sexta-feira, 15 de março de 2024, às 12:24h.

O Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do estado, ganhou uma nova estrutura nesta quinta-feira, 15. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, inauguraram o espaço anexo projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto.

O governador enfatizou a importância desta inauguração ao proporcionar mais condições efetivas para a ressocialização dos internos à sociedade por meio de oportunidades de trabalho e educação, além de começar a mudar a realidade do setor prisional catarinense. “Eu tô vindo aqui, em demonstração à Justiça de Santa Catarina, ao Ministério Público, à Defensoria, para dizer da minha vontade em melhorar definitivamente o sistema prisional. Que a gente possa fazer com que todos eles sejam laborais, que a gente possa qualificar, o preso possa se recuperar, possa se ressocializar de verdade”, disse Jorginho Mello.

Com uma área construída de 2.265 metros quadrados, a edificação foi projetada com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais. A nova estrutura oferece 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência com capacidade para 12 vagas. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

O secretário da SAP, Carlos Alves, ressaltou a relevância desta entrega para o sistema prisional catarinense e destacou o compromisso do Governo em aprimorar a Polícia Penal. “Esse anexo vai comportar presos da região aqui de Tubarão e de parte do Sul do estado também. O governo Jorginho Mello recebeu uma herança de um déficit de mais de 5.000 vagas. Este é o primeiro passo para começar a diminuir esse déficit. Então aqui com quase 450 vagas já vai dar uma desafogada nisso. E com a entrega de novas unidades prisionais previstas ainda para este ano, ampliaremos o número de vagas e a oferta de oportunidades de trabalho, resolvendo um problema que vem se arrastando por anos em Santa Catarina”, explicou o secretário Carlos Alves.

O novo espaço

O projeto arquitetônico e de engenharia da unidade priorizou o conforto térmico e acústico, bem como a iluminação natural e a ventilação adequada dos ambientes, garantindo também a acessibilidade e o uso de tecnologias que garantem a segurança em toda sua estrutura. Vale lembrar que o Complexo já conta com um presídio com 535 presos e uma penitenciária com 370 apenados.

A secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, destacou o chamamento de novos policiais para a Polícia Penal em Santa Catarina, visando reforçar o quadro de servidores e fortalecer a segurança da população catarinense. “Vamos recompor os quadros de servidores que atuam no sistema prisional, uma medida importante para a estruturação da Polícia Penal do Estado, que garante mais segurança para a população catarinense”, ressaltou a secretária.

Outros Projetos em Andamento

Além dessa inauguração, o Governo de Santa Catarina mantém seu compromisso de fortalecer o sistema prisional em diferentes regiões do estado. Entre os projetos mais avançados, destacam-se a construção da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul e as obras de ampliação do Presídio Masculino de Videira e do Presídio Masculino de Canoinhas, que irão melhorar a infraestrutura carcerária.

Com a construção das novas unidades, o Governo de Santa Catarina também ampliará as oportunidades de atividade laboral para os detentos. A expansão das vagas de trabalho dentro do sistema prisional proporciona aos internos a chance de adquirir habilidades profissionais e contribui para reintegração social e redução da reincidência criminal.

Também estiveram na cerimônia os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, os deputados estaduais Estêrner Soratto e Volnei Weber, além do prefeito de Tubarão Jairo dos Passos Cascaes.

Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos