Pular para conteúdo principal

terça-feira, 11 de setembro de 2012, às 18:29h.

Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda representou o Estado no encontro que apresentou o trabalho de consultoria viabilizado pelo BID

Santa Catarina participou da reunião do Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin (Grupo dos Gestores Financeiros Estaduais) realizada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (10). Durante o encontro, representantes da área contábil de 19 Estados discutiram a implementação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com a apresentação do trabalho de consultoria viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com o diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Adriano de Souza Pereira, que coordena o Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin, foram apresentados o diagnóstico da atual situação dos Estados no processo de convergência contábil e o relatório de recomendações de procedimentos a serem adotados pelas unidades da Federação para adequação às novas normas. “O relatório de recomendações produzido pela consultoria servirá como um referencial para a implementação da convergência nos Estados”, aponta Pereira.

O Gefin reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados brasileiros e tem como objetivo prestar assessoria aos secretários reunidos no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), promover o intercâmbio de experiências, padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas.