Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 23 de junho de 2014, às 14:08h.

Dados estão reunidos no Caderno de Indicadores Econômico-Fiscais, publicação da Diretoria de Planejamento Orçamentário da SEF.

Pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina deve crescer acima do PIB nacional. Apesar da desaceleração de alguns setores econômicos, a previsão é que o PIB estadual alcance um crescimento de 3,5%. A previsão é baseada em indicadores da atividade econômica acumulados entre abril de 2013 e abril de 2014. O índice de atividade econômica calculado pelo Banco Central para o País no mesmo período é de 2,19%.

Os dados estão reunidos no Caderno de Indicadores Econômico-Fiscais , publicação produzida pela Diretoria de Planejamento Orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda (DIOR/SEF). O boletim traz estatísticas econômicas oficiais, entre elas, PIB, emprego, balança comercial, produção agrícola e industrial, vendas e receitas do comércio, consumo de energia elétrica, consumo aparente de cimento, vendas de óleo, inflação e câmbio.

As informações dão suporte ao processo de elaboração do orçamento estadual, bem como à tomada de decisões estratégicas de agentes públicos e privados.

Destaques:

Arrecadação

- a receita de Santa Catarina com ICMS entre abril/13 e abril/14 foi 13,6% superior a abril/12 e abril/13. No mesmo período, o IPCA foi de 6,28%.

Serviços

- 60,5% foi a participação estimada do setor de serviços na economia de Santa Catarina em 2013. Setor cresceu 3,8% entre abril/13 e abril/14.

Agricultura

- problemas climáticos ao longo da safra 2014 resultaram em crescimento menor da produção (2,1%) e dos preços (0,2%). Produção do milho caiu 5,8%.

Indústria

A indústria catarinense está crescendo acima da média da indústria nacional. Os maiores crescimentos estão nos segmentos de celulose, produtos de madeira e de minerais não metálicos (janeiro a abril/14).

Comércio Varejista

A receita do comércio varejista cresceu 10% entre abril/13 e abril/14 em comparação ao período anterior.

Empregos

Santa Catarina gerou 9% dos novos postos de trabalho gerados no País entre abril/13 e abril/14 (79,8 mil). A indústria da transformação respondeu por 17,5 mil vagas.

Veja publicação na íntegra.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz / Sarah Goulart