terça-feira, 29 de setembro de 2015, às 14:45h.

Evento está sendo realizado desde segunda-feira, 28, em Joinville

Ética, acesso à informação e controle social estiveram na pauta do 7º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública, realizado nesta segunda e terça-feira, 28 e 29 de setembro, em Joinville. O evento foi organizado pela Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e pela Prefeitura de Joinville. A diretora de contabilidade, Graziela Meincheim, apresentou o Portal da Transparência do Governoi do Estado de SC e falou dos desafios para aproximar a sociedade dos dados públicos. "Queremos melhorar a qualidade dos dados oferecidos para gerar uma nova experiência ao cidadão", destacou.

Graziela participou do painel "Portais de Transparência no Brasil", que também teve como painelista o presidente da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco. "Já extrapolamos a ideia de portal da transparência como um mero repassador de valores", disse Castelo Branco, reforçando a importância de ofertar informações sobre serviços ao cidadão.

O seminário também teve a participação do auditor interno da Fazenda de Santa Catarina Jaime Klein, painelista do debate sobre "O papel da sociedade no combate à corrupção". Klein coordena o Observatório Social de São José.
Na abertura do evento, o ex-senador Pedro Simon falou sobre ética no poder público. Ele fez um resgate histórico de Getúlio Vargas a Dilma Roussef e conclamou os presentes a usarem as redes sociais para exercer o papel de cidadão participativo. "Cada um tem que fazer a sua parte. Se não fosse o povo nas ruas não teríamos lei da ficha limpa e julgamento do mensalão", disse Simon.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504