01/12/2023

Roadshow apresenta PPP do Aeroporto de Jaguaruna para investidores na B3


Investidores interessados na Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Aeroporto de Jaguaruna participaram nesta sexta-feira, 1º de dezembro, do Roadshow na B3, sede da bolsa de valores brasileira, em São Paulo. Representantes de empresas puderam conhecer detalhes do edital que prevê a concessão patrocinada do aeroporto, tiveram acesso a informações sobre o Estado de Santa Catarina e puderam tirar dúvidas sobre o processo que está em andamento, que é a primeira PPP da história do governo estadual. O leilão, que também será realizado na B3, está previsto para 1º de fevereiro de 2024.

“Estamos muito confiantes neste processo e, junto com o governador Jorginho Mello, acreditamos que a PPP do Aeroporto de Jaguaruna será a grande virada deste equipamento de infraestrutura que é considerado de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

O secretário da Casa Civil, Estener Soratto, também acompanhou o Roadshow e acredita na sucesso da histórica PPP.

“São investimentos necessários para que o Aeroporto de Jaguaruna cresça e tenha um salto de qualidade no atendimento ao passageiro. Além disso, será possível buscar o tão sonhado transporte de cargas para que o Sul tenha mais um dispositivo de ligação com o resto do Brasil e do mundo”, falou Soratto.

O projeto de concessão, que foi iniciado pela SCPAR e qualificado no PPI – Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina, está sendo conduzido conjuntamente pela SPAF e pela Secretaria da Fazenda.

“Este momento do Roadshow é uma etapa importante do processo. É o momento que apresentamos o projeto aos interessados, buscamos ampliar a divulgação e o alcance para o maior número de investidores possíveis para que tenhamos um leilão de sucesso para Santa Catarina”, comenta o diretor de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Fazenda , Renato Lacerda.

O edital

Conforme o edital, lançado no início do mês de novembro pelo governador Jorginho Mello, os investimentos previstos são de R$ 60 milhões e incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros já nos três primeiros anos, além de manutenções que contam como investimento e reinvestimento durante o período do contrato. O investimento máximo do Estado na PPP será de cerca de R$ 33 milhões.

O Aeroporto de Jaguaruna movimenta atualmente cerca de 10 mil passageiros por mês, chegando a 120 mil por ano. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.

 

Escrito por:

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF

Redes Sociais @spafsc

e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br