01/12/2023

Atração de investimentos tem novo portal e nova estrutura organizacional em SC


Para estimular ainda mais o ambiente de negócios e ampliar o potencial econômico de Santa Catarina, as atividades voltadas à atração de investimentos agora contam com uma nova estrutura organizacional na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).

Sob a direção do auditor fiscal Renato Lacerda, a antiga Diretoria de Desestatização e Parcerias (DIDE) passa a ser denominada Diretoria de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos (DIAI), ampliando seu escopo de atuação.

Vinculada à DIAI a partir desta reformulação, a Gerência de Captação de Recursos (GECAR) terá a missão de viabilizar investimentos para financiar ações diretas da administração estadual em infraestrutura, enquanto a busca por Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões permanecerá como atribuição da Gerência de Parcerias e Concessões (GEPAC).

Já os investimentos direcionados ao setor produtivo, com a premissa de atrair empresas e novos negócios para Santa Catarina, ficarão a cargo da recém-criada Gerência de Atração de Investimentos (GEDAI).

A restruturação da diretoria, destaca o secretário Cleverson Siewert, é resultado de um trabalho de aperfeiçoamento que busca otimizar a combinação de investimentos públicos e privados para gerar mais emprego, renda e impulsionar o desenvolvimento do Estado.

"Sob a liderança do governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um ambiente de negócios cada vez mais convidativo aos olhos do Brasil e do mundo. Temos a diretriz de considerar todas as legislações e marcos legais disponíveis para a atração do capital privado em prol do desenvolvimento do Estado", completa Siewert.

 

Programa de Parcerias e Investimentos tem site reformulado

 

Além das mudanças na estrutura organizacional, o Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI-SC), coordenado pela Fazenda, já está hospedado em um novo portal na internet (https://www.ppi.sc.gov.br). Criado estrategicamente para atrair investimentos do setor privado voltados a novos empreendimentos de infraestrutura, o PPI-SC reúne todas as opções de parcerias público-privadas e concessões que possam reduzir o custo da máquina pública e oferecer melhores serviços aos catarinenses.

O trabalho de reformulação do site contou com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), modernizando o visual da página e a experiência de navegação dos usuários. O conteúdo agora pode ser explorado com mais facilidade em computadores, smartphones e tablets.

Na avaliação do diretor Renato Lacerda, o lançamento do novo portal demonstra a importância do Programa de Parcerias e Investimentos para o Estado. "É uma vitrine que exibe informações de todos os projetos de parcerias em estudo, apresentando seus respectivos estágios e o grau de maturidade de cada um. A página facilita o acompanhamento de cada iniciativa pela sociedade e permite que os investidores conheçam toda a nossa carteira de oportunidades de investimentos em infraestrutura", analisa.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus

Roelton Maciel

(48) 3665-2575

ascom@sef.sc.gov.br