quarta-feira, 25 de novembro de 2015, às 18:52h.

Reunião teve a participação do secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni

Uma parceria entre Governo do Estado e Governo Federal vai garantir R$ 43,9 milhões para sete cidades catarinenses. Os recursos serão destinados para obras de melhorias em mobilidade e integram a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 - Pavimentação. A liberação foi assinada na manhã desta quarta-feira, 25, em Brasília, em ato com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do governador Raimundo Colombo e dos prefeitos das cidades contempladas (Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Itapema, Guaramirim, Ouro, Ilhota e Gravatal).

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

"São investimentos que vão melhorar a infraestrutura das cidades na questão da mobilidade, complementando outras ações que estamos realizando em diferentes polos do Estado. Ao mesmo tempo, vão gerar empregos com a execução das obras, o que é um importante contraponto em um momento de crise econômica. As obras públicas são emblemáticas no sentido de ação contra a crise", destacou o governador Colombo.

"Em um momento de dificuldade econômica, todos investimentos que podemos realizar nas cidades no sentido de melhorar a infraestrutura local e gerar novos empregos é muito positivo. Estamos procurando fazer isso ao máximo e, com muito esforço, estamos liberando hoje montantes expressivos para diferentes cidades de Santa Catarina", acrescentou o ministro Gilberto Kassab.

O maior montante liberado foi para Florianópolis, que recebeu R$ 35 milhões. Segundo Kassab, tratam-se de obras que vão incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar o tráfego na capital catarinense. “O objetivo do município é melhorar a qualidade e aumentar a eficiência do transporte público, justamente para torná-lo mais atrativo para os usuários. À medida que o poder público oferece uma infraestrutura melhor, com qualidade e eficiência, a tendência é que as pessoas troquem o carro pelo sistema público, o que reflete no trânsito e, também, nas emissões de poluentes", completou.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, lembrou que os novos recursos complementam uma série de outros investimentos para a melhoria da mobilidade no município, também contratados em parceria com o Ministério da Cidades. "Estamos construindo os primeiros corredores exclusivos para ônibus, novos elevados e requalificando vias. E os investimentos liberados hoje tratam de ações também no interior da Ilha, que apresenta importantes demandas", explicou.

Também acompanharam o ato, entre outras lideranças estaduais, o secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni. Além do prefeito de Florianópolis, também compareceram os prefeitos de Guaramirim, Lauro Frohlich; de Itapema, Roberto Costa; de Gravatal, Jorge Leonardo Nesi; de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Carlos Vidal; de Ouro, Vitor João Facin; e de Ilhota, Daniel Bosi.

Investimentos por cidade:

Florianópolis - R$ 35 milhões

Conclusão das obras complementares de corredores de ônibus e requalificação de vias que futuramente irão compor o primeiro anel viário da cidade.

As regiões que receberão intervenções são: Agronômica, Armação do Pântano do Sul, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Cacupé, Campeche, Canasvieiras, Canto da Lagoa, Capoeiras, Carianos, Centro, Coqueiros, Córrego Grande, Daniela, Estreito, Ingleses, Itacorubi, Jardim Atlântico, João Paulo, José Mendes, Jurerê, Lagoa da Conceição, Lagoinha, Morro das Pedras, Parque S. Jorge, Pantanal, Pântano do Sul, Ponta das Canas, Porto da Lagoa, Praia da Solidão, Ratones, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares, Rio Vermelho, Saco dos Limões, Saco Grande, Sambaqui, Santa Mônica, Santinho, Santo Antônio de Lisboa, Tapera, Trindade, Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Santo Amaro da Imperatriz - R$ 1,5 milhão

Obras de pavimentação, construção de calçadas, ciclovias, ciclofaixas, sinalização e drenagem das vias nos bairros Centro, Sul do Rio de Cima e Fabricio.

Itapema - R$ 1,7 milhão

Obras de pavimentação, drenagem e urbanização de ruas e vias interbairros Ruas 816, 708, 700, 406-B, 420 e Estrada Novo Horizonte e Ruas 816, 708, 700, 406-B, 420 e Estrada Novo Horizonte dos Bairros Morretes, Tabuleiro das Oliveiras, Várzea e Casa Branca.

Guaramirim - R$ 1,7 milhão

Pavimentação das ruas da Vila Freitas, Vila Tiles e Vila Malibu, incluindo passeios, beneficiando os bairros Beira Rio, Centro e Ilha da Figueira.

Ouro - R$ 1 milhão

Pavimentação das ruas Voluntários da Pátria, Princesa Isabel, Presidente Kennedy, Nossa Senhora dos Navegantes, Julio de Castilhos, Governador Jorge Lacerda, Adelino DalaCosta, 07 de abril, Castelo Branco-Vicente Campioni, Parque Jardim Ouro, Alvorada, Nossa Senhora dos Navegantes, Núcleo Habitacional Vilson Pedro Kleinubing e Rua Governador Jorge Lacerda.

Ilhota - R$ 1,5 milhão

Obras de pavimentação, implantação de redes de drenagem pluvial, calçadas com acessibilidade e sinalização de vias dos bairros Vila Nova, Centro, Ilhotinha e Ilha Bela, além do assentamento no bairro Jardim Arábia.

Gravatal - R$ 1,5 milhão

Pavimentação de ruas nos bairros Jardim Andréia, Brasília, Termas, Tiradentes e Centro, além de calçadas, sinalização viária e drenagem pluvial em bairros da região.

*Com informações de Alexandre Lenzi (SECOM/SC)