Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 31 de agosto de 2016, às 17:03h.

Programação é voltada aos servidores e deve colocar em discussão a atual crise das finanças públicas

A Secretaria de Estado da Fazenda realiza nesta quinta-feira (1º de setembro) o curso Finanças Pública - Conceitos e Conjuntura Atual. Entre os objetivos da capacitação, elaborada pela Diretoria do Tesouro (DITE/SEF) e Escola Fazendária (ESFAZ/SEF), está analisar e discutir a atual crise das contas públicas e as consequências no dia a dia dos cidadãos. “A capacitação dos profissionais é indispensável na construção do conhecimento e também na busca dos resultados na administração pública”, explica a analista Simone Pereira dos Santos, assessora da DITE.  O módulo será encerrado em 6 de setembro. A programação ocorre no auditório da Secretaria de Estado da Administração (SEA) entre 8h e 12h.

Analista da DITE e mestre em Economia, Daniel Damiani é o instrutor do módulo. Em pouco mais de oito horas de capacitação, dividida em dois dias de trabalho, o grupo deve rever teorias, compreender e discutir as atividades econômicas do Estado. A proposta é que, ao analisar as estratégias de políticas econômicas (fiscal e monetária) e os instrumentos de análise de economia pública (finanças públicas), os servidores possam se preparar para assessorar o Governo do Estado nas mais diferentes decisões. Num segundo momento, entram em pauta também a crise e o ajuste fiscal.

A programação integra o Plano de Trabalho DITE 2013-2018 e também está inserido na dimensão técnica do Plano de Capacitação da SEF-SC 2016. Além dos servidores da Diretoria do Tesouro (DITE), participam da capacitação os fazendários que atuam nas áreas de Contabilidade (DCOG), Administração Tributária (DIAT), Auditoria-geral (DIAG), Gestão de Fundos Estaduais (DIGF) e na Consultoria Jurídica (COJUR).

* Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda