O Sistema de Administração Tributária - SAT é um sistema transacional auxiliar à função administrativa tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, desenvolvido com a consultoria especializada do Centro Interamericano de Administração Tributária - CIAT.

Trata-se de um sistema integrado, por meio do qual são coordenados outros subsistemas, entre os quais destaca-se: Conta Corrente Tributária, Arrecadação, Relações com os Municípios e Movimento Econômico, Tratamentos Tributários Diferenciados, Contencioso Administrativo Tributário, Comércio Exterior, Documentos Fiscais Eletrônicos, Declarações, Escrituração Fiscal, Automação Comercial, Fiscalização, Cadastro de Contribuintes, Auditoria e Malhas Fiscais, Controle de Acesso e Publicações e Atendimento.

 

O Contabilista que pretende acessar o sistema SAT deverá, inicialmente, solicitar ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) seu registro na base de dados da SEF (SAT) e acessar o serviço de Credenciamento Eletrônico para Contabilista, disponível no menu lateral desta página (link  “Credenciamento Contabilistas”), para solicitar o credenciamento de acesso ao sistema.

Alternativamente ao credenciamento eletrônico, o acesso ao sistema SAT poderá ser solicitado pelos Contabilistas habilitados no CRC-SC em qualquer Gerência Regional, mediante apresentação do CPF, documento de identidade e cópia do Termo de Compromisso devidamente assinado. Veja abaixo em “Documentos” os Termos de Compromisso para acesso ao SAT.

Produtores Rurais e Microempreendedores Individuais também podem efetuar o credenciamento de forma eletrônica, acessando as respectivas aplicações no menu lateral desta página.

Empresas que não possuam Inscrição Estadual em Santa Catarina também podem se credenciar para o acesso aos serviços relativos ao ICMS-ST simplificado, disponíveis através do login no SAT  por meio de certificado digital.

Restam ainda obrigados ao credenciamento manual, com entrega de documentos comprobatórios, os advogados e as empresas que possuem inscrição estadual em Santa Catarina.

ATENÇÃO: Mantenha atualizado seu cadastro na SEF principalmente no que concerne ao endereço eletrônico de e-mail. Não são fornecidas senhas ou códigos por e-mail. O e-mail que está em nossos cadastros é o canal para recebimento do procedimento de troca de senha no SAT.