Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 20 de agosto de 2014, às 16:09h.

Encontro contou com a participação de Contadores Gerais de 17 Estados da Federação

O diretor de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Adriano Pereira, coordenou nesta terça-feira, 19, em Brasília, a 16ª reunião ordinária do GT Contabilidade do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (GEFIN/Confaz). O encontro reuniu contadores gerais de 17 Estados para discutir temas relacionados com a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Também esteve presente o subsecretário de contabilidade pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas.

Entre os assuntos em pautal, destaque à experiência no primeiro ano de implantação do SINCONFI; adequações no Regime Próprio de Previdência Social (RPS), transferências da União aos Estados – regime de caixa x resultado fiscal. O Coordenador Executivo do GEFIN, Augusto Monteiro, reforçou a importância de conscientização dos secretários fazendários para a valorização dos setores contábeis, bem como maiores investimentos nas áreas de tecnologia visando a melhor produção de informações estratégicas aos gestores.

Além de Santa Catarina, estiveram presentes os representantes de AL, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MS, MT, PA, PE, RO, RJ, RS, SP, TO.

Sobre o GEFIN

O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais – GEFIN ( http://www.gefin.net.br/ ) reúne representantes das Secretarias de Fazenda dos estados brasileiros e tem por objetivo prestar assessoria aos Secretários reunidos no CONFAZ, promover o intercâmbio de experiências, padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas.

O Grupo Técnico – GT Contabilidade/GEFIN reúne trimestralmente os Contadores Gerais dos Estados para tratar de temas relacionados com finanças públicas, transparência pública e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Assessoria de Comunicação SEF