21/01/2022

Fazenda realiza operação na Serra catarinense


Com o apoio das Polícias Militar (PMSC) e Militar Rodoviária (PMRv) de Santa Catarina, auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) realizaram mais uma etapa da operação “Com Nota Fiscal Vai Legal”, em São José do Cerrito e em Painel, municípios da Serra catarinense. O objetivo da ação, efetuada entre os dias 18 e 20 de janeiro, foi a verificação do cumprimento de obrigações tributárias no transporte de mercadorias e produtos extrativos, como a emissão de notas fiscais e o recolhimento dos tributos devidos.

 “A fiscalização faz parte do acordo de cooperação entre a Secretaria da Fazenda e a Federação Catarinense de Municípios. A integração das entidades é útil para a identificação dos ilícitos e combate às fraudes tributárias, especialmente o transporte sem a emissão de notas fiscais e a emissão de documentos fiscais com valores subfaturados, prejudicando o movimento econômico dos municípios e a arrecadação tributária estadual”, afirma a gerente de Fiscalização da SEF/SC, Danielle Neves.

Durante a operação, foram abordados ao total de 32 veículos e constatado o transporte de toras de pinus sem documento fiscal no valor de R$ 45.534,00, correspondente a 214 toneladas da mercadoria. Além disso, foi realizada diligência em estabelecimento madeireiro sem regular inscrição estadual com R$ 254.500,00, com o equivalente a 1.470 toneladas de toras de pinus em estoque sem documento fiscal.

Cooperação com a Fecam - O acordo de cooperação “Com Nota Fiscal Vai Legal”, firmado em 2013 entre a SEF/SC e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) vem sendo prorrogado anualmente, possibilitando que os municípios e as Associações de Municípios auxiliem a Fazenda Estadual, enviando informações sobre mercadorias em trânsito e promovendo ações de educação fiscal. “Em contrapartida, verifica-se maior conscientização dos empresários e produtores sobre a correta emissão de documentos fiscais, o que reflete em retorno de ICMS para os municípios”, esclarece Danielle Neves.




Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback