O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD é um imposto Estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança, diferença de partilha ou doação.    O imposto deve ser calculado e declarado pelo próprio sujeito passivo, que fica obrigado a antecipar o seu pagamento, sem prévio exame da autoridade administrativa.  Porém,  a extinção do crédito tributário ainda dependerá de homologação pela Fazenda Pública.

Esta aplicação on-line deve ser utilizada para iniciar uma nova declaração, alterar uma declaração já enviada, ou ainda para:

1) Registrar pedido de imunidade ou isenção de ITCMD
2)  Abrir uma declaração de ITCMD e continuar o seu preenchimento
3)  Consultar uma declaração de ITCMD enviada
4)  Reimprimir os documentos gerados por uma declaração de ITCMD enviada
    (DARE-DIEF-Pedido de Imunidade/isenção)
5)  Registrar recurso de um pedido de imunidade/isenção de TCMD
     indeferido
6)  Consultar a situação da declaração de ITCMD

AVISO IMPORTANTE:

Tendo em vista a grande quantidade de incorreções no preenchimento da DIEF/ITCMD no tocante à identificação do VALOR VENAL DOS IMÓVEIS, esclarecemos que este é o valor de mercado do imóvel, obtido através de imobiliárias, jornais etc., e não os valores constantes nos cadastros da Prefeituras Municipais.

Utilize o botão "Acessar on-line" abaixo para iniciar uma nova declaração do ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, ou para alterar uma declaração já enviada.

Gerências Regionais da Fazenda Estadual

Horário de atendimento: das 13:00h às 19:00h.

CAF - CENTRAL DE ATENDIMENTO FAZENDÁRIA

0300-645-1515