Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 12 de agosto de 2013, às 14:18h.

Equipamento reduz tempo de processamento de um mês para poucas horas

A Secretaria de Estado da Fazenda adquiriu um novo computador que irá reduzir de um mês para poucas horas a análise de informações utilizadas nas operações de fiscalização feitas a partir de cruzamento de dados. O equipamento foi comprado com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal e Patrimonial da Administração Estadual (PROFISCO), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O novo computador é um servidor IBM, modelo P760, com 36 núcleos de processamento e substitui um P750 com oito núcleos de processamento.

“A modernização tecnológica vai nos permitir uma fiscalização ainda mais rigorosa e eficiente, ajudando de forma significativa no combate à sonegação fiscal”, destaca Carlos Roberto Molim, diretor de Administração Tributária da SEF. O equipamento permitirá que o Fisco execute o software de BI (Business Inteligence), também adquirido com recursos do PROFISCO, que ajudará na tomada de decisões gerenciais. O BI facilitará, por exemplo, a obtenção de informações sobre o resultado de concessão ou revogação de benefícios fiscais, a escolha de setores econômicos para atuação da fiscalização e estudos do impacto da legislação fiscal sobre as contas do Estado.

O Sistema de Administração Tributária (SAT) também está se adequando para realizar a comparação de dados entre diversas fontes de forma automatizada, alertando os auditores fiscais quando encontrar divergências. “Todas as fontes de informação da Fazenda serão analisadas e comparadas entre si, seguindo técnicas de análise baseadas na experiência dos auditores fiscais de campo”, explica Omar Afif Alemsan, coordenador do PROFISCO em Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz

avaz@sef.sc.gov.br / cschmitz@ sef.sc.gov.br