Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023, às 13:32h.

O governador Jorginho Mello prestigiou, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A presença do chefe do Executivo mostrou a importância da harmonia entre os Poderes catarinenses. Na sessão, o deputado Mauro de Nadal foi eleito presidente do Legislativo pelos próximos dois anos.

“É uma Casa de conversa, é a Casa das Leis, uma Casa importante para ser parceira, cada um cumprindo seu papel constitucional. A Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade para avaliar e aprovar as matérias do Executivo que precisem de legalidade. É uma relação republicana”, disse Jorginho.

Mauro de Nadal foi eleito presidente com 38 votos favoráveis e duas abstenções entre os parlamentares. A mesa diretora foi eleita na sequência, com o deputado Maurício Eskudlark como 1° vice-presidente e Rodrigo Minotto como 2° vice-presidente.

Foto: Cristiano Andujar / Secom

:: Mais fotos no álbum

“A Política com P maiúsculo exige muitos esforços por parte dos deputados aqui do Legislativo”, comentou o presidente de Nadal, reforçando que: “É preciso deixar claro, cada vez mais, que a sociedade se organiza pela política”.

A mesa diretora da Alesc completa tem também a 1ª secretária – Paulinha, o 2° secretário – Padre Pedro Baldissera, o 3° secretário – Marcos da Rosa e o 4° secretário – delegado Egídio Ferrari. Eles foram eleitos com 37 votos favoráveis e 3 abstenções.

Em seu discurso de posse, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, homenageou várias figuras políticas da história de Santa Catarina e destacou também a trajetória do atual governador.

“Nosso governador Jorginho Mello já acumulou experiência política como vereador, deputado estadual, deputado federal e senador, desse modo, sabe muito bem como funciona essa Casa e terá muita firmeza para conduzir o nosso Estado de Santa Catarina. Ao governador, desejo êxito e manifesto que iremos manter um relacionamento de alto nível, respeitoso, de harmonia e cooperação entre os Poderes”, disse de Nadal

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação