21/06/2022

Estado repassa R$ 40 milhões para Içara e autoriza obras do Plano 1000

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

Importante unidade de saúde do Sul catarinense, o Hospital São Donato está recebendo o maior aporte de recursos de sua história. O governador Carlos Moisés esteve em Içara na manhã desta terça-feira, 21, para confirmar a liberação de R$ 40 milhões para a expansão de serviços e o custeio dos leitos de UTI. O valor inclui a construção de um novo prédio e a compra dos equipamentos para o espaço. Além disso, o governador assinou, ao lado da prefeita Dalvania Cardoso, a ordem de serviço para a pavimentação de rodovias no interior da cidade, com um investimento de R$ 7,4 milhões pelo Plano 1000.

Durante a solenidade, o governador destacou que os investimentos em saúde e infraestrutura sempre foram colocados como prioridade na atual gestão. Ele também falou sobre a importância do Hospital São Donato, que atende pessoas de toda a região Sul e conta com 140 médicos em seu quadro de funcionários. Segundo Moisés, assim como Içara, todos os 295 municípios catarinenses estão recebendo recursos do Governo do Estado.

“A vida acontece nas cidades. É nelas que o dinheiro precisa estar. Um governo verdadeiramente municipalista rompe com a geografia das urnas. Os investimentos agora chegam a todas as cidades, independentemente das preferências partidárias do prefeito. Tudo isso só pode ser feito por conta de uma gestão técnica, que reduziu o tamanho da máquina pública, revisou contratos e garantiu investimentos históricos. Aqui em Içara não é diferente”, enfatizou o governador.

A prefeita Dalvania Cardoso ressalta que, apenas nos últimos 18 meses, a prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões por transferências do Governo do Estado. Desde o início da gestão de Carlos Moisés, esse número vai para R$ 43 milhões. Dalvania acrescenta que, sem o apoio estadual, a prefeitura não conseguiria tirar do papel muitas ações.

“O que está ocorrendo agora é a verdadeira descentralização dos recursos. O dinheiro está chegando na ponta, beneficiando o cidadão. Teremos mais de R$ 40 milhões para o Hospital São Donato, que terá equipamentos de última geração. Na infraestrutura, estamos fazendo obras estruturantes, que a prefeitura sozinha não teria condições de fazer", frisou.

Melhorias no Hospital

O diretor do Hospital São Donato, Júlio de Luca, conta que a unidade tem passado por uma transformação nos últimos quatro anos. Antes, sequer possuía leitos de UTI. Agora, além de contar com 20 leitos de terapia intensiva, será construído um novo espaço com centro cirúrgico, 16 leitos cirúrgicos, central de imagem e um setor de hemodiálise. A construção do novo prédio já está em andamento, com prazo de término em dezembro deste ano e investimento de R$ 13,6 milhões. Nesta terça-feira, foram liberados ainda R$ 19 milhões para a compra dos equipamentos da nova ala.

“Somos muito gratos ao Governo do Estado. O Hospital São Donato está chegando a um novo patamar com esses R$ 40 milhões que estão sendo investidos. Vamos fazer alta complexidade e desafogar outros hospitais da região da AMREC, notadamente o Hospital São José. Iremos finalizar essa obra do novo prédio até o dia 30 de dezembro. Ela está bem adiantada. E já estamos comprando também os equipamentos”, disse De Luca.

Obras do Plano 1000

O governador e a prefeita assinaram ainda as ordens de serviço para a pavimentação de rodovias no interior do municípios, com recursos de R$ 7,4 milhões do Plano 1000. Para a Rota do Turismo Rural, que contempla as rodovias Donato Bernardino da Silva, Hildebrando da Luz e Helena Praiz, serão investidos R$ 4,3 milhões. O asfalto beneficiará produtores rurais e o acesso à região agrícola de Içara, que é reconhecida como a Capital Catarinense do Mel.

Já o Bairro Jardim Elizabete será contemplado com o asfaltamento das rodovias Ascendino Eugênio de Freitas (ICR 253) e Maria Muneretto Zilli (ICR 472). As vias ligam o Bairro com a SC-445, principal acesso ao município a partir da BR-101. Ao todo, Içara terá direito a R$ 58 milhões nos próximos cinco anos em investimentos pelo Plano 1000.

Presenças

O ato em Içara foi acompanhado pelos deputados estaduais José Milton Scheffer e Luiz Fernando Vampiro, além de secretários de Estado, prefeitos da região e autoridades locais.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom