segunda-feira, 20 de junho de 2022, às 17:23h.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

A revitalização do trecho urbano da rodovia Antônio Heil está prestes a sair do papel em Brusque. O governador Carlos Moisés e o prefeito Ari Vequi assinaram na noite desta quarta-feira, 15, a ordem de serviço para o começo dos trabalhos em um trecho de seis quilômetros. A obra será a primeira do Plano 1000 a ter início na cidade. A intervenção tem um investimento previsto de R$ 23 milhões, dos quais R$ 22 milhões são provenientes do Governo do Estado. Ao todo, a cidade tem direito a R$ 140 milhões em repasses por meio do Plano 1000, a maior iniciativa municipalista da história de Santa Catarina.

Além da revitalização da Antônio Heil, o governador também anunciou um aporte de R$ 17,5 milhões para a expansão de serviços de saúde no Hospital Azambuja . Com isso, o total anunciado apenas nesta quarta-feira para o município chegou a quase R$ 40 milhões. Segundo Carlos Moisés, os atos são importantes para as áreas da saúde e da infraestrutura. Ele destacou também a marca do municipalismo.

Trecho urbano da Antônio Heil - Foto: Cristiano Estrela/Secom

“Todos esses investimentos hoje são possíveis porque nós fechamos as torneiras do desperdício de dinheiro público em Santa Catarina. Agora há condições de se investir nas demandas das nossas cidades. São nelas que vivem os nossos cidadãos. A revitalização do trecho urbano da Antônio Heil é muito importante para Brusque. É uma obra que vai trazer mais segurança viária para todos, além de melhorar a mobilidade”, destaca o governador.

O prefeito Ari Vequi destaca que, entre investimentos estaduais e municipais, a cidade de Brusque está recebendo aproximadamente R$ 1 bilhão para obras estruturantes. Ele cita especialmente a licitação a obra da barragem de Botuverá, que ajudará na contenção de enchentes, a duplicação da SC-108 até Gaspar e a construção do novo elevado entre a Rodovia Antônio Heil e a BR-101 , anunciada nesta terça-feira.

Sobre a revitalização do trecho urbano da Antônio Heil, Vequi conta que, após a duplicação do trecho estadualizado até Itajaí, a obra tornou-se ainda mais necessária. “Nós tínhamos esse projeto e levamos ao Governo do Estado, para viabilizar por meio do Plano 1000. A rodovia corta uma região da cidade onde o comércio é muito forte, então essa obra é essencial. Essas parcerias com o Estado são fundamentais, pois a prefeitura não tem como arcar com obras caras apenas com recursos municipais. Precisamos agradecer”, relata o prefeito.

A revitalização inclui a construção de ciclovias, passeio público, nova drenagem e terceiras faixas para melhorar a mobilidade. Segundo o motorista autônomo Deni Guckert, o serviço é necessário. “Essa rodovia é muito importante para nós que trabalhamos com transporte. Eu sou de fora, mas estou na região com frequência. Ela é ainda mais fundamental para o pessoal que mora em Brusque e passa aqui todo dia”, diz Guckert.

Visita à Unifebe

Mais cedo, o governador fez uma visita ao Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Ele visitou a reitoria e o bloco da saúde. Da reitora Rosemari Glatz, Moisés recebeu a informação de que 37% dos alunos matriculados recebem algum tipo de bolsa por meio do programa UniEdu. Nos últimos anos, o Governo do Estado mais que dobrou os investimentos no setor.

O ato em Brusque foi acompanhado pelo deputado estadual Osmar Vicentini, secretários de Estado e autoridades locais.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom