15/06/2022

Estado realiza audiência pública de concessão do Parque Estadual Rio Canoas

ima realiza primeira audiencia publica do programa de concessao de parques estaduais 20220614 1073652520
Foto: Márcia Callegaro/IMA

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), deu um passo marcante para o Programa de Concessão de Unidades de Conservação de Santa Catarina. A primeira audiência pública foi realizada na tarde desta terça-feira (14), referente à concessão de serviços turísticos no Parque Estadual Rio Canoas (PAERC),

As audiências ocorrem para complementar a consulta pública, que antecede a publicação do edital de licitação, e são essenciais para apresentar as propostas às autoridades locais e comunidade. Neste caso, o evento presencial ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Campos Novos, no Meio-Oeste. O público em geral pôde acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Governo do Estado na plataforma YouTube.

Na abertura da audiência, o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada para manutenção das unidades de conservação do estado, administradas pelo Instituto. “Esta é uma tendência de gestão que segue um modelo mundial, e que será inovadora em Santa Catarina. Esperamos concluir o processo de concessão ainda em 2022 com muitos investidores interessados nesta parceria”, ressaltou.

No caso do Parque Estadual Rio Canoas, estão previstos investimentos de quase R$ 112 milhões em valor de contrato, por um período de 30 anos. Os recursos deverão ser aplicados obrigatoriamente pela concessionária em estruturas para alimentação, hospedagem, apoio aos usuários e atrativos, tais como trilhas em meio à mata e mirantes para apreciação da paisagem do Parque. Esportes de aventura também poderão ser oferecidos ao público. A empresa vencedora da licitação poderá explorar o uso dos espaços e atrativos implementados no parque, assim como cobrar ingressos dos visitantes.

“O PPI é o maior programa de concessões da história do Governo de Santa Catarina. Em vários setores, estamos trabalhando para atrair investimentos privados para iniciativas públicas”, destacou o diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Ramiro Zinder.

A audiência pública contou ainda com a presença do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Frederico Valente, do prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, da presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, e do vereador de Abdon Batista, Juliano Mecabô, além de técnicos do IMA e outros representantes da sociedade civil.

O Programa de Concessões de Parques Estaduais de Santa Catarina é executado pelo IMA em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI/SC), e o Instituto Semeia.

Além do Parque Estadual Rio Canoas, o Programa abrange também os parques da Serra do Tabuleiro, Serra Furada, Acaraí e Fritz Plaumann, que estão com os estudos em andamento. Saiba mais neste link.

Mais informações para a imprensa:
Márcia Callegaro
Assessoria de comunicação do IMA