quinta-feira, 24 de julho de 2025, às 11:38h.
Operação realizada nos municípios de Içara e Cocal do Sul teve o apoio da PMRv e da Defesa Civil

Fotos: SEF/SC, Divulgação
Uma operação realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) flagrou quase R$ 500 mil em mercadorias transportadas com irregularidade fiscal pelas rodovias estaduais que cruzam o Sul de Santa Catarina. A fiscalização ocorreu na terça e quarta-feira, dias 22 e 23, e contou com a parceria da Defesa Civil, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Cidasc e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
As abordagens do Fisco ocorreram em dois pontos estratégicos. Na terça-feira, os auditores fiscais estiveram na SC 445 (KM 62), em Içara. Já na quarta-feira, a fiscalização ocorreu no KM 358 da SC 108, em Cocal do Sul.
Em dois dias de operação, 158 veículos foram abordados. A fiscalização resultou no registro de 36 ocorrências e no flagrante de quase R$ 500 mil em mercadorias transportadas com algum tipo de irregularidade.
Uma das infrações identificadas pelos auditores fiscais foi o transporte de cargas de vidro e de pneus sem as respectivas notas fiscais, o que contraria a legislação tributária e leva a sonegação de impostos.
A operação desta semana é parte da estratégia contínua da SEF/SC de reforçar o controle sobre a circulação de mercadorias no território catarinense, combater a sonegação fiscal e garantir a concorrência leal no mercado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br