sexta-feira, 6 de dezembro de 2013, às 16:10h.

Ivo Zanoni, que por duas vezes foi gerente regional e hoje atua no TAT, agora assume mais uma responsabilidade

O colega Ivo Zanoni, julgador de Processos Fiscais no TAT (Tribunal Administrativo Tributário), acaba de ser empossado membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas Políticas e Sociais, tradicional Academia Nacional de Economia (ANE). A solenidade aconteceu no último dia 2 de dezembro, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Zanoni, que foi Gerente Regional na 6ª GERFE/Porto União, por dois anos (1989 e 1990) e na 2ª GERFE/ITAJAÍ por cinco anos (2006 a 2010), assumiu a cadeira na Academia por meio de uma indicação de outros membros da entidade, que tiveram acesso a seus trabalhos acadêmicos como professor de Direito Comercial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Turístico e também aos trabalhos do Mestrado em Ciência Jurídica e Doutorado (Universidade Católica de Santa Fé, Argentina).

“Pessoalmente, a nomeação significa o reconhecimento do mérito dos trabalhos teóricos já produzidos e publicados, e das atividades como professor – além do reconhecimento de minha atuação profissional como servidor público. Depois do reconhecimento, vem também a possibilidade de divulgar e discutir minhas ideias em um foro que possui eco nacional”, avalia Zanoni.

Como membro da ANE, Zanoni deverá zelar pela merecida homenagem aos imortalizados que o antecederam na respectiva cadeira (nº 138) e pelo patrono dela. O fazendário deverá participar das assembleias ordinárias e extraordinárias e contribuir com ideias, estudos e obrigações estatutárias. Questionado sobre o que o título muda em sua vida profissional, o colega diz que pretende continuar cumprindo suas atribuições na SEF.” Talvez eu seja ouvido e visto com outros olhos por colegas e administradores aos quais sou subordinado, mas o importante é continuar atuando com ética e disciplina naquilo que é a finalidade do serviço público”.

Sobre a ANE - Fundada em 1944, a Academia Nacional de Economia é uma sociedade particular, com caráter científico e cultural, com sede no Rio de Janeiro. Tem por finalidade estimular o progresso e desenvolvimento das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, estudando e discutindo os assuntos dessas áreas. Busca também preservar a história e a memória das ciências e profissões afins e estimular a reverência e a homenagem aos colegas profissionais importantes do passado e do presente.

Podem ser membros titulares acadêmicos da Academia Nacional de Economia, os brasileiros que tenham inquestionável notoriedade – profissionais de notória competência e saber –, em qualquer das ciências ou profissões abrangidas pela sociedade.