A dívida pública pode ser classificada como de curto ou de longo prazo. A dívida de curto prazo (ou circulante) decorre principalmente de obrigações com fornecedores de bens e serviços, do exercício (fornecedores a pagar) ou saldos de exercícios anteriores (os denominados restos a pagar). Já a de longo prazo tem como principal origem os financiamentos contratados para realização de obras de infra-estrutura (rodovias, barragens, saneamento, hospitais, escolas). Esses recursos são provenientes de organismos nacionais e internacionais. Os parcelamentos tributários (INSS, PASEP) estão inclusos também nas dívidas de longo prazo.







> Contratos da Dívida Pública

Demonstrativo que apresenta os termos acordados nos contratos de financiamentos internos e externos do Estado.


> Dívida Pública Contratual - Projeção do Serviço

Demonstra o cronograma de amortizações e dos valores de juros e encargos de todas as operações contratadas.


> Ingresso de Operações de Crédito

Representa o ingresso de operações de crédito provenientes de agentes multigovernamentais financeiros.


> Dívida Pública Contratual - Previsão de Desembolso

Demonstra as previsões mensais de desembolsos com os contratos da dívida fundada contratual para o ano. A Dívida Pública Fundada são compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.


> Dívida Pública Consolidada Líquida - Evolução

Demonstra a evolução do estoque da Dívida Fundada do Estado de SC e a relação Dívida Consolidada/Receita Corrente Líquida e Dívida Consolidada Líquida/Receita Líquida Real. A Dívida Pública Fundada são compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.


> Dívida Pública Contratual - Pagamento

Demonstra os valores pagos, no mês e até o mês, da dívida fundada interna e externa dividido em principal, juros e encargos. A Dívida Pública Fundada são compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.


> Dívida Pública - Curto e Longo Prazo Consolidada

Demonstra o saldo da dívida pública fundada interna e externa do Estado. A Dívida Pública Fundada são compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.


> Dívida Pública Contratual - Estoque

Demonstra a correção da dívida fundada interna e externa, no mês e até o mês, e o saldo atualizado a pagar. A Dívida Pública Fundada são compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.


> Relatório Quadrimestral

Visa acompanhar e apresentar as atividades desenvolvidas em todas as áreas relacionadas a esta diretoria.





É a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.

GEDIP - DÍVIDA PÚBLICA

Telefone: (48) 3665-2591


Horário de atendimento: 13h às 19h