04/05/2022

Audiência para a concessão do Aeroporto Regional Sul é realizada em Jaguaruna


Evento, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Governo do Estado no YouTube

O Governo do Estado de Santa Catarina deu mais um passo para a concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. Foi realizada, na tarde desta quarta-feira, 4, a audiência pública que faz parte do rito processual para o certame.

O evento presencial foi aberto a quem quisesse participar, na Câmara de Vereadores de Jaguaruna, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Governo. O vídeo continua disponível para consulta no canal. Participantes realizaram perguntas presencialmente e pelo WhatsApp durante a sessão, que foram sanadas por integrantes da comissão da concessão.

“É mais uma vitória no que diz respeito à intermodalidade, especialmente para a aviação regional. O aeroporto de Jaguaruna já é uma referência para o Sul do Estado e passará a ser ainda mais relevante com a expertise e a rapidez da iniciativa privada”, destacou o diretor de integração de transporte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ivan Amaral, que representou o titular da pasta, tenente-coronel Thiago Vieira, no evento.

“A exemplo do que acontece em outros aeroportos concedidos à administração da iniciativa privada, o objetivo é melhorar a prestação do serviço aos usuários”, explicou a secretária adjunta de Estado da Fazenda, Michele Patrícia Roncalio.

A modalidade do projeto é de concessão patrocinada. Quem vencer o processo administrará o aeroporto pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três anos, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem de 30 para 45 metros, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos do aeroporto. Em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 40 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.

Fica aberta até o dia 20 de maio a consulta pública a todos os documentos referentes ao processo. O material está disponível em site especial.sc.gov.br/ppi/consultas.

O diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria da Fazenda, Ramiro Zinder, revela que, passado este período, será realizado um Road Show (uma apresentação do projeto) para possíveis investidores.


Saiba mais

O quê: Consulta pública Aeroporto Regional Sul
Onde: Minutas do edital e do contrato disponíveis no site especial.sc.gov.br/ppi/consultas/consulta-aeroporto-regional-sul-humberto-ghizzo-bortoluzzi


Fonte: Bianca Backes | Assessoria de Impresa da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina