Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, às 18:32h.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) deu início, na última semana, ao curso básico de captação de convênios federais, em parceria com a Fundação ENA. “Por meio da gerência de captação de recursos, elaboramos essa capacitação para atualizar os servidores que atuam nesta área. O curso aborda os conceitos básicos, as principais aplicabilidades e facilidades para captação de recursos”, explica a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio.

São seis módulos, divididos em 18 horas-aulas. O curso é coordenado pelos auditores fiscais de Finanças Públicas, Gutemberg Salles Afonso e Alexandra Furtado Dias. “Inicialmente nossa ideia era abrir 50 vagas, mas com a grande procura aumentamos para 79 vagas. Ao final do curso o aluno terá visto todo o processo de captação via transferência voluntária, desde a legislação aplicada até a prestação de contas”, esclarece Gutemberg.

Em 2021, as captações de recursos federais, incluindo convênios e emendas, somaram R$ 104,3 milhões, incluindo as contrapartidas. “Isso representa um crescimento de 7% em relação a 2020, contudo, se compararmos com 2018, o incremento foi de 75%”, ressalta Michele. Segundo ela, nestes dados não estão computados os repasses fundo a fundo, como é o caso da Saúde e SUS, por exemplo.