Fernando Ferreira de Mello Júnior ( Período: 1987 - 1988 )

Natural de Rio do Sul (SC), a 15.10.1946, filho de Fernando Ferreira de Mello e Alcina Gallotti Ferreira de Mello. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, 1965 a 1969; Graduado em Administração pela ESAG/UDESC-Univ.do Estado de SC, 1966 a 1969; Especialização em Administração de Empresas pela EAESP -Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, fev. a dez. de 1970; Especialização em Finanças Públicas pela Escola de Administração Fazendária - ESAF do Min. da Fazenda, jan/78 a mar/79; Especialização em Economia do Setor Público pelo Instituto Nacional de Administración Pública e Universidad de Alcalá de Henares - Madrid - Espanha, jan. a jul. de 1986; Mestrado em Administração, com área de concentração em Finanças, pela UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conclusão em 1977. MAGISTÉRIO SUPERIOR: Professor Adjunto IV, por concurso, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, desde 1975 até sua aposentadoria, onde lecionou as disciplinas Administração Financeira, Orçamento Empresarial, e Administração Municipal nos Cursos de Graduação em Administração e em Contabilidade, bem como Finanças Públicas no Curso de Mestrado em Administração; Professor Titular da ESAG da UDESC, 1971 a 1986; Professor da FAJO- Faculdade de Administração de Joaçaba, em 1977; Professor da UNISUL (ex-Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina), em 1981/1982; Professor em Cursos de Pós-Graduação (Especialização) em Administração promovidos pela UFSC, FEPESE-Fund.Estudos Sócio-Econômicos, FURB- Fund. Universidade Regional de Blumenau, FUNDASC-Fundação dos Administradores de SC, UFSC/ENE – Escola de Novos Empreendedores; Membro do Conselho Universitário da UDESC, fev/1991 a fev/1993; Membro do Colegiado do Curso de Administração da UFSC; Autor de diversos artigos e trabalhos técnicos; Membro de Comissões de Avaliação de Cursos de Administração, designado pelo MEC/INEP. ATIVIDADES FAZENDÁRIAS: Fiscal de Tributos Estaduais, por concurso, desde 1977 até a aposentadoria; Presidente do Conselho Municipal de Contribuintes de Florianópolis, 1985; Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Florianópolis, ago/1986 a mar/1987; Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, de 15.03.1987 à 19.10.1988; Membro do CONFAZ, mar/1987 a out/1988; Presidente do Conselho de Política Financeira do Estado, 1987/1988. OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS: Presidente do Sistema Financeiro BESC - Banco do Estado de Santa Catarina S/A (jan/1995 a jul/1996 e dez/1996 a ago/1997); Membro do Conselho de Administração da Santa Catarina Seguros e Previdência SA; Presidente da Fundação BESC e do Besc Clube; Membro da Junta de Administração do BRDE, 1987/1988; Presidente do IPUF-Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, abr/1979 a jul/1981; Presidente da COMCAP-Cia. Melhoramentos da Capital, out/1975 a jun/1977; Diretor Financeiro da INPLAC - Indústria de Plásticos S/A, mai/1975 a out/1975; Chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde/SC, sendo gestor das áreas de Administração e Finanças da Secretaria, mar/1971 a abr/1975; Técnico do ITAG - Instituto Técnico de Administração e Gerência da UDESC, 1969 a 1971; Funcionário do Banco do Brasil SA, por concurso, 1964 a 1969. DISTINÇÕES: Medalha do Mérito Cultural Cruz e Souza (Governo do Estado de SC – Conselho Estadual de Cultura); Sócio Benemérito do IHGSC-Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Professor Homenageado (2009) do Centro Sócio-Econômico da UFSC; Paraninfo de mais de uma dezena de Turmas para as quais lecionou; Medalha Amigo da Polícia Militar de SC; Medalha da Vitória pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil-Seção SC; Homenagem Especial do SINDIFISCO-21 Anos aos Fiscais de Tributos que exerceram o cargo de Secretário da Fazenda de SC.