefeito de Joinville, Adriano Silva. Na pauta, ações do Plano 1000 que serão implementadas no município. A previsão é que Joinville receba R$ 604 milhões, ao longo de cinco anos.

“É a maior cidade do estado e uma das principais economias não apenas de Santa Catarina, mas do país. Vamos investir no planejamento, para que Joinville cresça com desenvolvimento ordenado, atraindo cada vez mais empresas de alto valor agregado e gerando mais empregos”, disse Eli.

Na última semana, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o compromisso do Governo em disponibilizar R$ 11,8 milhões para Joinville, que serão usados na reforma da Unidade de Atendimento Imediato do Hospital São José, na pavimentação da Rua Waldemiro José Borges e na requalificação viária da Rua Santa Catarina. Em maio, foi publicada a autorização de R$ 900 mil para reforma, ampliação e adequação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Willy Schossland. Os repasses serão liberados mediante a apresentação do resultado da licitação.

Pelo Plano 1000, os municípios catarinenses receberão recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante, conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O secretário da Fazenda reafirmou a intenção de realizar obras que busquem o desenvolvimento futuro de Santa Catarina. "Temos tanta burocracia para resolver as coisas, precisamos destravar o Estado, destravar o município. Assim conseguiremos investir em projetos que vão melhorar a vida dos catarinenses", destacou.

Projeto inovador para mobilidade

Durante o encontro, foi discutida a implantação de um projeto piloto de eletromobilidade de transporte coletivo para Joinville. Segundo o secretário da Fazenda, a ideia é inovar, investindo em meios de transporte mais modernos, que reduzem as emissões de carbono e poluentes.

“É uma oportunidade de desenvolvimento econômico para nosso Estado, que vai fomentar a inovação na indústria e gerar mais empregos”, afirmou Eli. Segundo ele, como há fabricantes de ônibus, autopeças e demais equipamentos em Santa Catarina, com a mudança do transporte movido a diesel para o elétrico será criado um novo parque industrial no estado. “Com isso, poderemos atrair novas indústrias para Santa Catarina, que atenderão a nova demanda”, explicou.

A reunião contou com a presença do vice-presidente industrial da Busscar, Maurício Cunha. Segundo ele, Joinville tem potencial para esse investimento e é possível traçar um modelo específico para atender a demanda local.

Informações adicionais para imprensa:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado da Fazenda