sexta-feira, 15 de agosto de 2014, às 19:35h.

Secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, participou da reunião inicial. Tema será aprofundado em novo encontro na próxima semana

Santa Catarina terá uma delegacia especializada em combater crimes imateriais, incluindo a pirataria. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 15, por autoridades da segurança pública do Estado, em reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A iniciativa atende a pleito da Federação.

Nova reunião na próxima terça-feira, 19, também na FIESC, discutirá a forma de atuação da delegacia, além da participação de outros órgãos públicos no combate ao crime. "Vamos nos encarregar de fazer o adiantamento desse trâmite legislativo para que, num breve espaço de tempo, já tenhamos o nascimento, dentro da DEIC, dessa delegacia antipirataria", afirmou o delegado geral da polícia civil, Aldo Pinheiro D'Ávila. A criação da unidade deverá ser aprovada pela Assembleia Legislativa, mas antes disso, informalmente um delegado e policiais serão designados para cuidar deste tipo de crime.

"Temos muitas marcas em nosso Estado que são copiadas e os empresários não têm a quem recorrer, já que a denúncia cai nos órgão comuns de fiscalização", defendeu o presidente da Câmara, Sérgio Pires. Produtos piratas reduzem a arrecadação de impostos, retiram empregos formais e prejudicam empresas que realizam grande esforço para a construção de marcas reconhecidas.

O presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Blumenau, Ulrich Kuhn, esclareceu que a unidade orientará as demais delegacias espalhadas pelo Estado. "Poderá agir em conjunto com as empresas na verificação e apuração dos fatos de estabelecimentos comerciais que vendem mercadorias pirateadas", disse.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FIESC