Cândido de Oliveira Ramos ( Período: 1930 - 1932 )

Natural de Lages, SC, a 11.3.1889, filho de Henrique de Oliveira Ramos e de D. Maria Cândida Ramos. Fez os estudos na fazenda de seu pai, com fr. João Crisóstomo Adams ofm. Bacharel em Letras pelo Colégio Nossa Senhora da Conceição, São Leopoldo, RS. Formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina, Rio de Janeiro (1913). Viajou para Paris, a fim de fazer curso de especialização. Rebentando a I Guerra Mundial (agosto de 1914), apresentou-se ao Governo Francês, que o enviou para atender o Exército Sérvio, onde grassava epidemia de tifo. Trabalhou ainda, em Paris e lecionou, também, na Universidade de Paris (Sorbone). Retornou a Lages. Participou da Revolução de 1930.Secretário da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura (28.10.1930-1.11.1932). Deputado à Câmara dos Deputados (1934-1937), eleito pelo Partido Liberal Catarinense. Senador, pelo Estado de Santa Catarina (1935), renunciou o mandato. Dedicou-se então, à pecuária na sua fazenda “São José”, Lages. Condecorado com a “Cruz de Guerra” e a “Legião de Honra”, pelo Governo da França. Faleceu, em Cannes, França, a 23.8.1949. Foi casado com D. Julieta de Oliveira Ramos, de quem não houve descendentes.

Prezado usuário!

Estamos em processo de reformulação do nosso portal web e gostaríamos de sua opinião sobre os conteúdos disponibilizados atualmente aqui. Baseado em seus relatos, projetaremos o conteúdo que apresentaremos em nosso novo portal de forma mais eficaz. Agradeceríamos se você disponibilizasse um pouco do seu tempo para responder nossa pesquisa. Não coletamos dados pessoais, somente informações sobre sua experiência quando visita nosso portal.

Clique no botão abaixo para iniciar a pesquisa.

Prezado usuário!

Detectamos que você iniciou o preenchimento de suas respostas no questionário, porém elas ainda não foram enviadas. Clique no botão abaixo para continuar a pesquisa.

Ilustração com passos de um lista de etapas incompleta
Pesquisa enviada com sucesso!

Agradecemos encarecidamente por contribuir para tornar o portal web da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina o local de referência para auxiliá-lo na resolução de suas dúvidas.

Ilustração com pessoas comemorando

Agora que você respondeu o questionário você já está pronto para enviar suas respostas.

Ilustração com pessoas comemorando

Erro de transmissão!
Tente novamente mais tarde

Ýcone de chat Feedback