terça-feira, 7 de outubro de 2014, às 19:19h.

É a terceira edição do curso que tem 30 participantes

A Secretaria de Estado da Fazenda promove nesta terça e quarta-feira, 7 e 8 de outubro, a terceira edição do Curso de Formação em Acompanhamento de Valor Adicionado (VA). A capacitação, realizada na Escola Fazendária (ESFAZ), é voltada para servidores de Prefeituras e funcionários de Associações de Municípios que têm principiantes no setor responsável pelo movimento econômico das cidades. Nesta terceira edição, 30 participantes terão a oportunidade de conhecer o sistema de apuração do valor adicionado e aprender técnicas para detectar anomalias e buscar o VA. A principal novidade desta edição é a participação do responsável pelo movimento econômico da Prefeitura de Blumenau, Júlio Klock, que falará sobre a experiência do município no setor. O curso é ministrado pelos fazendários Ari Pritsch, Luiz Carlos de Sousa e Dirce Martinelo.

Saiba mais : O VA, também conhecido como movimento econômico, é o principal critério utilizado para a partilha do ICMS entre os municípios. Por lei, o Estado deve repassar 25% da arrecadação do ICMS para as prefeituras. Destes, 15% são divididos igualmente entre os 293 municípios e 85% são distribuídos de acordo com o Valor Adicionado (ou Movimento Econômico) de cada cidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504