quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013, às 17:34h.

Auditores visitaram 243 estabelecimentos em quatro shoppings de Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) registrou ontem, 6 de fevereiro, 34 irregularidades em 243 lojas visitadas durante a segunda etapa da Operação Shopping Center (14% do total). Os auditores percorreram os shoppings Garten (Joinville), Blumenau Norte, Camboriú Shopping e Atlântico Sul (Balneário Camboriú). Entre as infrações, destaque para a identificação de um Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) que possibilitava registros de vendas em equipamento não fiscal. Cálculos preliminares comparando dados da memória fiscal com o relatório paralelo de vendas estimam que a sonegação chegava a 70% do faturamento.

“Não podemos admitir a sonegação. Por isso, operações de fiscalização serão realizadas durante o ano inteiro em todos os setores. É uma questão de justiça com os empresários que pagam seus impostos corretamente”, afirma o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Os auditores encontraram equipamentos para pagamento com cartão de crédito e débito não autorizados pela Fazenda, inexistência de Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e do PAF (itens obrigatórios), além do uso de impressora não fiscal e de ECF com lacre rompido. Foram apreendidos 24 equipamentos. A multa para os empresários comprovadamente irregulares pode variar entre R$ 1,5 mil e R$ 5 mil por infração. Assim como na primeira etapa da Operação, os estabelecimentos visitados foram pré-selecionados e já tiveram dados de comercialização cruzados com o sistema fazendário.

Na primeira fase da Operação Shopping, realizada em cinco shopping centers da Grande Florianópolis no mês de janeiro, os auditores fiscais identificaram infrações em 71 dos 472 estabelecimentos comerciais visitados (15% do total). Cerca de 40 equipamentos foram apreendidos na ocasião.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz