Iniciar ou Retificar Declaração do ITCMD


O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD é um imposto Estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança, diferença de partilha ou doação.    O imposto deve ser calculado e declarado pelo próprio sujeito passivo, que fica obrigado a antecipar o seu pagamento, sem prévio exame da autoridade administrativa.  Porém,  a extinção do crédito tributário ainda dependerá de homologação pela Fazenda Pública.

Esta aplicação on-line deve ser utilizada para iniciar uma nova declaração, alterar uma declaração já enviada, ou ainda para:

1) Registrar pedido de imunidade ou isenção de ITCMD
2)  Abrir uma declaração de ITCMD e continuar o seu preenchimento
3)  Consultar uma declaração de ITCMD enviada
4)  Reimprimir os documentos gerados por uma declaração de ITCMD enviada
    (DARE-DIEF-Pedido de Imunidade/isenção)
5)  Registrar recurso de um pedido de imunidade/isenção de TCMD
     indeferido
6)  Consultar a situação da declaração de ITCMD

AVISO IMPORTANTE:

Tendo em vista a grande quantidade de incorreções no preenchimento da DIEF/ITCMD no tocante à identificação do VALOR VENAL DOS IMÓVEIS, esclarecemos que este nada mais é do que o valor de mercado do imóvel, sendo definido como o montante que poderia ser obtido com a venda do bem em situações normais de mercado e sem favorecimentos. 



Utilize o botão "Acessar on-line" abaixo para iniciar uma nova declaração do ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, ou para alterar uma declaração já enviada.

Gerências Regionais da Fazenda Estadual

Horário de atendimento: das 13:00h às 19:00h.

Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback