Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 25 de agosto de 2014, às 19:14h.

Novas estruturas móveis vão permitir multiplicação do trabalho dos fiscais. Veículos terão acesso remoto ao banco de dados da Fazenda

Dez veículos equipados com notebooks, leitores ópticos, modem de acesso à internet e impressoras serão disponibilizados nos próximos dias pela Secretaria de Estado da Fazenda às Gerências Regionais de Itajaí, Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Chapecó, Curitibanos, Criciúma, Mafra e São Miguel Do Oeste. Uma das vans será utilizada pelo GAPEF - Grupo de Análise e Pesquisa Fiscal. O objetivo é multiplicar o trabalho da fiscalização, já que as atividades de fiscalização serão definidas em planejamento das Gerências de Fiscalização juntamente com as Gerências Regionais conforme demandas identificadas.

“Com os novos veículos a Fazenda multiplica a presença fiscal e o controle sobre mercadorias em trânsito e transportadoras. Quem sonega deliberadamente não passa por postos fiscais, por isso a fiscalização precisa ser móvel e usar da inteligência. Nos próprios veículos os fiscais poderão acessar o banco de dados da Fazenda para verificar as informações dos contribuintes”, explica o secretário Antonio Gavazzoni.

Os veículos foram adquiridos por processo licitatório coordenado pela Comissão Permanente de Licitação da Diretoria Administrativa Financeira da Fazenda, por meio de pregão eletrônico. Foram investidos R$ 1.315.000,00 com recursos do BID/Profisco.

“O novo modelo de fiscalização almeja a integração das atividades de fiscalização, sejam elas desenvolvidas pelos Grupos Regionais de Ação Fiscal ou pelos Grupos Especialistas. Além disso, reforça as diretrizes de desenvolvimento de ações fiscais de monitoramento, acompanhamento e de auditoria fiscal”, explica o gerente de Fiscalização da Fazenda, Francisco Martins.

A Gerência de Fiscalização será responsável pelo planejamento centralizado das ações, com base em demandas e informações fornecidas pelas Gerências e Grupos e por relatórios de cruzamento de dados do Sistema de Administração Tributária.

Cada veículo contará com equipes de auditores fiscais e as atividades podem ocorrer durante os três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral/Cléia Schmitz/Sarah Goulart