15/06/2022

Estado realiza audiência pública de concessão do Parque Estadual Rio Canoas


ima realiza primeira audiencia publica do programa de concessao de parques estaduais 20220614 1073652520
Foto: Márcia Callegaro/IMA

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), deu um passo marcante para o Programa de Concessão de Unidades de Conservação de Santa Catarina. A primeira audiência pública foi realizada na tarde desta terça-feira (14), referente à concessão de serviços turísticos no Parque Estadual Rio Canoas (PAERC),

As audiências ocorrem para complementar a consulta pública, que antecede a publicação do edital de licitação, e são essenciais para apresentar as propostas às autoridades locais e comunidade. Neste caso, o evento presencial ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Campos Novos, no Meio-Oeste. O público em geral pôde acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Governo do Estado na plataforma YouTube. 

Na abertura da audiência, o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada para manutenção das unidades de conservação do estado, administradas pelo Instituto. “Esta é uma tendência de gestão que segue um modelo mundial, e que será inovadora em Santa Catarina. Esperamos concluir o processo de concessão ainda em 2022 com muitos investidores interessados nesta parceria”, ressaltou.

No caso do Parque Estadual Rio Canoas, estão previstos investimentos de quase R$ 112 milhões em valor de contrato, por um período de 30 anos. Os recursos deverão ser aplicados obrigatoriamente pela concessionária em estruturas para alimentação, hospedagem, apoio aos usuários e atrativos, tais como trilhas em meio à mata e mirantes para apreciação da paisagem do Parque. Esportes de aventura também poderão ser oferecidos ao público. A empresa vencedora da licitação poderá explorar o uso dos espaços e atrativos implementados no parque, assim como cobrar ingressos dos visitantes.

“O PPI é o maior programa de concessões da história do Governo de Santa Catarina. Em vários setores, estamos trabalhando para atrair investimentos privados para iniciativas públicas”, destacou o diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Ramiro Zinder. 

A audiência pública contou ainda com a presença do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Frederico Valente, do prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, da presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, e do vereador de Abdon Batista, Juliano Mecabô, além de técnicos do IMA e outros representantes da sociedade civil. 

O Programa de Concessões de Parques Estaduais de Santa Catarina é executado pelo IMA em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI/SC), e o Instituto Semeia.

Além do Parque Estadual Rio Canoas, o Programa abrange também os parques da Serra do Tabuleiro, Serra Furada, Acaraí e Fritz Plaumann, que estão com os estudos em andamento. Saiba mais neste link.

Mais informações para a imprensa:
Márcia Callegaro
Assessoria de comunicação do IMA




Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback