Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 14 de novembro de 2014, às 13:02h.

A implantação de um Sistema de Informações de Custos é o tema do evento

A proposta de elaboração de um modelo para a implantação de Sistema de Informações de Custos para as unidades da federação é tema do 4º encontro do Núcleo de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (FFEB), realizado nesta semana. de 12 a 14 de novembro, na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.

Os contadores da Fazenda Estadual Roberto Fialho, membro do Grupo de Trabalho de Apuração de Custos (GTCUSTOS), e Jefferson Fernando Grande, membro do Núcleo Temático de Custos, representam a Diretoria de Contabilidade Geral do Estado no programa, sob a orientação do analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento.

Nesse encontro, o último presencial do ano de 2014, o trabalho foi finalizado e apresentado ao parecerista, Prof. Dr. José Marílson Martins Dantas, professor pesquisador da Universidade de Brasília e doutor em custos aplicado ao setor público, a fim de ser avaliado e aprovado para futura publicação, em 2015.

A pesquisa, construída ao longo de 2014, teve como objetivos avaliar o processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos custos no setor público, verificar os aspectos delineadores dos sistemas ou modelos de apuração de custos e identificar as premissas básicas para a construção de um modelo adequado de apuração de custos pelos entes pertencentes à administração pública brasileira. "O objetivo é auxiliar os entes da federação na construção dos seus próprios sistemas de informações de custos, a fim de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal, e também para dotar os stakeholders de informações para a tomada de decisão e para o controle, traduzindo-se, neste sentido, em um importante ferramental de accountability", explica Fialho.

Colaboração de Roberto Fialho