Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 17 de abril de 2015, às 14:40h.

Objetivo final é aperfeitçoar as ferramentas de controle fiscal

A Escola Fazendária, da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, realizou nesta quarta e quinta-feira uma reunião para discussão e finalização de uma proposta de alteração da Especificação de Requisitos do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF).

O encontro teve a participação de auditores fiscais membros do Grupo Especialista Setorial de Automação Comercial (GESAC) e da Gerência de Sistemas e Informações Tributários (GESIT).

A proposta se destina a criar uma formatação própria para a transmissão de dados aos Sistemas de Administração Tributárias das Unidades Federadas signatárias do convênio ICMS 15/2008. A finalidade desta legislação é possibilitar a captura automática de dados dos aplicativos PAF-ECF, utilizados em Santa Catarina, procedimento essencial a implementação e funcionamento do Sistema de Informações do Varejo (SIV), que encontra-se em desenvolvimento.

Sistema de Informações do Varejo (SIV)

O Sistema SIV é um conjunto de aplicações e ferramentas integradas ao Sistema S@T, que estão sendo desenvolvidas para prover a aquisição segura de dados dos aplicativos PAF-ECF E a formação de um banco de dados completo de todas as transações comerciais. Estas serão monitoradas por aplicações específicas de Business Intelligence adaptativas, a fim de estabelecer o pleno acompanhamento e controle do Setor Varejista, com grau máximo de automatização. O acompanhamento irá proporcionar aos auditores fiscais a detecção imediata de qualquer alteração de comportamento ou parâmetro que possa indicar a ocorrência de um ilícito tributário ou a supressão indevida do tributo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504
Rosane Felthaus - rosanef@sef.sc.gov.br (48) 3665-3506

www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazenda_sc