quinta-feira, 23 de outubro de 2025, às 10:50h.
Com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, reunião de trabalho da SEF/SC promoveu painéis temáticos para debater desafios e a modernização do Fisco catarinense

Fotos: Thiago Kaue/SECOM GOV SC
A integração entre equipes, o compartilhamento de experiências e o alinhamento de estratégias que impulsionam a modernização da administração tributária marcaram o 2º Fisco em Debate — Uma Jornada Pela Eficiência Fiscal, realizado nesta quarta-feira, 22, em Florianópolis. O encontro reuniu auditores fiscais, analistas da Receita e diretores da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) para discutir os avanços e desafios do Fisco catarinense.
A vice-governadora Marilisa Boehm também participou do evento, ressaltando a importância da gestão fiscal responsável e o papel da administração tributária na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
"Em Santa Catarina, não aumentamos impostos. Ao contrário: incentivamos o desenvolvimento econômico e atraímos investimentos para o nosso Estado. É exatamente com esse espírito que o Governo do Estado, sob a liderança do governador Jorginho Mello, vem fortalecendo o diálogo entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade", destacou a vice-governadora.
Em seu recado inicial, o secretário Cleverson Siewert lembrou que a fiscalização é fundamental ao funcionamento do Estado e na implementação de políticas públicas que impactam diretamente na vida dos catarinenses.
"Sou testemunha do compromisso e espírito público de cada um de vocês. Qualidades de uma gestão que sempre buscou a eficiência fiscal, o aperfeiçoamento da administração tributária e as melhores entregas para os catarinenses", apontou. "Com segurança jurídica e justiça tributária, hoje Santa Catarina tem um ambiente de negócios ainda mais favorável do que tinha quando começamos esse trabalho juntos na gestão do governador Jorginho Mello", reforçou o secretário.
A abertura dos trabalhos também teve a participação do presidente do Sindifisco/SC, Cristiano Colpani, que enalteceu a integração promovida pelo encontro. Apoiador do evento, o Sindifisco celebrou 37 anos de história nesta quarta-feira.
"Nosso objetivo foi reunir os colegas de todo o Estado para discutirmos a participação de Santa Catarina no cenário geopolítico. Nosso Estado transaciona com vários países do mundo, importando e exportando. Precisamos entender e aprimorar o que podemos fazer para melhorar ainda mais esse comércio", manifestou Colpani.
Avanços da administração tributária
A reunião de trabalho foi pautada por exposições e debates conduzidos por auditores fiscais de diferentes áreas da administração tributária, que abordaram temas como estratégias para incrementar a receita, a atuação regional do Fisco, o uso de dados na fiscalização e os avanços tecnológicos já implementados e projetados para os próximos anos.
Entre os destaques, o diretor de Administração Tributária, Dilson Takeyama, demonstrou como a Receita Estadual de SC conseguiu desempenho acima da média nacional, sem recorrer ao aumento de impostos. "Nós não somos um Fisco de excelência apenas por conta dos nossos sistemas, ferramentas tecnológicas, processos ou nossa legislação. Somos um Fisco de excelência, principalmente, em razão das nossas pessoas", enalteceu o diretor.
Diferentes regiões atendidas pelo Fisco catarinense estiveram representadas no painel DIAT pelo Estado, que contou com a participação dos gerentes regionais da SEF Vilmar Everling (Chapecó), Léo Patricio (Criciúma), Olandio Hornburg (Joinville) e Aline Baroni (Florianópolis). A mediação ficou por conta do consultor de Gestão de Administração Tributária, Felipe dos Passos.
Também participaram das demais exposições os auditores fiscais Edson Dal Castel, Omar Afif, Teodoro Cunha e Huélinton Pickler, servidor recém-aposentado que recebeu homenagens pelas três décadas de contribuição ao Fisco.
Projetos estruturantes
Com o tema "A Força da Arrecadação no Desenvolvimento de Projetos Estruturantes em SC", o painel apresentado pelo secretário Cleverson Siewert demonstrou que a geração de emprego e renda é um dos pilares de gestão do governador Jorginho Mello. A partir da exposição de estatísticas, indicadores e exemplos concretos, o secretário detalhou como este compromisso se notabiliza nas medidas de incentivo ao setor produtivo e nos investimentos expressivos em projetos estruturantes.
O público presente observou que, em valores atualizados para os dias de hoje, o governador Jorginho Mello investiu o dobro da média dos demais governadores nos dois primeiros anos de cada governo em mais de 200 anos de história do Estado: R$ 7,3 bilhões entre 2023 e 2024.
O olhar para o futuro também esteve em pauta. Com o propósito de pensar o Estado para as próximas duas décadas, o secretário Cleverson Siewert reforçou a importância de se investir na infraestrutura em seu conceito mais amplo, contemplando energia, água, saneamento, conectividade e internet, considerada a estrada do conhecimento.
"Todos os painéis deste evento mostraram com muita clareza o quanto o planejamento, a inteligência de dados e a integração têm sido fundamentais para fortalecer nossa arrecadação e consolidar a cultura da modernização e da eficiência na gestão tributária. Sob a liderança do governador Jorginho Mello, estamos materializando esses avanços em políticas públicas e na criação de um ambiente cada vez mais favorável ao crescimento econômico e social em nosso Estado", afirmou o secretário.
Comércio internacional
A 2ª edição do Fisco em Debate também atraiu as atenções para o cenário internacional com a participação do professor e cientista político Heni Ozi Cukier, mais conhecido como professor HOC, responsável pelo maior canal de geopolítica do Brasil no YouTube.
Com uma abordagem clara e provocadora, o palestrante convidado traduziu como os movimentos do tabuleiro global influenciam diretamente as economias do mundo e o ambiente de negócios.
Sua exposição demonstrou que compreender os acontecimentos do noticiário geopolítico é essencial para planejar políticas públicas e decisões estratégicas em um Estado cada vez mais conectado com o mundo, como é o caso de Santa Catarina.
Participaram da programação os secretários Augusto Piazza (adjunto da Fazenda), Kennedy Nunes (Casa Civil), Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço), Paulo Bornhausen (Articulação Internacional e Projetos Estratégicos), Henrique de Freitas Junqueira (adjunto da Casa Civil), Lucas Amancio (adjunto do Planejamento), Ricardo Miranda Aversa (adjunto da Proteção e Defesa Civil), além do presidente da InvestSC, Ricardo Lacerda, do comandante-geral da Polícia Miliar, coronel Emerson Fernandes, e do consultor executivo da SEF/SC, Julio Cesar Marcellino Jr.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br