quinta-feira, 8 de dezembro de 2016, às 16:05h.

Os investimentos do Governo do Estado nos municípios neste ano, as alternativas para minimizar os efeitos da crise e as perspectivas para 2017 foram assuntos destacados pelo governador Raimundo Colombo durante entrevista coletiva com a imprensa, nesta terça-feira, 6, em Brusque. O encontro reuniu os meios de comunicação de Brusque, Botuverá, Canelinha, São João Batista, Tijucas, Nova Trento, Major Gercino e Guabiruba.

Colombo informou que o Governo do Estado buscou estimular setores estratégicos da economia para diminuir os efeitos da crise. Ele relatou que diferentemente de outros estados, Santa Catarina não aumentou impostos e optou pela austeridade fiscal e qualificação dos gastos. O governador também citou os incentivos fiscais como fatores favoráveis para manter o Estado atrativo e competitivo. “Esses fatores foram fundamentais para garantir o nível de empregos. Somos o único Estado do país que há três meses segue com saldo positivo na geração de empregos. Apesar das dificuldades, estamos enfrentando bem a crise”, disse.
O governador salientou que o Governo do Estado vai fechar o ano com todas as contas em dia. A segunda parcela do 13° será paga em 14 de dezembro e o salário será antecipado para o dia 21 de dezembro. Para manter o equilíbrio das contas no Estado, o governador disse que a reforma da previdência e renegociação da dívida pública foram fundamentais.
Ele destacou que 2017 deve ser difícil, mas melhor que este ano, principalmente no segundo semestre. “Será um ano de desafios e que ainda exige cuidados, pois a realidade é de recessão e crise econômica, política e institucional. Temos que ajudar o país e o estado a superar tudo isso. Temos que ter muito equilíbrio para não contaminar o governo e a sociedade, podendo realizar as obras e cumprindo com os serviços que a população espera de nós”, salientou.
Ao ser questionado sobre a Segurança Pública, o  governador falou sobre a contratação de mais de 1,2 mil novos policiais neste ano. Para a região de Brusque, serão 30 novos profissionais da Polícia Militar e 12 da Polícia Civil. “Em 2017, queremos aumentar ainda mais o efetivo e investir em tecnologia”, informou.
Outro assunto destacado foram as obras de duplicação da SC-486, a Rodovia Antonio Heil. O Governo do Estado está investindo R$ 131 milhões no aumento da capacidade de tráfego dos 21 km da rodovia, que liga Brusque a Itajaí. A rodovia é considerada uma das mais importantes vias para o escoamento de cargas de Santa Catarina para os portos. O fluxo diário é de aproximadamente 20 mil veículos. As obras estão 30% finalizadas. No trecho de Brusque, os serviços estão sendo feitos por meio de parceria público-privada com a empresa Fischer.
Sobre o projeto de construção da barragem de Botuverá, o governador explicou que o local ocasiona impacto ambiental, mas as tratativas já estão na etapa final de aprovação. “Nós temos os financiamentos contratados e assegurados. O dinheiro está disponível para começar o quanto antes. É uma obra estratégica é fundamental para a segurança das pessoas e das cidades”, explicou.
Participaram do encontro a secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, da ADR Itajaí, Gaspar Laus; prefeito de Brusque, José Luiz Cunha; e outras autoridades.
*Com informações de Elisabety Borghelotti  (SECOM/SC)