Prezado contribuinte

Informamos que a versão off-line da GNRE emitida pelo aplicativo GNRE.EXE será descontinuada em 31/10/2012, permanecendo apenas a emissão em lote pelo aplicativo GNRE.DLL até 30/11/2012. Assim sendo, a partir de 01/12/2012 a guia só poderá ser emitida de forma individual ou em lote na versão online do referido programa e sempre no portal www.gnre.pe.gov.br ou através de WebService, no caso de lote.

Após anos de trabalho em cooperação, todos os agentes arrecadadores GNRE credenciados junto aos estados estão cientes deste cronograma, bem como das modificações introduzidas na GNRE online emitida individualmente e em lote. Portanto, caberá aos bancos a responsabilidade de oferecer aos seus clientes, nossos contribuintes, os meios adequados para quitação da nova GNRE na forma individual ou em lote.

A nossa demanda atual é que os bancos ainda não desenvolveram uma solução para permitir aos seus clientes importarem um lote de GNRE no portal ou por meio de WebServices e comandarem o pagamento das mesmas.

Opcionalmente, também é possível às empresas se cadastrarem no portal mediante identificação por e-CNPJ (certificação digital) para demandarem a emissão de grandes lotes de GNRE por WebServices. Para utilizar o WebService, a empresa deve possuir certificado digital (e-CNPJ) e solicitar o cadastramento do CNPJ no Portal através de e-mail (gnre@sefaz.pe.gov.br) e desenvolver uma aplicação para utilizá-lo.

Para maiores informações sobre layouts e WebServices vide o portal na opção “Automação >Automação do Contribuinte - GNRE Online" ou no menu - "Lote >Processar”.


A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, é documento de uso habitual por todos os contribuintes que realizam operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária.

Clicando ao lado, em "acessar online" você acessará o site nacional da GRNE, neste site você encontrará:

  • informações de como gerar suas guias;
  • respostas para as dúvidas mais comuns;
  • consultas às tabelas de receita, detalhamento das receitas e produto;
  • além de outras informações e recursos para facilitar a emissão de suas guias.

Desde o dia 01 de julho de 2010 os contribuintes já podem gerar GNREs online através do menu 'Gerar Guia'. Atualmente os estados arrecadadores disponíveis para geração de guias são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Também está disponível no menu 'Consultar' as GNREs online geradas com a sua situação.
Qualquer dúvida pesquisar no menu 'Soluções de Problema' à esquerda ou no menu 'Ajuda' na parte superior.





Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE

Módulos do sistema

Gerências Regionais da Fazenda Estadual

Horário de atendimento: Das 13:00h às 18:00h.

CAF - CENTRAL DE ATENDIMENTO FAZENDÁRIA

0300-645-1515

Das 8:00h às 18:00h