15/07/2021

Estado aposta em tecnologia para ampliar segurança e controle de tributos em SC


Para otimizar a segurança pública e a fiscalização de tributos em Santa Catarina, o Governo do Estado vai investir no monitoramento com a instalação de software para reconhecimento facial nos sistemas de videomonitoramento e de câmeras com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR, do inglês Optical Character Recognition) nas rodovias. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés na noite desta quarta-feira, 14. “Santa Catarina já é reconhecido nacionalmente como o Estado mais seguro do país. Estamos investindo em tecnologia para garantir ainda mais segurança aos catarinenses e aqueles que aqui trafegam, cumprindo nossa premissa de ofertar melhores serviços minimizando os custos, em prol da sociedade”, disse o governador.

A solução tecnológica biométrica para identificação em tempo real complementará o monitoramento realizado com o programa Bem-te-vi, que reforça a capacidade de monitoramento nos espaços públicos e ajuda a reduzir os índices de criminalidade. O sistema poderá ser utilizado para reconhecimento de pessoas desaparecidas, foragidas, na confirmação de identidade de suspeitos abordados pela polícia ou mesmo na identificação de pessoas com necessidades especiais que não têm condições de se identificar, seja pela idade avançada ou condição psicossocial, permitindo a integração de dados com sistemas nacionais e internacionais. Os recursos para o projeto são da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).

O projeto prevê a aquisição 51 appliances computacionais dedicadas à detecção e identificação biométrica facial de forma automatizada sobre fluxo de vídeos, com capacidade para o processamento de 150, 100, 50 e 20 streams provenientes dos servidores do programa Bem-te-vi localizados nas cinquenta cidades mais populosas de Santa Catarina.

Câmeras com OCR nas rodovias – Para o monitoramento de veículos, o Governo do Estado investirá na instalação de sistema eletrônico que auxiliará na fiscalização de mercadorias em trânsito, incluindo transporte de artigos ilegais, bem como no combate a fraudes fiscais. A tecnologia converte diversos documentos e imagens capturadas com câmera digital em dados possíveis de serem pesquisados, permitindo a integração de sistemas para cruzamento de informações.

“Temos intensificado as fiscalizações por todo Estado, contudo, com um sistema de registros de passagens de veículos poderemos ampliar nossa atuação, minimizando as irregularidades fiscais, transportes de mercadorias ilegais ou sem documento fiscal, contrabando, descaminho e demais contravenções que prejudicam a economia catarinense”, enfatiza o secretário da SEF/SC, Paulo Eli.