quarta-feira, 16 de abril de 2014, às 17:39h.

R$ 278,8 mil foram liberados para o município

O governador Raimundo Colombo esteve na cidade de Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, nesta terça, 15, onde assinou a liberação de R$ 278,8 mil pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) para a compra de veículos. Participaram do ato, entre outras autoridades, o prefeito Antônio da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Valdir Wilke.

Os recursos do primeiro convênio do Fundam com Canelinha serão aplicados para a compra de nove veículos com capacidade para cinco pessoas cada. Cinco carros serão utilizados na Secretaria Municipal de Saúde. E as secretarias de Administração, Educação, Agricultura e de Obras receberão um veículo cada.

"O Fundam é uma ferramenta que o Governo do Estado criou para ajudar as comunidades de todos os municípios catarinenses por meio das prefeituras, que são quem melhor conhecem as necessidades locais", destacou o governador Raimundo Colombo.

"Para municípios pequenos, como Canelinha, essa ajuda do Governo do Estado é muito importante. Nossa frota atual é deficiente e já está apresentando problemas mecânicos. Esses recursos vão garantir a renovação dos veículos, o que vai beneficiar toda a comunidade", explicou o prefeito Antônio da Silva.

O Fundam está destinando mais de R$ 585 milhões para todas as 295 cidades catarinenses. As prefeituras podem apresentar até dois projetos de investimento em áreas prioritárias como, por exemplo, saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. O principal critério para a distribuição dos recursos foi o número de habitantes de cada cidade.

A cidade de Canelinha tem cerca de 11 mil habitantes e a prefeitura está com um segundo projeto em análise no Fundam, com valor previsto em cerca de R$ 1,8 milhão para pavimentação de ruas e avenidas na cidade. "Todos os encaminhamentos foram feitos e está tudo dentro do previsto. Agradecemos muito ao governador por buscar estes recursos não só para Canelinha mas para todos os municípios catarinenses", acrescentou o prefeito Silva.

Os projetos do Fundam são cadastrados no portal SCTransferências e analisados por uma equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), contratada pelo Governo do Estado como agente do Fundam. O programa foi criado pela lei 16.037 e regulamentado pelo decreto 1.621 de 2013.

Apae

No ato desta terça, o governador Colombo também anunciou o repasse de R$ 200 mil para ajudar nas obras de construção da nova sede da Apae na cidade de Canelinha. Hoje, a associação atende cerca de 60 alunos na atual sede. O novo espaço já está em obras e os recursos do Governo do Estado vão ajudar a concluir o trabalho.

*Com informações de Alexandre Lenzi